Como Fazer Gelo Seco Caseiro – Passo a Passo


Principalmente em dias de calor, os estabelecimentos que oferecem comidas e bebidas aos clientes, necessitam de uma grande quantidade de gelo. A alternativa mais adequada é procurar tê-lo tal como é vendido nos postos de gasolina. Por isso muitos se perguntam: Como fazer gelo seco caseiro?

Para respondermos a esta pergunta e facilitar a vida de muita gente, falaremos sobre isso no post de hoje. Acompanhe!

Publicidade

Passo a passo de como fazer gelo seco

Quanto ao local

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o gelo seco deverá ser feito somente em locais bem ventilados e sem trânsito de pessoas (principalmente crianças).

Itens necessários

– Um extintor específico de CO2 – dióxido de carbono (não pode ser outro), que deverá possuir uma buzina de plástico no bucal e também um medidor de pressão. Esses extintores são encontrados em lojas de materiais de construção;

– Uma fronha de travesseiro limpa e exclusiva para este uso;

– Uma tigela ou saco plástico bem firme;

– Fita adesiva.

Itens de proteção para quem irá fazer o gelo seco

Pelo fato do frio do gelo seco poder causar graves queimaduras, o manuseio do extintor de COrequer vários cuidados, entre eles o uso de equipamentos e roupas que protejam mãos, olhos e membros.

Os equipamentos são facilmente encontrados em lojas de EPIs (equipamento de proteção individual), que são:

– Luvas de proteção grossas e firmes;

– Óculos de proteção;

– Camisa de manga longa e calças;

– Jaqueta ou jaleco com manga longa;

– Sapatos fechados.

Processo de como fazer gelo seco

como-fazer-gelo-seco_2

1º Passo

O primeiro passo de como fazer gelo seco consiste em introduzir a buzina do extintor no interior da fronha. Depois disso, é preciso puxar o tecido dela e enrolá-lo ao redor da mangueira, fazendo com que o gás não saia por outro lugar que não seja o fundo do tecido da fronha.

A fita adesiva deverá ser utilizada para vedar a parte aberta da fronha que estará ao final do bucal do extintor para que a fronha não comece a voar. Embora a pressão do extintor não deva ser forte demais, é preciso se precaver.

2º Passo

Feita a vedação, é preciso verificar se o pino de segurança foi devidamente removido para que seja possível pressionar o gatilho. Depois disso, basta pressionar com intensidade moderada o gatilho do extintor para que o gás seja liberado e atirado contra a fronha. O gatilho deverá ser pressionado por dois ou três segundos e depois soltá-lo.

O dióxido de carbono começará a vazar pela fronha, mas isso é normal. O importante é que a área seja bem ventilada.

3º Passo

Depois da etapa anterior, é necessário remover a fronha da buzina com bastante cuidado, buscando manter o tecido com firmeza para pegar o gelo que esteja grudado.

Neste momento será possível observar uma pequena pilha de gelo seco formada na base da fronha, tendo um aspecto parecido com isopor triturado.

É preciso ter cuidado para não virar a fronha e manusear demais o gelo, embora esteja utilizando luvas grossas, pois os pedaços de gelo podem machucar os dedos.

4º Passo

Nesta etapa de como fazer gelo seco, é necessário raspar o gelo da fronha e transferi-lo para outro recipiente, sendo a tigela ou o saco plástico firme. Deverá ser mantida apenas uma pilha de gelo, formando pedaços grandes.

É muito importante enfatizar que o recipiente onde estará o gelo não deverá ser selado. Ao fechar uma tampa hermética, a pressão do dióxido de carbono irá se acumular e explodirá. Ao usar qualquer tipo de tampa, ela jamais deve ser pressionada ou rosqueada totalmente.

5º Passo

Como nem todos os materiais são seguros para armazenar o gelo seco, é necessário seguir algumas recomendações quanto à escolha, que são:

– Nunca utilizar vidro, porcelana ou cerâmica, já que o frio intenso contrai e quebra esses materiais;

– Jamais utilizar recipientes feitos com metal caro, já que o gelo poderá estragá-los ou torcê-los;

–  O mais recomendável é armazenar o gelo em recipientes de plásticos firmes (Como por exemplo coolers e caixas de gelo);

– Também podem ser utilizadas garras térmicas (desde que não sejam fechadas).

Conforme é possível perceber, o processo de como fazer gelo seco é bastante simples e acessível.

Imagem: karcher-center-altex.com.br; clikaki.com.br

Publicidade

Isso pode te interessar: