Modelo de Carta de Recomendação – Informações e Para Que Serve


modelo de carta de recomendação

Conhecer um modelo de Carta de Recomendação é essencial principalmente para quem atua na área de recursos humanos, supervisão e gerência, já que este é um documento muito importante para os trabalhadores no momento em que é encerrado o vínculo empregatício com a empresa.

Modelo de Carta de Recomendação – quais são as informações necessárias?

  • Nome da empresa ou instituição;
  • Cidade e estado onde a empresa está sediada e onde o trabalhador em questão prestou serviços;
  • Data de elaboração da Carta de Recomendação (apontando dia, mês e ano);
  • Nome completo do (a) recomendado (a);
  • Cargo, função ou área de atuação profissional do (a) recomendado (a);
  • Data de admissão (início das atividades na empresa). Obs.: essa data pode ser consultada na Carteira Profissional, Ficha de Registro ou Contrato de Trabalho;
  • Data de demissão (último dia trabalhado na empresa). Obs.: essa data consta na Carteira de Trabalho, Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e Ficha de Registro;
  • Tipo de serviço ou atividade realizada pelo recomendado (a);
  • Nome completo e assinatura do (a) responsável pela Carta de Recomendação;
  • Cargo do (a) responsável pela Carta de Recomendação.

Além das informações acima, ao elaborar a Carta de Recomendação é importante atentar-se para dois detalhes:

Publicidade
  • O papel no qual a Carta de Recomendação será impressa deverá ser timbrado com a logomarca da empresa, denotando a origem do documento;
  • Além de conter o nome completo e assinatura do responsável pela elaboração da Carta de Recomendação, é necessário carimbar (de preferência um carimbo que contenha o nome, cargo e nome da empresa ou instituição).

Informar um telefone para contato (caso a empresa esteja de acordo) também é recomendado para que o futuro empregador consiga checar as informações caso desejar.

Modelo de Carta de Recomendação

 

Carta de Recomendação

 

 

<NOME DA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO>

 

Manaus, <dia>      /   <mês>    / <ano>

 

 

A quem interessar possa,

 

 

 

 

<NOME COMPLETO DO (A) RECOMENDADO (A)>, é pessoa de meu conhecimento, <CARGO OU ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO (A) RECOMENDADO (A)>, correto (a), competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de <dia> de <mês> de <ano> a <dia> de <mês> de <ano>, executando <tipo de serviço ou atividade realizada>, sob minha supervisão direta. Durante todo esse período manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, razão pela qual recomendo seus serviços.

 

 

Atenciosamente,

 

 

<NOME DO (A) RESPONSÁVEL PELA CARTA DE RECOMENDAÇÃO>

<cargo ocupado pelo (a) responsável>

 

De acordo com a estrutura acima, vejamos um modelo de Carta de Recomendação preenchido com dados fictícios:

Carta de Recomendação

 

 

ELETROTEC LTDA.

 

São Paulo, 02 de fevereiro de 2018.

 

 

A quem interessar possa,

 

 

 

 

LUIZ GUILHERME FERREIRA, é pessoa de meu conhecimento, ENGENHEIRO, correto, competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de 01 de outubro de 2012 a 05 de agosto de 2017, executando planejamento de obras, sob minha supervisão direta. Durante todo esse período manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, razão pela qual recomendo seus serviços.

 

 

Atenciosamente,

 

 

ANTÔNIO PRADO

Diretor de Planejamento de Obras

 

Para que serve uma Carta de Recomendação?

modelo de carta de recomendação

 Além de conhecer um modelo de Carta de Recomendação adequado é importante saber também por que esse documento é tão importante. Vejamos as principais utilidades dessa carta:

Favorece uma nova colocação profissional

Uma Carta de Recomendação pode ser um dos fatores de desempate na hora de escolher o profissional mais apto para a vaga.

Principalmente no que se refere a cargos nos quais é exigido ainda mais uma conduta moral impecável, como por exemplo, bancários, vigilantes de carro forte, tesoureiros, gerente financeiro etc., a apresentação da Carta de Recomendação é um item obrigatório na etapa de seleção e contratação do profissional.

Aumenta a credibilidade

Ter um modelo de Carta de Recomendação devidamente preenchido faz com que o profissional seja visto com maior credibilidade pelos futuros empregadores, fazendo inclusive com que ele tenha melhores oportunidades de crescimento nas empresas, chegando muitas vezes a ocupar postos de chefia.

Cordialidade

Ao ceder uma Carta de Recomendação, a empresa mantém uma relação cordial com o ex-empregado mesmo após o término do contrato de trabalho, o que inclusive pode evitar uma possível demanda trabalhista no futuro.

Com todos esses detalhes quanto ao modelo de Carta de Recomendação fica fácil elaborar esse documento de forma objetiva.

Imagens: moneymagpie.com / laowaicareer.com

 

 

Publicidade