Modelo de Requerimento – Informações, Exemplo, Utilidade, Formatação


modelo de requerimento

O modelo de requerimento é um dos documentos mais utilizados em empresas e órgãos públicos, sendo essencial na organização das tarefas diárias e formalização de procedimentos. Para obter esse modelo e saber para que serve o requerimento, confira nosso post.

Quais informações devem estar no modelo de requerimento?

  • Cidade;
  • Data (dia, mês e ano);
  • Saudação formal;
  • Nome do destinatário (a quem o requerimento será entregue);
  • Referência ao cargo ocupado pelo destinatário;
  • Nome do(a) requerente;
  • Profissão do requerente;
  • CPF ou CNPJ do requerente;
  • Endereço do requerente;
  • Razões da formulação do pedido (requerimento);
  • O que está sendo requerido;
  • Despedida formal;
  • Nome e assinatura do requerente.

Exemplo de um modelo de requerimento

 

Publicidade

REQUERIMENTO

 

 


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Cidade, ___ de ________ de ____.

 

 

ILUSTRÍSSIMO SENHOR (nome do destinatário)

DIRETOR (OU PRESIDENTE) DA (EMPRESA, OU ÓRGÃO).

Publicidade

(nome do requerente), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), nesta cidade, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria informar que (expor aqui as razões que o levam a formular o pedido).

Dessa forma, requer (colocar aqui o requerimento).

Atenciosamente,

(seu nome – assine acima)
Requerente

Exemplo do modelo de requerimento preenchido (dados fictícios)

 

REQUERIMENTO

 

 

São Paulo, 20 de janeiro de 2018.

 

 

Ilustríssimo Senhor,

Alberto de Oliveira – Prefeito Municipal

Mário de Souza, eletricista, inscrito no CPF sob o nº 000.000.000-00, residente e domiciliado à Rua Rio Branco, nº 001, Jardim Arvoredo, CEP 00000-000 nesta cidade, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria informar que o recolhimento de lixo na rua acima citada não é realizado há 2 semanas.

Dessa forma, requer a normalização quanto ao serviço público de recolhimento de lixo.

Atenciosamente,

Mário de Souza

Regras para formatação de um requerimento

  • As margens superior e lateral esquerda devem estar com 3,0 cm e as margens inferior e lateral direita devem ter 1,5 cm;
  • Utilizar espaçamento duplo entre linhas;
  • Do vocativo (forma linguística de chamar) até o início do conteúdo do requerimento é necessário respeitar o espaço de 8 cm;
  • A primeira linha do parágrafo único deve possuir recuo de 8 cm.

Para que serve um requerimento?

modelo de requerimento

Ter em mãos um modelo de requerimento é fundamental para:

Formalização de pedidos

A principal função do requerimento é formalizar (documentar) um pedido para que, a partir dele, sejam tomadas todas as providências cabíveis. Sem esse requerimento, seria impossível para as empresas e órgãos públicos atenderem à grande quantidade de demandas que recebem de forma organizada.

Organização

E por falar nesse item, a manutenção da organização é outra das utilidades do requerimento, já que esse documento estabelece um padrão de informações que deverão ser preenchidas para atendimento a um pedido.

Prova judicial

Tanto para o requerente quanto para o destinatário, o requerimento serve como prova judicial comprovando solicitação e/ou atendimento a determinados pedidos.

Padronização de documentos

Cada órgão público ou empresa possui um modelo de requerimento próprio. Entretanto, todos eles seguem os critérios mencionados acima no exemplo de requerimento.

Outras informações quanto ao requerimento

Quanto a um modelo de requerimento, é recomendado seguir outras orientações, que são:

  • Caso o requerimento seja emitido por uma empresa ou órgão público, é necessário que o papel seja timbrado (com a logo da empresa ou órgão);
  • Quando o requerente representa os interesses de uma empresa, órgão público, ONG, instituições, associações etc., é indispensável mencionar o cargo/função ocupada e nome do local que representa;
  • Para maior segurança quanto à entrega do documento, recomenda-se que o requerimento seja entregue diretamente no local onde o destinatário atua, seja numa empresa ou órgão público, devendo esse documento ser protocolado pelo setor responsável. Ou seja, o requerente deve ficar com um protocolo que comprove entrega do documento;
  • No caso de requerimentos mais complexos, ou seja, com maior quantidade de informações relacionadas aos motivos do requerimento e pedido de providências para solução de algum problema, é recomendado utilizar uma estrutura com parágrafos pequenos, buscando ser o mais objetivo possível, facilitando a compreensão;
  • Para requerimentos que exijam ainda mais formalidade, é recomendável que um profissional revise o documento, evitando possíveis equívocos quanto à interpretação do mesmo.

Para facilitar o preenchimento no dia a dia, o modelo de requerimento deve ser estruturado e salvo para que todos da empresa ou órgão público possam utilizá-lo.

Imagens: huffingtonpost.com / kiwisell.co.nz


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.