Como Montar Um Restaurante pequeno, self-service – Passo a Passo


O sonho de muitas pessoas que possuem habilidades culinárias é saber como montar um restaurante e finalmente trabalharem com aquilo que amam.

Para isso, não basta saber preparar inúmeras delícias na cozinha, é preciso considerar diversos outros aspectos para que o negócio obtenha êxito. E é justamente sobre isso que falaremos.

Publicidade

Tipo de restaurante que você irá montar

O ramo gastronômico é um dos mais diversificados que existem. Logo, é possível abrir um self-service com diversos pratos, um restaurante a la carte, um local especializado em carnes ou em massas etc.

Por isso, para quem deseja saber como montar um restaurante, antes de mais nada é necessário identificar qual tipo de estabelecimento será montado.

Isso também envolve o tipo de público que será atendido. Se será um restaurante mais popular ou sofisticado, se servirá apenas almoço ou também jantar etc.

Planejar como montar um restaurante

A etapa do planejamento é fundamental antes de efetivamente abrir um negócio. Nela é preciso considerar diversos fatores, tais como:

1 – Pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado envolve saber quais são os principais concorrentes dentro do segmento em que se pretende atuar, fazer uma estimativa do número de clientes, o que as pessoas esperam quanto aos pratos ou serviços oferecidos pelos restaurantes etc.

2 – Levantamento do valor a ser investido

Na fase de planejamento, é indispensável fazer uma projeção do faturamento mensal, valores necessários quanto ao investimento inicial, como aluguéis, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios etc. Tudo deverá ser colocado na ponta do lápis.

3 – Conhecer as exigências legais

Para que um restaurante comece a funcionar em conformidade com a legislação, são necessários vários trâmites junto à Anvisa e demais órgãos responsáveis pela emissão de alvará, certidões etc. Saber esses procedimentos na etapa do planejamento já economizará bastante tempo do proprietário do restaurante.

4 – Definição do local

Após comprovar a viabilidade econômica do negócio assim como estar ciente de todas as exigências necessárias, o próximo passo que envolve como abrir um restaurante diz respeito à definição do local.

A depender do tipo de restaurante a ser aberto e do tipo de cliente a ser atendido, o local deverá ser escolhido estrategicamente. Isso determinará o fluxo de clientes.

Dentro do possível, é um diferencial muito importante que o restaurante conte com um estacionamento, facilitando o acesso dos clientes.

Quanto ao local, é imprescindível que ele atenda todas as necessidades quanto ao espaço, estrutura da cozinha, ventilação e demais normas básicas de saúde, segurança e higiene.

como-abrir-restaurante

5 – Formalização da empresa

A etapa de formalização da empresa envolve providenciar todos os documentos necessários para sua abertura e funcionamento. Para isso, é indispensável contar com os serviços de um escritório de contabilidade que já possua amplo conhecimento quanto a este processo.

Veja nesse artigo como abrir CNPJ.

6 – Montagem do cardápio e da estrutura

Antes de iniciar as atividades, o cardápio deve ser estruturado de acordo com o tipo de restaurante, buscando sempre trabalhar com opções determinadas, ainda que o restaurante seja do tipo self-service.

Referente à estrutura de um restaurante, ela pode variar de acordo com o tipo. De forma geral, para que as atividades sejam iniciadas são necessários: Fogões industriais, freezers, geladeiras, fornos, fritadeiras, espremedores de suco, liquidificadores, processadores de alimentos, buffets (carros térmicos), cubas, terminal eletrônico de atendimento (com emissão de cupom fiscal), utensílios de cozinha etc.

7 – Formação da equipe

Um restaurante deverá contar com vários profissionais que possuam experiência neste ramo. Entre eles: Cozinheiros, auxiliares de cozinha, garçons caixa e um gerente.

A quantidade de profissionais atuantes no restaurante deve variar conforme a quantidade de pessoas atendidas e volume de refeições servidas.

8 – Estruturação de um delivery

A depender do tipo de restaurante a ser aberto, é indispensável a estruturação de um serviço de delivery que poderá entregar marmitas na residência dos clientes.

Para isso, é indispensável contar com um entregador e disponibilizar uma máquina de cartão externa para recebimento dessas entregas.

9 – Divulgação do restaurante

Quanto à divulgação do local assim como também de todos os pratos servidos ou entregues, é indispensável contar com os recursos disponibilizados pelas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram.

Inclusive, vale muito à pena investir em fotos profissionais para divulgação dos pratos, tornando-os ainda mais atrativos aos olhos dos clientes.

A página também deverá conter telefone e demais informações que facilitem o contato dos clientes. Divulgar diferenciais do local, promoções e eventos é uma excelente estratégia para fazer com que o número de clientes aumente.

Saber como montar um restaurante não é um bicho de sete cabeças. No entanto, é preciso dar bastante atenção aos detalhes, fazendo com que o negócio seja cada vez mais próspero.

Imagem: blog.indusfrio.com.br; Canal Youtube – TV Aparecida

 

Publicidade