Como Fazer Sorvete Para Vender no Verão Passo a Passo


Muitas pessoas que desejam obter uma fonte extra de renda ou até mesmo iniciar o próprio negócio desejam saber como fazer sorvete para vender.

Em resposta a esta pergunta, decidimos abordar todos os aspectos que envolvem o preparo e venda desse item bastante consumido principalmente nas estações mais quentes. Confira!

Publicidade

Passo a passo de como fazer sorvete para vender

O mercado quanto à venda de sorvetes é muito amplo, sendo disponibilizados diversos tipos como picolés, soft, massa etc. Para demonstrar este passo a passo nos atentaremos especificamente para o sorvete tipo massa e picolé.

Ingredientes – Sorvete de Massa

– 1 litro de leite gelado;

– ½ xicara de chá de leite em pó (opcional);

– 250 gramas de açúcar;

– 1 colher de sopa (rasa) de liga neutra (estabilizante que tem como função beneficiar a textura e a cremosidade do sorvete em massa);

– 1 colher de sopa de pó para sorvete de acordo com o sabor desejado;

– 2 colheres de sobremesa (rasas) de emulsificante (para deixar o sorvete mais leve e aerado);

Modo de preparo do sorvete de massa

– Para preparar o sorvete é necessário misturar bem os pós em uma tigela. Depois disso é preciso colocá-los no liquidificador, acrescentar o leite e batê-los por cerca de 3 minutos;

– Essa calda deve ser dividida em duas partes e levadas para o congelador ou freezer por cerca de uma hora e meia, até que endureçam;

– Na sequência deve-se pegar uma das partes, picar em pedaços e levar à batedeira, adicionado metade do emulsificante, batendo por cerca de 5 minutos até que o volume dobre de tamanho;

– Depois basta encher os copinhos com capacidade para 100ml, colocar as tampinhas e levá-los ao freezer;

Quanto à segunda calda congelada, basta acrescentar a outra metade do emulsificante e repetir o mesmo processo. Essa receita rende 4 litros de sorvete.

como-fazer-sorvete_2

 

Ingredientes – Picolé

– ½ colher de sopa de liga neutra;

– 500ml de água bastante gelada;

– 500ml de suco de fruta bem concentrado com açúcar;

– Pedaços de fruta a gosto (do mesmo sabor do suco).

Materiais necessários para fazer o sorvete de picolé

– Palitos de picolé;

– Picoleteira (recipiente próprio para fazer picolé);

– Embalagens para picolé.

Modo de preparo do picolé

– Todos os ingredientes, exceto os pedaços de frutas, devem ser colocados no liquidificador e bater por cerca de 3 minutos;

– Depois é preciso colocar os pedaços de frutas dentro de cada compartimento da picoleteira, despejar a calda do liquidificador, encaixar os palitos e levar a picoleteira ao freezer ou congelador, deixando por um período de 12 horas. Depois disso, basta desenformar os picolés e embalá-los.

Aprenda Como Fazer Trufas para Vender nesse artigo.

 

Cuidados especiais quanto às normas de higiene

É indispensável ressaltar a necessidade de a pessoa responsável pelo preparo dos sorvetes cumprir todas as normas com relação à segurança e higiene dos utensílios e alimentos utilizados na produção do sorvete, evitando qualquer tipo de risco à saúde dos consumidores.

Inovar nos sabores é fundamental para fazer sorvetes

Na hora de fazer os sorvetes, sejam eles de massa ou picolés, é indispensável inovar nos sabores. A internet contém uma série de ideias bem interessantes quanto a diversos tipos de sabores e coberturas utilizadas nos sorvetes.

Como fazer para vender os sorvetes?

Uma das melhores estratégias que poderão ser utilizadas quanto à venda dos sorvetes consiste em divulgá-los nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Para isso é fundamental caprichar nas fotos e acrescentar um número de telefone para contato (preferencialmente com whatsapp), facilitando as encomendas.

Além disso, depois de devidamente embalados, os sorvetes poderão ser colocados em uma caixa térmica e vendidos na rua, preferencialmente em locais próximos a escolas, praças, parques e demais pontos que favoreçam um bom fluxo de pessoas, sobretudo crianças.

Veja também: Como Fazer e Vender Bombons

Sazonalidade

Vale ressaltar que pelo fato de os sorvetes serem vendidos principalmente em determinado período do ano (primavera e verão), é imprescindível aproveitar esses períodos de alta demanda para potencializar as lucros obtidos com as vendas, já que em outros momentos do ano (outono e inverno) os rendimentos serão bem menores.

Com todas essas informações fica fácil perceber que saber como fazer sorvete é muito mais fácil que muitos imaginam. Para isso basta capricho, criatividade e aquele carinho especial em cada etapa do processo.

Imagem: escolachocolate.com; comofazer.org

Publicidade

Isso pode te interessar: