Modelo de Carta de Cobrança – Informações e Exemplo


Modelo de carta de cobrança

Ter um modelo de carta de cobrança é indispensável para todo comerciante ou prestador de serviços, já que muitas vezes é necessário formalizar o não pagamento de um produto vendido ou serviço prestado de maneira que isso tenha maior validade jurídica.

Modelo de carta de cobrança – informações necessárias

  • Remetente e respectivo endereço (com CNPJ);
  • Destinatário e respectivo endereço (com CPF ou CNPJ);
  • Nome completo do devedor;
  • Referência do valor devido;
  • Data de vencimento do valor devido;
  • Referência do débito em atraso (compra de um produto, serviço, parcela de um empréstimo ou crediário etc.);
  • Prazo máximo para quitação do débito;
  • Cidade, estado e data (dia, mês e ano).

Exemplo modelo de carta de cobrança

 

Publicidade

CARTA DE COBRANÇA

 

Prezado(a) Senhor(a): <nome do devedor>


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

 

Viemos, por meio desta, comunicar-lhe que ainda não constatamos o recebimento do valor de <valor do débito pendente>, com vencimento em <data do vencimento>, referente a <referência (origem) do débito em atraso>.

Portanto, solicitamos ao (à) senhor(a) a gentileza de efetuar este pagamento dentro de, no máximo, <número de dias> a contar do recebimento desta carta.

Enfatizamos que, decorrido este prazo, não hesitaremos em registrar a dívida junto aos serviços de proteção ao crédito.

 

Publicidade

Atenciosamente,

 

<Cidade>, <estado>, <dia> de <mês> de <ano>.

 

<nome e assinatura do responsável pela cobrança>

Modelo de carta de cobrança preenchida (dados fictícios)

 

CARTA DE COBRANÇA

 

Prezado(a) Senhor(a): José Antônio de Oliveira

 

Viemos, por meio desta, comunicar-lhe que ainda não constatamos o recebimento do valor de R$130,00 (cento e trinta) reais, com vencimento em 03/01/2018, referente à prestação 2/3 quanto à compra de material escolar nas Lojas XX.

Portanto, solicitamos ao (à) senhor(a) a gentileza de efetuar este pagamento dentro de, no máximo, 7 (sete) dias a contar do recebimento desta carta.

Enfatizamos que, decorrido este prazo, não hesitaremos em registrar a dívida junto aos serviços de proteção ao crédito.

 

Atenciosamente,

 

São Paulo, SP, 02 de fevereiro de 2018.

 

Alberto Henrique Campos

Departamento Financeiro – Lojas XX

Cuidados importantes na hora de fazer cobranças

Além de ter um modelo de carta de cobrança é indispensável saber alguns cuidados importantes que devem ser tomados antes de enviar a cobrança para o devedor. Esses cuidados são:

  • Seguir todas as regras contidas no Código de Defesa do Consumidor;
  • Manter a cordialidade, evitando o uso de termos constrangedores para o devedor;
  • Oferecer todo treinamento necessário para a equipe de cobrança. Além da formalização escrita, as cobranças telefônicas devem seguir as mesmas regras quanto à cordialidade;
  • Facilitar a negociação, sendo recomendado oferecer a possibilidade de um novo parcelamento ou um desconto para o pagamento da dívida à vista (reduzindo também a cobrança de juros);
  • Manter as informações cadastrais atualizadas, fazendo com que as cartas sejam devidamente recebidas pelo devedor e seja possível fazer as cobranças também por telefone.

As regras que determinam as diretrizes quanto às cobranças realizadas por parte do credor estão contidas na lei nº 8.078 do Código de Defesa do Consumir e no Art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.

Medidas de precaução que o credor deve adotar no momento da venda

Modelo de carta de cobrança

Um modelo de carta de cobrança e o envio da mesma são uma medida aplicada quando o problema já está instalado, ou seja, a falta de pagamento por parte do comprador, o que gera grandes transtornos, tais como:

  • Problemas quanto ao fluxo de caixa;
  • Dificuldades em honrar os compromissos financeiros com fornecedores;
  • Falta de capital suficiente para a reposição do estoque;
  • Diminuição do valor mensal faturado etc.

Para evitar esses transtornos, na hora da venda é indispensável que o vendedor ou credor adote alguns cuidados:

  • O credor/vendedor sempre deve colher a assinatura do comprador/devedor no momento da venda, tendo um documento formalizando o compromisso de arcar com a dívida;
  • Evitar receber por meio de boletos ou crediários, optando por fazer vendas mediante pagamento em dinheiro ou em cartões (débito ou crédito). Dessa forma, ainda que o pagamento seja efetuado em parcelas, o comerciante fica garantido e consegue programar o fluxo de caixa com segurança.

Portanto, além de ter em mãos um modelo de carta de cobrança é essencial que o comerciante adote outras estratégias preventivas para evitar a demora ou falta de pagamento por parte dos clientes.

Imagens: zakadvogados.com.br / acirnet.com.br

 

 


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.