Como Memorizar Rápido e Melhor as Coisas e Textos – Técnicas e Dicas


Nas mais diversas situações, seja durante o trabalho, o estudo ou até mesmo nas atividades mais corriqueiras do dia a dia, precisamos constantemente aprender Como Memorizar Rápido e Melhor as Coisas.

O motivo disso é que uma boa memória pode fazer com que os profissionais e estudantes ganhem um lugar de destaque e adquiram um imenso diferencial com relação às outras pessoas.

Publicidade

Por este motivo, resolvemos abordar algumas dicas e técnicas bem simples que auxiliarão bastante na aquisição de uma boa memória. Confira!

Ler todos os dias

Sem sombra de dúvida, um dos exercícios mais simples e eficazes para manter a memória funcionando bem é a leitura. Ler, ainda que seja uma página por dia, é suficiente para fortalecer a memória e aumentar o vocabulário.

Para quem não cultiva esse hábito, é interessante começar a ler sobre assuntos que atraiam a atenção e aos poucos procurar aprofundar os conhecimentos por meio de leituras um pouco mais complexas.

Revisar é o Segredo de Como memorizar as coisas com mais facilidade

De acordo com os especialistas, uma das maneiras mais eficazes de melhorar a memória consiste em revisar periodicamente o conteúdo aprendido.

Por exemplo, no caso de quem participa de determinado evento ou treinamento onde tenha ocorrido a necessidade de fazer várias anotações, recomenda-se que o conteúdo seja revisado em até 24 horas.

O tempo de duração ideal para a revisão do conteúdo é cerca de 10 minutos focando obviamente nos aspectos mais relevantes. Esta técnica fará com que o conteúdo seja melhor assimilado, tornando possível lembrar dele com mais facilidade.

Evitar a dispersão

Estudos apontam que uma das maiores dificuldades das pessoas na sociedade moderna é manterem o foco de atenção.

Com tantos estímulos mentais, muitos deles oferecidos pela tecnologia, nossa mente tem a tendência de dispersar, prejudicando bastante a memória.

Por isso, para quem deseja saber como memorizar rápido e melhor as coisas, é indispensável começar por trabalhar o foco da atenção, evitando fazer várias atividades ao mesmo tempo.

Fazer associações

A associação é uma das técnicas mais conhecidas para aperfeiçoar a memória. Por exemplo, para um vendedor que necessita memorizar uma grande quantidade de nomes de clientes, poderá associá-los a outras pessoas, situações e até mesmo objetos, criando aquilo que chamam de “gatilhos da memória”.

Apenas como exemplo, suponhamos que o nome de determinado cliente seja Gustavo. Após o atendimento, o vendedor poderá parar alguns segundos para relembrar o nome associando à palavra “natação”. Ao ver o cliente novamente, ele conseguirá utilizar este gatilho para lembrar do nome (recordando-se do nadador Gustavo Borges).

Os especialistas recomendam que, quanto mais lúdico ou inusitado seja o gatilho utilizado, mais fácil será a memorização.

Para lembrar basta esquecer

Todas as pessoas já passaram por aquela situação de esquecer completamente o que desejava dizer ou fazer e por mais que tentasse, não conseguia recordar. Isso acaba acontecendo porque a memória é bloqueada pelo esforço da mente ao tentar lembrar, provocando um efeito contrário.

Por isso, a melhor alternativa nesses momentos é não forçar a mente. O mais recomendável é mudar de assunto ou desviar o foco da atenção. Naturalmente, em questão de minutos ou segundos, a memória é desbloqueada.

Escrever com mais frequência

como-memorizar-as-coisas-com-mais-facilidade

Pesquisas recentes apontam que escrever à mão consiste numa excelente maneira de como memorizar rápido e melhor as coisas.

A razão disso é que esta técnica atua na capacidade cognitiva, auxiliando no aumento da concentração e consequente melhoria da memória. Por mais que atualmente utilizemos o computador ou celular, é imprescindível retomar o hábito de fazer textos, anotações, resumos e esquemas à mão.

Estabelecer desafios

Toda semana, é interessante estabelecer como desafio a memorização de novos conteúdos, buscando assimilar uma quantidade cada vez maior de conhecimentos.

Fazer esquemas

Outra excelente técnica quem pode ajudar muito no que diz respeito a como memorizar rapidamente os textos, músicas, livros, bíblia… etc trata-se da elaboração de esquemas. Ao “desenhar” determinada ideia, processo ou conteúdo, fica muito mais fácil memoriza-lo, já que nossa mente possui maior facilidade em reter informações bem organizadas.

Para isso, é possível usar organogramas, fluxogramas, chaves dicotômicas, imagens etc. O importante é elaborar uma linha de raciocínio tendo como referência um método ou linguagem de comunicação clara e fácil de assimilar.

Para todas as pessoas é perfeitamente possível saber como memorizar as coisas com mais facilidade, basta um pouco de empenho diário que logo serão alcançados surpreendentes resultados.

Imagem: renatoalves.com.br; iniciativavirtual.com.br

 

 

Publicidade

Isso pode te interessar: