Como Montar Um Salão de Beleza Simples e Gastando Pouco


A maioria das pessoas que sonham em abrir o próprio negócio na área de beleza e estética se perguntam como montar um salão de beleza de forma prática.

Em resposta a esta questão, é necessário verificar algumas medidas bem simples envolvendo o ato de planejar, abrir e iniciar os serviços oferecidos pelo salão. Acompanhe!

Publicidade

6 Passos para Montar um Salão de Beleza

1. Analisar o mercado

Para saber como montar um salão de beleza, antes de mais nada é preciso analisar o mercado. Para que o negócio prospere é fundamental mensurar a viabilidade.

Para isso, o empreendedor deverá verificar quais são os principais salões de beleza que já atendem na cidade, o que eles oferecem, a qualidade dos profissionais, preços praticados, qual deles possui maior número de clientes etc.

Um salão de beleza necessita oferecer algo de diferente com relação aos demais, buscando se destacar no mercado em que atua.

Isso também envolve os tipos de clientes que o salão de beleza pretende atender, já que este fator interferirá em todas as outras decisões quanto à abertura do negócio.

2. Definir os serviços oferecidos

I love my job. Beautiful hairdresser doing hairstyle to her client and smiling at camera while standing on the background of a professional hairdressing salon

Depois da etapa de pesquisa de mercado, é preciso listar os serviços que serão oferecidos no salão. Com base neles é que serão adquiridos todos os produtos e equipamentos necessários, assim como elaborar as estratégias para divulgação do negócio.

Entre os serviços de um salão de beleza, é preciso verificar se eles atenderão somente mulheres ou também incluirá os homens. Se atuará com serviços específicos para eventos como casamentos e formaturas, se oferecerá um serviço personalizado para crianças etc.

Além dos serviços básicos na área de estética capilar, é interessante estudar a possibilidade de atrelar serviços de maquiagem, manicure etc.

3. Analisar e escolher um bom ponto comercial

O ponto comercial onde o salão será estabelecido é essencial para gerar fluxo de pessoas e consequentemente, clientes.

O local deverá ser facilmente visualizado e dentro das possibilidades deverá proporcionar estacionamento aos clientes (ainda que pequeno).

É preciso não optar por locais situados em vias muito movimentadas (com grande fluxo de veículos), já que elas podem dificultar bastante o estacionamento e até mesmo a identificação do salão.

Outro aspecto diz respeito aos tipos de clientes que serão atendidos. Quanto maior o nível social, melhor o salão de beleza precisa estar localizado, preferencialmente próximo a bairros considerados nobres.

Quanto à estrutura interna do local, é de suma importância observar se ele terá espaço necessário para comportar todos os itens para o funcionamento do salão, tais como lavadores, cadeiras e demais equipamentos.

4. Montar a estrutura do salão de beleza

Durante a escolha do local onde será instalado o salão de beleza talvez alguns deles já sejam equipados com itens básicos como lavadores e balcões.

No entanto, muito possivelmente seja necessário que o proprietário do salão tenha de arcar com toda estrutura para colocar o negócio em funcionamento.

Nesta etapa é preciso fazer um levantamento de todos os itens necessários buscando comprá-los em um fornecedor que ofereça os melhores preços e condições de pagamento sem perder a qualidade, é claro.

O ambiente de um salão de beleza deve sempre ser leve e de alto astral, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade. Obviamente, por se tratar de um local onde a estética é valorizada, ele deve ser bem decorado e organizado.

5. Escolha dos fornecedores de produtos

Ao comprar os produtos que serão utilizados no salão de beleza é imprescindível contar com fornecedores que proporcionem máximo nível de qualidade, preço atraente e diversas formas de pagamento.

No entanto, antes de mais nada deve-se priorizar a qualidade dos produtos, que sempre deverão ser devidamente testados e aprovados pelos órgãos competentes.

Para quem deseja saber como montar um salão de beleza é fundamental jamais manter estoques altos de produtos. A depender da demanda inicial de clientes, é possível que eles demorem um pouco para terminar, o que significa dinheiro quase parado, que poderia ser utilizado em outras coisas.

 

6. Divulgação do salão de beleza

Para divulgar o salão de beleza e seus respectivos serviços, uma excelente alternativa consiste em organizar um evento pequeno com alguns convidados para inauguração do local. É indispensável caprichar bastante nas fotos e divulgá-las nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Por falar neste assunto, é imprescindível criar uma página no Facebook exclusivamente para o salão de beleza, usando-a para divulgar os serviços e também adicionar conteúdos que despertem a atenção dos clientes.

Com todos esses passos que envolvem como montar um salão de beleza simples, o empresário obterá muitas chances de sucesso e excelentes resultados.

Imagem: JT Arquitetura

Publicidade

Isso pode te interessar: