Modelo de Recibo de Pagamento – Informações, Exemplos e 5 Dicas


modelo de recibo de pagamento

Ter um modelo de recibo de pagamento é essencial para comerciantes, funcionários do financeiro das empresas, autônomos etc., já que ele comprova o recebimento de valores de pessoa física ou jurídica. Para saber quais informações devem estar contidas neste recibo, exemplos e dicas para preenchimento, confira nosso post.

Modelo de recibo de pagamento – informações necessárias

Basicamente, um modelo de recibo de pagamento padrão deve conter as seguintes informações:

Publicidade
  • Nº do recibo;
  • Valor;
  • Nome de quem pagou o valor (pessoa física ou jurídica);
  • Referência do pagamento (venda de um produto, prestação de um serviço etc.);
  • Data (dia, mês e ano);
  • Assinatura de quem recebeu o valor e está preenchendo o recibo;
  • Nome por extenso de quem recebeu o valor e está preenchendo o recibo;
  • CPF/CNPJ de quem está preenchendo o recibo;
  • Endereço da pessoa física ou jurídica responsável pelo preenchimento do recibo.

Modelo de recibo de pagamento – prestação de serviços

Recibo de Pagamento de Serviços

 

Eu, NOME DO PRESTADOR DO SERVIÇO, portador da Cédula de Identidade RG Nº. _____________, venho por meio desta declarar que recebi nesta data a quantia de R$_____________ (VALOR POR EXTENSO) da empresa denominada _________________________, sediada a Rua _____________________, Bairro ________________, Município de ___________________________, SP.
Declaro também que o valor recebido refere-se a serviços esporádicos que prestei a esta empresa, na condição de autônomo, sem habitualidade e frequência, não caracterizando, em hipótese alguma, vínculo empregatício.
Dou plena e geral quitação pelos serviços que prestei e declaro que nada mais tenho a receber desta empresa, seja a qual título for.
Sem mais e para que esta seja interpretada como verdadeira, firmo.

____________________________________
Assinatura

 

 Modelo de recibo de pagamento – geral – exemplo 1

 

Recibo de Pagamento

Data: ___/___/_____                                                           Recibo de Pagamento nº:____________________

Nome: _________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________

Recebi do Sr./Sra. _________________________________(Nome) inscrito no CPF sob o nº: ______________ a soma de $__________ (______________________ reais) como forma de pagamento do item descrito acima, para o período de ____ de ______________ de 20____ a _____de ____________de 20____.

Recebido por: __________________________ CPF nº: __________________________

Forma de pagamento:  (_) Dinheiro   (_) Cheque (_) Cartão

__________________________________
Assinatura

 

Modelo de recibo de pagamento – geral – exemplo 2

 

RECIBO

Nº:……………..
Emitente: ……………………………………………………
CNPJ/MF ou C.P.F:….………………………………….
Endereço:……………………………………………………
Cidade – CEP – Estado:…………………………………

Recebemos de ……………………………………………….., (C.P.F – CNPJ) nº …………. estabelecido em …………………………………., na rua ………………………., nº ………, a importância de R$ ……… (……………..), em (dinheiro ou cheque) …………….., referente a …………………………………

………………………., ……., de …………………de 20….

…………………………………………………….
Assinatura

5 cuidados na hora de preencher recibos

modelo de recibo de pagamento

Na hora de realizar o preenchimento do recibo, seja manual ou pelo computador, é indispensável tomar alguns cuidados, que são:

1 – Evitar rasuras

No caso de recibos preenchidos à mão, é indispensável que a letra e os números estejam bem legíveis e sem qualquer tipo de rasura. A falta de compreensão do conteúdo do recibo ou rabiscos invalidam o documento, podendo causar problemas tanto para quem recebeu quanto para quem pagou.

2 – Evitar erros de digitação

Ao preencher um recibo de pagamento no computador é imprescindível evitar erros de digitação, principalmente no que se refere a valor, data e número de documento. Esse tipo de erro pode invalidar totalmente o documento.

3 – Utilizar um carimbo

Principalmente no caso de recibos emitidos por empresas ou profissionais autônomos, o ideal é que eles contenham um carimbo da empresa com o nome, CNPJ, endereço e telefone para contato. Essa medida simples oferece maior credibilidade ao emissor do recibo e segurança a quem pagou. Essa regra vale tanto para os recibos preenchidos à mão quanto para aqueles gerados no computador.

4 – A assinatura não pode ser digital

Modelo de recibo de pagamento com assinatura digital ou cópias não possuem validade jurídica total. Por esse motivo, o ideal é que ele seja assinado à mão com caneta em cor azul ou preta.

5 – Não tem validade fiscal

Ao preencher um recibo é importante saber que ele, embora comprove um pagamento, não possui validade fiscal. Desse modo, no caso de transações comerciais realizadas entre empresas, na maioria das vezes o contador não conseguirá contabilizar um recibo, gerando divergências nos balanços mensais. Para empresas e profissionais autônomos, o correto é que além do recibo (ou no lugar do recibo) seja gerada nota fiscal.

Com todas essas informações e exemplos de modelo de recibo fica muito fácil utilizar esse documento no dia a dia.

Imagens: xverify.com / konkero.com.br

Publicidade

Isso pode te interessar: