Modelo de Carta de Referência – Informações, Exemplos e Dicas


Modelo de carta de referência

Ter um modelo de carta de referência é essencial para o RH das empresas, já que ela é um direito de todos os empregados que trabalharam em determinado local e necessitam de um documento atestando a referência da empresa anterior.

Modelo de carta de referência – informações necessárias

  • Nome da empresa que está emitindo a carta;
  • Cidade e data (dia mês e ano);
  • Nome completo do profissional a quem se refere a carta;
  • Função que o profissional exerceu na empresa;
  • Referência da boa conduta moral e profissional enquanto membro pertencente à empresa;
  • Nome completo, assinatura e carimbo do responsável pelo preenchimento do documento.

Modelo de carta de referência – exemplo 1

Carta de Recomendação

Publicidade

 

 

EMPRESA XXX

 

Rio de Janeiro,      /       /2018

 

 

A quem interessar possa,

 

 

 

 

JOÃO HENRIQUE DE OLIVEIRA SILVA, é pessoa de meu conhecimento, jardineiro profissional, competente, correto, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de 10 de novembro de 2014 a 15 de novembro de 2017, executando serviços de jardinagem e manutenção, sob minha supervisão direta. Durante todo esse tempo manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, razão pela qual recomendo seus serviços.

 

Cordialmente,

 

 

JULIANO VIDAL

Gerente Geral

Modelo de carta de referência – exemplo 2

 

CARTA DE REFERÊNCIA

 

A quem interessar:

 

Nome completo do funcionário:

 

CTSP nº:                      Série nº:                     CPF nº:

 

Endereço:

 

Declaramos para os devidos fins de direito que o funcionário acima mencionado foi nosso funcionário conforme registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, tendo no período em que prestou serviços a essa empresa, procedido de maneira correta e condizente com as normas de trabalho da empresa, não tendo para nós nada que desabone a sua conduta moral ou profissional.

 

Por ser esta a expressão da verdade, firmamos a presente.

 

___________, __ de _____________ de ____

 

_____________________________________

Nome e assinatura do antigo empregador

Modelo de carta de referência – exemplo 3

 

CARTA DE REFERÊNCIA

Declaramos para os devidos fins, que o(a) Sr. (a). (nome), inscrito (a) no CPF nº (informar), portador (a) da CTPS (número e série da carteira de trabalho), foi nosso (a) funcionário (a) de (data de admissão) à (data de demissão), exercendo como último cargo a função de (indique o cargo ocupado), nada constando em nossos arquivos que possa desabonar sua conduta profissional.

Cidade, UF, dia, mês e ano.

Assinatura do responsável pela carta

Nome do responsável pela carta
Cargo do responsável

Nome da empresa com CNPJ

Carimbo do responsável

5 cuidados ao elaborar uma carta de referência

Modelo de carta de referência

1 – Fornecer informações totalmente verídicas

Além de ter em mãos um modelo de carta de referência para utilizar no dia a dia, é importante que o profissional de RH esteja atento quanto ao fato de as informações ali contidas serem totalmente verídicas. Na dúvida quanto à conduta do profissional ou qualquer outra situação que comprometa a imagem dele na empresa o recomendável é não emitir a carta ou consultar um advogado antes de realizar esse procedimento.

2 – Priorizar a linguagem formal

A carta de referência é um documento de extrema importância tanto para o profissional quanto para as empresas envolvidas. Por isso, é indispensável priorizar uma linguagem formal e cordial.

3 – Mencionar informações para contato

Ao enviar a carta de recomendação, sobretudo por e-mail, é indicado mencionar um telefone ou e-mail do contato do responsável pelo preenchimento. Muitas empresas, ao receberem esse tipo de carta, geralmente entram em contato por telefone para confirmar todas as informações mencionadas.

4 – Revisar todo o conteúdo

Antes de enviar a carta ou entregá-la ao profissional é necessário fazer uma revisão de todo conteúdo, conferindo os dados apontados e também se não há erros de português. Isso é fundamental para evitar equívocos quanto à interpretação do documento ou até mesmo erros de português que prejudiquem a imagem da empresa.

5 – Imprimir em papel timbrado

Essa carta deve ser impressa em papel timbrado (com a logo da empresa) garantindo maior segurança e confiabilidade ao documento. Para facilitar a impressão ou digitalização desse documento, basta manter um modelo de carta de referência salvo, alterando apenas os dados do profissional e data.

Com todas essas dicas fica muito mais fácil emitir a carta de recomendação de acordo com as necessidades do profissional, favorecendo uma nova colocação no mercado de trabalho.

Imagens: br.freepik.com / gananci.com

 

Publicidade