Como Ser Uma Boa Recepcionista – 9 Dicas Para Sua Carreira


Como ser uma boa recepcionista

Aprender como ser uma boa recepcionista é essencial para se destacar nessa profissão e até obter futuras promoções na empresa. Para saber quais fatores influenciam no desempenho profissional dos serviços de recepção, confira nosso post.

9 dicas de como ser uma boa recepcionista

Confira abaixo algumas dicas de como ser uma boa recepcionista:

Publicidade

1 – Organização

O primeiro passo de como ser uma boa recepcionista é manter o ambiente de trabalho organizado. Isso envolve definir locais adequados para guardar documentos, materiais de escritório etc.; fazendo com que a mesa não fique abarrotada de papéis. Outra vantagem da organização é que você conseguirá trabalhar melhor, estando no controle da situação.

2 – Informações sempre à mão

Um dos aspectos da organização no ambiente de trabalho é ter informações básicas sempre à mão como, por exemplo, listas de telefones, ramais, e-mails, lista de fornecedores etc. Essas informações fazem parte do seu dia a dia e precisam estar em um local visível para você. Isso também ajudará na agilidade do atendimento, seja por telefone ou presencial.

3 – Gentileza sempre

Aqui está uma dica de ouro de como ser uma boa recepcionista: gentileza sempre. Uma das queixas mais comuns das pessoas é a falta de atenção e gentileza no atendimento das empresas. Seja gentil com todos (clientes, fornecedores, colegas de trabalho, chefes, pessoas que simplesmente pedem uma informação etc.). Esse simples gesto abrirá muitas portas no ambiente de trabalho e na sua carreira.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Outro detalhe importante é não ter preconceitos de nenhuma natureza, atendendo a todas as pessoas com profissionalismo, cordialidade e gentileza. Vejamos alguns exemplos de gestos gentis que valorizam o atendimento:

  • Dizer bom dia, boa tarde ou boa noite;
  • Sorrir;
  • Tratar a pessoa pelo nome;
  • Usar um tom de voz adequado (nunca falar muito alto);
  • Oferecer água, café ou chá;
  • Olhar nos olhos;
  • Usar as “palavras mágicas”: com licença, por favor, obrigada.

4 – Cuidar da aparência

A aparência é algo fundamental para pessoas que trabalham na área de atendimento. Logo, para ser uma boa recepcionista é fundamental cuidar diariamente dos cabelos, unhas (sempre feitas), roupas (sempre bem limpas e passadas) e adotar um estilo sóbrio (maquiagem suave, calçados com salto baixo ou médio, evitando o salto alto. Não é recomendado uso de perfumes fortes, roupas decotadas, excesso de acessórios e maquiagem forte.

5 – Saber ouvir

Outra excelente dica de como ser uma boa recepcionista é saber ouvir (ou buscar treinar essa habilidade). Ouvir é essencial para compreender o que as pessoas necessitam, para encaminhá-las aos locais certos e responder de maneira rápida e eficaz o que foi solicitado. Essa capacidade de ouvir também faz com que as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas, questões fundamentais para um atendimento de qualidade.

7 – Fazer além do esperado

Para se destacar na profissão de recepcionista, busque fazer além do esperado e se superar. Isso envolve o atendimento aos clientes, preparação de documentos, organização do ambiente etc. Busque fazer com qualidade tudo que faz, desde as tarefas mais simples às mais complexas.

8 – Cuidado com as redes sociais

Evite o exagero no acesso às redes sociais no ambiente de trabalho. Além de atrapalhar a concentração, profissionais que passam muito tempo nas redes transmitem uma imagem de que não se importam tanto com as tarefas diárias. Faça uso moderado das redes.

Publicidade

9 – Fazer cursos

Um passo fundamental de como ser uma boa recepcionista é buscar conhecimento por meio de cursos (presenciais ou online) para se aperfeiçoar na profissão. Inclusive, diversas cidades brasileiras oferecem cursos gratuitos de recepcionista. Busque informações e faça um curso nessa área. Ele oferecerá todo respaldo para que você trabalhe com total domínio.

Dicas de livros de como ser uma boa recepcionista

Como ser uma boda recepcionista

Além de fazer cursos, a leitura de alguns livros é de grande ajuda para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Essas são nossas dicas:

  • Sou Recepcionista – Técnicas, Tendências e Informações para o Aperfeiçoamento Profissional (Senac);
  • Atendimento Nota 10 – Tudo o que você precisa saber para prestar um excelente serviço e fazer com que os clientes voltem sempre (Editora Sextante);
  • O Poder da Gentileza – Descubra como a simpatia e a delicadeza podem transformar sua vida (Linda Kaplan Thaler e Robin Koval).

Com essas informações, você tem nas mãos as principais ferramentas de como ser uma boa recepcionista e se destacar no mercado de trabalho, seja em pequenas, médias ou grandes empresas.

Imagens: acidadeon.com / revistaempleo.com

 


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.