Como Montar um Bar Pequeno, Temático ou Noturno


Em nome do sonho de abrir o próprio negócio, muitas pessoas desejam saber como montar um bar e finalmente trabalhar de forma independente fazendo aquilo que realmente amam.

Para auxiliar os futuros empreendedores, decidimos elaborar uma relação dos principais aspectos que envolvem abrir um bar. Acompanhe!

Publicidade

Conhecer o público alvo é fundamental para saber como montar um bar

O primeiro passo que envolve abrir um bar diz respeito à pesquisa de mercado e definição de tudo que será oferecido.

Isso envolve conhecer os concorrentes existentes, saber o que eles oferecem, o que os clientes procuram, de que forma o bar pode oferecer algo diferenciado para os frequentadores, qual estimativa do número de clientes, faturamento, valor do investimento a ser feito etc.

O levantamento dessas informações é muito importante, pois elas determinarão todos os demais passos a serem seguidos quanto ao início do negócio.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Montar um Bar Temático

Você pode optar por montar um bar temático do tipo irlandês, nordestino, anos 80, focado em filmes e seriados, carros, motoclistas ou qualquer outro. Porém, é necessário não só pesquisar os gostos do público alvo, participando de fóruns on-line, mas interagir e até mesmo realizar pesquisas com esse público.

Definição da Temática e do Posicionamento do Bar

Definir o que será oferecido também faz parte da etapa do planejamento do bar, que deve ser feita à medida que as informações quanto aos clientes e concorrentes sejam obtidas.

Entre o que será oferecido está o “estilo” do bar, qual público ele deseja atingir assim como as bebidas, cardápio, ambiente etc.

Muitos empreendedores optam por bares temáticos. Alguns preferem ambientes com música popular brasileira (MPB), outros já investem mais no sertanejo, outros no Rock e alguns adotam um ambiente mais eclético, atingindo um público maior.

Com base na definição do “estilo” é que o ambiente deverá ser montado e decorado. Isso é muito importante, pois confere uma identidade única ao bar.

Publicidade

Entre definir o que será oferecido, também é necessário considerar as bebidas que serão ofertadas e como fazer para disponibilizá-las, quais os petiscos e porções que serão servidas, verificar os fornecedores etc.

Escolher o ponto certo para montar o Bar

A escolha do ponto comercial é fundamental para que o empreendimento se transforme em um bar de sucesso. Evidentemente que quanto melhor estiver localizado onde há um grande fluxo de pessoas, maiores as chances de o bar ser bastante frequentado.

Ao escolher o lugar, também é imprescindível verificar se ele atende todas as condições de segurança e higiene necessárias para a abertura do bar.

Possuir estacionamento próprio também é um diferencial que pode atrair mais clientes. Além disso, o espaço onde o bar será estabelecido deverá propiciar a adequação ao “estilo” escolhido.

 

como-montar-um-bar_1

Formalização do empreendimento

Antes de o bar iniciar as atividades, é necessário formalizá-lo, ou seja, providenciar todos os documentos, certidões e alvarás junto aos órgãos responsáveis para abertura do CNPJ e demais procedimentos para autorização do funcionamento.

Nesta etapa, é fundamental contar com os serviços de um contador experiente, já que esse profissional conhece todos os trâmites do processo e cobra um valor bem acessível por esse trabalho.

Estruturar o local

Assim que o bar obter toda documentação necessária para o funcionamento, é hora de estruturar o local. Isso significa arrumá-lo e decorá-lo de acordo com o planejado, colocando mesas, cadeiras, estrutura da cozinha, balcões, caixa etc. Vale ressaltar que o capricho na decoração e higiene quanto ao ambiente são fundamentais para conquistar clientes.

Montar a equipe de trabalho

A escolha da equipe de trabalho é extremamente importante para o sucesso do negócio. Por isso, saber como montar um bar envolve a escolha de pessoas que tenham facilidade com atendimento, comprometimento e capricho. O bom atendimento é fundamental para atrair e fidelizar clientes.

O número de funcionários varia conforme o tamanho do bar e volume de clientes atendidos. De forma geral, esse tipo de estabelecimento é composto por: Garçons, cozinheiros, auxiliar de cozinha e caixa.

Divulgar o bar

Na etapa de divulgação do bar, é fundamental contar com todas as vantagens oferecidas pelo longo alcance das redes sociais como Facebook e Instagram. Caprichar nas fotos, divulgar eventos e todos os diferenciais oferecidos pelo bar são de suma importância para marcar presença junto aos clientes.

Como estratégia para atrair frequentadores, é muito interessante fazer promoções para happy hours, dia dos namorados etc e desenvolver algumas estratégias para que as pessoas indiquem o local para outras.

Saber como montar um bar envolve uma série de detalhes. No entanto, cada etapa é muito prazerosa, já que a soma delas proporciona a realização de um grande sonho.

Imagem: larissatobias; ecomanda.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.