5 Passos para Fazer Queijo em Casa para Vender

Em tempos de crise, muitas pessoas acabam tendo que pensar em outras alternativas para superar uma situação de desemprego ou até mesmo ganhar uma renda extra. Por esta razão, como fazer queijo em casa para vender é a pergunta que muita gente faz para tentar obter um dinheiro com o produto.

Para responder a esta pergunta, decidimos fazer um passo a passo bem simplificado para fazer o queijo e já começar a vendê-lo. Acompanhe!

Saber como fazer queijo em casa é muito mais simples do que muitos imaginam e basta seguir corretamente cada passo para que em pouco tempo, seja possível obter queijos bem fresquinhos para vender.

1 – Ingredientes para fazer queijo

Os ingredientes necessários para fazer queijo são:

Publicidade

– 10 litros de leite pasteurizado tipo C ou B (não pode ser de caixinha);

– 7 ml de coagulante (um produto utilizado para coalhar o leite);

– 2 litros de água morna;

– 1 colher de sopa de sal bem cheia.

2 – Itens e utensílios necessários

– Luvas descartáveis;

– Uma pá de cozinha ou colher com cabo bem longo;

Publicidade

– Dois panos grandes, finos e bem limpos;

– Um recipiente de tampa com capacidade para aproximadamente 15 litros;

– Um recipiente com capacidade aproximada para 10 litros;

– Um escorredor (pode ser aquele de macarrão);

– Forma de queijo (pequena ou média);

– Assadeira de alumínio.

3 – Quanto ao modo de preparo

O primeiro passo de como fazer queijo é coar o leite com o pano bem limpo e deixá-lo na vasilha com capacidade maior. Depois, é preciso acrescentar o coagulante no leite e mexer bastante, até que eles estejam bem misturados.

O leite deve ficar “descansando” com o recipiente tampado por cerca de 10 minutos, sendo necessário acompanhar a formação de uma coalhada de aspecto liso, compacto e firme.

Com o leite já coalhado, é preciso mexer bem para que a coalhada seja separada do soro. Para auxiliar na separação, deve ser acrescentada a água morna e mexer novamente deixando a mistura descansar por cerca de 5 minutos. Após esses minutos, a coalhada irá descer e o soro irá subir.

Depois disso, o soro deve ser retirado com uma caneca até que fique um pouco de soro no recipiente juntamente com a coalhada. Neste momento, é hora de colocar o sal na coalhada e misturar um pouco (sem mexer demais para não “quebrar” muito a coalhada.

Feito isso, deverá ser colocado sobre o recipiente de 10 litros o escorredor de macarrão com um pano bem limpo com a finalidade de coar o restante do soro. Desta forma o líquido ficará no recipiente e a coalhada no escorredor de macarrão.

Colocando na forma…

Depois, é preciso colocar a forma de queijo na assadeira, pegar a coalhada e ir colocando na forma, pressionando com a força das mãos (essa pressão deverá ser feita nos dois lados da forma, virando-a para que o queijo fique uniforme dos dois lados). Desta forma, o queijo ficará bem moldado e consistente.

Durante este processo de pressão na forma, é natural que ainda seja eliminada uma boa quantidade de soro na assadeira, que deverá ser escorrido.

Finalmente, o queijo deve ser levado à geladeira, devendo ficar por um período de 12 horas. Após este tempo, é possível que ainda saia um pouco de soro fino (parecido com água), que também deverá ser escorrido. Feito isso, o queijo estará pronto para venda.

5 – Como começar a vender queijo?

como-fazer-queijo_2

O primeiro passo de como começar a vender os queijos é informar os parentes, amigos e conhecidos. Desta forma, eles já terão uma pessoa como referência na hora de comprar e naturalmente indicarão para outras pessoas, aumentando o número de clientes.

Outra alternativa muito eficaz consiste em fazer uso de redes sociais, como Facebook e Instagram, para divulgar os queijos. Para atrair a atenção dos clientes, uma excelente estratégia é construir pequenos “cenários” para valorizar o produto, como por exemplo uma mesa bem arrumada com café da manhã.

É preciso enfatizar que o “cenário” não necessita ser “luxuoso”, apenas caprichosamente preparado mantendo a simplicidade. Certamente cada detalhe irá cativar cada vez mais os clientes.

Com todas essas informações, é possível observar que aprender como fazer queijo pode proporcionar enormes ganhos extras já que este alimento é muito consumido em todas as refeições e por isso as chances de venda são imensas.

Imagens: mdemulher; r7

 

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar