Modelo de Recibo de Pagamento de Salário – Informações e Dicas


modelo de recibo de pagamento de salário

O modelo de recibo de pagamento de salário, também conhecido como holerite consiste em um documento com validade legal utilizado para discriminar e comprovar todos os valores pagos e descontados dos funcionários das empresas.

Modelo de recibo de pagamento de salário – informações apontadas

De forma geral, a estrutura de um recibo de pagamento de salário contém as seguintes informações:

Publicidade
  • Mês e ano de competência;
  • Dados da empresa: nome, CNPJ e endereço;
  • Dados do funcionário: nome completo, cargo, data de admissão, CPF, RG ou número da Carteira Profissional de Trabalho;
  • Salário base do funcionário;
  • Referências de pagamentos. Ex.: salário, horas extras, adicional de insalubridade, salário-família, comissões, bônus etc.;
  • Referências de descontos: INSS, IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte, seguro de vida, despesas médicas, alíquota de vale transporte, alíquota de vale alimentação, empréstimos etc.;
  • Valor do salário de contribuição para o INSS;
  • Base de cálculo para o FGTS;
  • Base de cálculo para o IRRF;
  • Campo para data e assinatura (do empregado).

Modelo de recibo de pagamento de salário – exemplo

Modelo de recibo de pagamento de salário

Como montar o recibo de pagamento de salário?

Após conhecer um modelo de recibo de pagamento de salário é preciso saber como montá-lo seguindo o seguinte passo a passo:

1 – Reunir as informações básicas da empresa e funcionário

Ter em mãos as informações cadastrais básicas da empresa e do funcionário, conforme mencionado acima, é o primeiro passo para elaborar o recibo de pagamento.

2 – Apontar os valores a receber

O segundo passo consiste em verificar todos os valores que o funcionário tem direito a receber, tais como salário pelos dias trabalhados durante o mês, horas extras, adicionais etc.

Tais valores devem ser apurados com base nas informações cadastradas do trabalhador, como salário base e ocorrência de adicionais e também nos apontamentos realizados dia a dia no ponto (seja ele eletrônico ou manual). Por meio do ponto é possível verificar principalmente as horas extras, atrasos ou faltas.

3 – Apontar os valores descontados

O próximo passo para elaborar o recibo de pagamento de salário consiste em reunir todos os valores a serem descontados, tais como INSS, IRRF, parcelas de empréstimo, faltas sem justificativa, seguro de vida etc.

4 – Colocar os campos de referência

Após lançar os valores a serem recebidos e descontados do funcionário, é preciso apontar no recibo de pagamento os valores referentes às bases para cálculo do FGTS, desconto de INSS e IRRF (assim como apontado no exemplo acima).

5 – Inserir os campos para data e assinatura

Outra etapa quanto à elaboração do recibo de pagamento é inserir os campos para data e assinatura do empregado, comprovando o recebimento dos valores apontados no holerite e a ciência quanto aos valores pagos e descontados.

6 – Impressão do recibo

E por último, basta imprimir o holerite em duas vias, entregar para o funcionário assinar. Uma via fica com o funcionário e a outra com a empresa, devendo ser arquivada na pasta do funcionário.

Para que serve o recibo de pagamento de salário para as empresas?

modelo de recibo de pagamento de salário

Saber um modelo de recibo de pagamento de salário e tê-lo devidamente assinado é essencial para que a empresa:

  • Comprove os pagamentos de salários mensais realizados aos funcionários juntamente com todos os adicionais determinados pela legislação;
  • Comprove os pagamentos de horas extras geradas em jornadas de trabalho que excedem as 8 horas diárias;
  • Demonstre os valores recolhidos de cada empregado ao INSS;
  • Demonstre os valores referentes ao FGTS de cada empregado, valores que devem ser pagos à Caixa Econômica Federal e repassados para a conta de cada funcionário.

O holerite devidamente assinado e datado pelo funcionário consiste em uma das principais provas a favor da empresa em processos trabalhistas, devendo ser anexado à defesa documental. Por esse motivo, esse documento deve ser preenchido adequadamente, assinado, datado e arquivado mensalmente nos documentos de cada funcionário.

Para facilitar a emissão do recibo de pagamento de salário, é indicado que a empresa conte com um sistema informatizado, facilitando também o lançamento de informações e evitando erros.

Os escritórios de contabilidade também possuem no sistema informatizado o modelo de recibo de pagamento de salário e atendem empresas de pequeno e médio porte oferecendo os serviços quanto ao fechamento da folha de pagamento e emissão dos holerites de todos os funcionários.

Gostou do nosso artigo sobre Modelo de Recibo de Pagamento de Salário? Compartilhe!

Imagens : modeloderecibo.net / peacefuldumpling.com / adapteconsultoria.com.br

Publicidade