GTD – O que é, Para que Serve, Lições e Frases do Autor


GTD

A sigla GTD refere-se a Getting Things Done, que na tradução literal corresponde a “fazendo as coisas”. Trata-se de um método de produtividade desenvolvido pelo consultor e escritor David Allen, descrito com todos os detalhes no livro “A Arte de Fazer Acontecer”.

Para que serve o GTD?

O grande objetivo desse método é proporcionar um gerenciamento eficaz das ações e do tempo, fazendo com que as pessoas consigam executar tarefas de maneira mais produtiva e alcançar os objetivos estipulados seja nas atividades profissionais ou até mesmo no lazer e convívio familiar.

Publicidade

De forma didática, por meio do método GTD, Allen ensina:

  • A importância de executar na hora toda tarefa que demore menos de 2 minutos, evitando o acúmulo de atividades que comprometem o tempo e o resultado final quanto ao alcance de uma meta;
  • Criação de listas de tarefas, favorecendo o foco e determinação de prioridades;
  • Planejamento inicial antes de executar tarefas, evitando os chamados bloqueios mentais;
  • Técnicas para “esvaziar” a mente, evitando os momentos de dispersão e distração;
  • Estratégias de como aliviar o estresse acumulado em virtude do excesso de informações recebidas diariamente;
  • Gerenciamento diário da informação;
  • Técnicas de organização e encaminhamento de demandas;
  • Gerenciamento do tempo;
  • Sistemas de arquivamento;
  • Estratégias de como produzir mais em menos tempo;
  • Organização de objetivos a curto, médio e longo prazo.

Quais as vantagens do método GTD?

Esse método desenvolvido por David Allen traz inúmeras vantagens para as pessoas em geral e também para as empresas, já que a produtividade dos colaboradores é um dos pilares para o aumento dos lucros. Entre os benefícios que mais se destacam com relação a este método, estão:

Projetos concluídos em menos tempo

Esse método de produtividade favorece a conclusão de projetos das mais diversas áreas em menos tempo, já que ele aumenta o foco, habilidade de planejamento e ações eficazes dos colaboradores.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Evita sobrecarga de trabalho

Pelo fato de contribuir para o gerenciamento de informações e organização clara das ideias e tarefas a fazer, o GTD evita que as pessoas fiquem sobrecarregadas, fazendo com que eles apresentem melhores resultados nas atividades profissionais e ainda tenham tempo para a vida pessoal.

Aumento da qualidade de vida

E por falar em vida pessoal, outra vantagem do GTD é que esse método permite que as pessoas consigam aproveitar melhor o tempo, conseguindo reservar um espaço na agenda para a realização de atividades físicas, hobbies, um novo curso etc.

Algumas das lições ensinadas pelo método de David Allen

GTD

 

1 – Quando algo vier à mente, anote e livre-se da responsabilidade de armazenar esse compromisso/tarefa em sua mente.

Publicidade

2 – Reserve um dia da semana para fazer revisões (pendências, compromissos, tarefas etc.).

3 – Somente a organização pode acabar com aquele sentimento de estar esquecendo de algo. Por isso, o tempo utilizado nas tarefas de organização jamais é perdido, mas sim, investido.

4 – O recomendável é ter uma caixa de entrada para centralizar todas as solicitações.

5 – No dia a dia, é fundamental ter perguntas orientadoras para aquilo que fazemos (Ex.: qual é a próxima ação? Qual é a coisa mais importante? Qual é o objetivo dessa reunião).

Algumas frases de David Allen, autor do método GTD

“Ideias: sua cabeça foi feita para tê-las, não detê-las.”

“A maioria das pessoas se perde em um buraco-negro de tarefas no mundo corporativo simplesmente por que não sabe como processar as informações que recebe.”

“Fazer muita coisa ao mesmo tempo gera dispersão. Se você puder se concentrar em algo, será melhor. Desligue o alerta de e-mail, por favor! Estabeleça um horário para ler seus e-mails, nem que seja a cada meia hora, se você for muito requisitado. Mas, enquanto estiver trabalhando concentrado, mantenha-se no foco.”

“Se você é um coordenador ou gestor, é de suma importância ser organizado, já que isso facilita o trabalho de todas as pessoas que trabalham com você. Projetos sem clareza são sinônimo de erros constantes.”

Para facilitar a aplicação dos conceitos do método GTD no dia a dia, vale utilizar diversas ferramentas, desde uma simples lista de tarefas ou agenda a sistemas e aplicativos. O importante é que seja algo de fácil acesso e compreensão, tornando possível o cumprimento das metas e objetivos esperados.

Imagens: posti.com.br / saraiva.com


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.