Como Montar Um Buffet de Casamento ou Aniversário Infantil


Saber como montar um buffet pode ser uma das soluções mais vantajosas para quem deseja obter ideias para abertura de um negócio próprio.

A demanda por esse tipo de serviço é bastante elevada e constante, já que em diversas ocasiões empresas e pessoas que organizam eventos necessitam da estrutura de um buffet de casamento ou aniversário infantil. Para saber um pouco mais todos os aspectos que envolvem a montagem desse negócio, acompanhe nosso post.

Publicidade

Planejamento é o primeiro passo de como montar um buffet

Como em todo negócio, o primeiro passo que envolve a montagem de um buffet diz respeito ao planejamento. Isso consiste em levantar informações quanto ao mercado de atuação, identificar quais são os concorrentes e o que eles oferecem, fazer uma estimativa do número de clientes atendidos, valor do investimento, estimativa do valor de faturamento etc.

Nesta etapa também deverá ser definido o segmento no qual o buffet atuará de forma mais específica, tais como festas para empresas, eventos infantis, casamentos, formaturas, recepções etc.

Todas essas informações são de suma importância para analisar os fatores seguintes quanto à abertura do negócio. Instituições de apoio ao empreendedorismo oferecem bastante suporte neste momento, como no caso do Sebrae, por exemplo.

Escolher o melhor local

A definição do local é de suma importância para garantir que o negócio prospere. De acordo com especialistas, esse item é tão importante que chega a responder por 25% dos fatores que determinam o número de clientes de uma empresa.

Para escolher o melhor local, é preciso considerar o espaço físico disponibilizado para eventos, espaço para cozinha industrial, estacionamento, suprimento de água, energia e demais condições de higiene e segurança necessárias.

Após o funcionamento, esse local também deverá contar com serviço de wi-fi e otimização do espaço para melhor atender os clientes.

É preciso enfatizar que antes de fechar o negócio com relação à compra ou aluguel do espaço, é necessário verificar se ele atende todas as recomendações legais exigidas pelos órgãos responsáveis pela autorização de funcionamento.

Formalizar a empresa

Formalizar a empresa diz respeito a providenciar todos os trâmites legais para obter os documentos necessários para início das atividades. Para isso é indispensável contar com os serviços de um contador experiente que atuará na orientação e realização de todas essas tarefas de cunho burocrático.

Vale ressaltar que além de necessitar das autorizações específicas da prefeitura municipal, junta comercial e demais órgãos, pelo fato de o buffet atuar no segmento de alimentos, também deverão ser obtidas autorizações especiais de órgãos como a Anvisa, por exemplo.

Estruturar o espaço

como-montar-um-buffet_1

Depois de obtidas as devidas autorizações, é hora de dar vida ao espaço idealizado no planejamento.

Como montar um buffet envolve primeiramente montar uma cozinha industrial com a finalidade de atender aos eventos internos e externos. Nesse momento também é necessário adquirir as mesas e cadeiras que serão utilizadas durante os eventos.

Também deverá ser observada a estrutura dos banheiros, verificando as condições de uso em atendimento também às mulheres que estejam com crianças de colo.

O estacionamento deverá contar com manobrista e na entrada deverão ser disponibilizadas recepcionistas para encaminhar os convidados.

Tanto no Buffet para casamento quanto para festas de aniverário infantil é fundamental ter seguro. No primeiro caso, é interessante ter motoristas.

 

Montar a equipe

Outro fator que exerce uma grande influência no sucesso do negócio é a equipe de trabalho. Todos os colaboradores de um buffet devem possuir experiência na função que irão exercer assim como serem constantemente capacitados para prestar o melhor atendimento.

Para montar a equipe são necessários: Gerente, cozinheira, fritadeira, salgadeira, garçons, ajudantes de garçons, seguranças, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, recepcionista e manobrista.

Estabelecer parcerias

Grande parte dos clientes, ao contratarem os serviços de um buffet geralmente necessitam de fotógrafos profissionais, especialistas em filmagens ou serviços de som.

Por conta disso, ao montar um buffet é interessante estabelecer parcerias com profissionais da área de fotografia, decoração, Djs, montagem de som etc, com a finalidade de disponibilizar os melhores serviços aos clientes.

Obviamente que todos os serviços devem estar embutidos no preço acordado conforme tipo do evento realizado e número de convidados. Tudo deve ser colocado na ponta do lápis, jamais esquecendo de considerar a margem de lucro.

Com todas essas informações sobre como montar um buffet, tanto para aniversário infantil quanto para casamentos, fica evidente que se trata de um negócio altamente lucrativo e que exige bastante atenção aos detalhes.

Imagens: casamentosemerro.com

Publicidade

Isso pode te interessar: