Como Montar uma Assistência de Conserto de Celular para Manutenção


Aprender como montar uma assistência de conserto de celular consiste numa das melhores oportunidades de negócio hoje em dia, especialmente nas pequenas e médias cidades ou em bairros periféricos de cidades grandes.
Para saber todos os detalhes para obter bons lucros nessa atividade, fique de olho no nosso post.

6 passos de como montar uma assistência de conserto de celular

1 – Fazer um curso de manutenção de celular

O primeiro passo para abrir uma assistência técnica para celulares consiste em fazer um curso especializado na área, que é o de manutenção de celular. Ainda que o futuro proprietário já tenha algum conhecimento, sempre é bom fazer uma reciclagem dos conhecimentos, já que os modelos de celular estão modificando a todo momento.

Publicidade

2 – Levantar informações sobre o mercado

Saber como montar uma assistência de conserto de celular envolve levantar uma série de informações preliminares do mercado, que são:

– Quantidade e localização das empresas que atuam nesse ramo na cidade e região que se pretende atuar;
– Preço médio cobrado pelas principais assistências técnicas de celulares;
– Tempo médio de atendimento na solução dos principais problemas apresentados pelos clientes.

Com essas informações em mãos, fica fácil identificar em quais aspectos a assistência poderá se diferenciar daquelas que já existem na cidade assim como definir uma localização onde esse tipo de serviço ainda é escasso.

3 – Providenciar os equipamentos e materiais necessários

Ao aprender como montar uma assistência de conserto de celular é imprescindível saber com antecedência quais são os equipamentos e materiais necessários para o estabelecimento. Eles são basicamente:

– Mantas e pulseiras antiestáticas;
– Pinças, espátulas e chaves;
– Peças para celular, tais como displays, cabo flat e baterias;
– Estufa de cura;
– Estação de solda profissional;
– Cuba limpadora ultrassom;
– Fonte de alimentação digital regulável.

Além desses itens, o local deverá contar com computador, telefone fixo, telefone celular, mesas e cadeiras para atendimento. Ao fazer o levantamento de preços de todos os itens para a assistência técnica de celular é indispensável ter em mãos, no mínimo, orçamentos de 3 empresas diferentes, buscando manter a qualidade por um preço justo e melhores condições de pagamento. Esta é uma das principais etapas ao aprender como montar uma assistência de conserto de celular.

4 – Escolher e organizar o local

Assim que os equipamentos e materiais estiverem todos providenciados é o momento de escolher e organizar o local onde a empresa será fixada. Isso será definido com base na pesquisa de mercado na qual é necessário procurar por salas comerciais em regiões onde há escassez desse serviço ou o atendimento oferecido não é satisfatório.

A sala deverá comportar todos os equipamentos e materiais assim como ter espaço suficiente para acomodação dos colaboradores e espaço para atendimento aos clientes. A escolha e organização do local também envolve cumprir com diversos requisitos legais, tais como abertura de CNPJ, emissão de alvará etc.

5 – Treinar os colaboradores

Antes de iniciar o atendimento, a tarefa de saber como montar uma assistência de conserto de celular também requer treinar os colaboradores. Esse treinamento envolve a parte de atendimento e normas a serem seguidas, já que o recomendável é que essas pessoas já sejam contratadas com um certo nível de experiência em conserto de celulares.

6 – Controle de recebimentos e custos

Logo nas primeiras etapas da abertura do negócio é imprescindível registrar tudo que se refere aos recebimentos e custos. A princípio esse controle pode ser feito por meio de uma planilha Excel e, posteriormente com o aumento do faturamento, por meio de um software. Esse controle é imprescindível para fazer um balanço ao final do mês e mensurar os lucros da empresa.

Informações sobre o setor de conserto de celular

– De acordo com um levantamento realizado por uma afiliada da Rede Globo em Campinas, o setor de conserto de celulares apresentou crescimento de 100% no ano de 2016;
– Em virtude do momento de retração econômica, cada vez mais pessoas estão optando por prolongar a vida útil do aparelho, evitando despesas elevadas ao adquirir um aparelho novo. Isso demonstra que saber como montar uma assistência de conserto de celular apresenta crescente demanda;
– A média diária dos serviços de assistência técnica para celulares também aumentou. De acordo com as empresas entrevistadas, anteriormente havia um volume médio diário de 6 aparelhos a serem consertados. Atualmente essa demanda pelos serviços de conserto é de 20 aparelhos por dia;
– Além dos consumidores em geral, as empresas também estão optando pelo conserto dos aparelhos ao invés de adquirirem novos celulares.

Essas informações evidenciam que saber como montar uma assistência de conserto de celular consiste numa vantajosa oportunidade de negócio.

Imagens: montarumnegocio.com / economia.culturamix.com

Publicidade