Como Montar uma Bomboniere de Bairro com Pouco Dinheiro


Saber como montar uma bomboniere é o desejo de muita gente que sonha em trabalhar de forma independente e finalmente não ter de estar subordinado a um chefe.

Para responder a esta pergunta e abordar de forma bem simples todos os aspectos que envolvem esse tipo de negócio, decidimos elencar alguns fatores a serem considerados para a abertura do empreendimento. Acompanhe!

Publicidade

1. Planejar é o primeiro passo de como montar uma bomboniere

A bomboniere consiste em um estabelecimento comercial especializado na venda de doces, chocolates, balas, chicletes, refrigerantes, sucos etc. Trata-se de um tipo de negócio que vem obtendo cada vez mais espaço no mercado.

Entretanto, antes de abri-lo é preciso fazer um planejamento prévio considerando: Se há concorrentes e quantos são, qual a demanda de clientes esperada, qual a estimativa de faturamento, valor a ser investido no negócio etc.

Buscar levantar essas informações previamente é de suma importância para garantir a prosperidade do negócio. Nessa etapa, instituições como o Sebrae oferecem grande apoio para os empreendedores auxiliando a identificar os detalhes quanto a todos esses fatores.

2. Escolher o local

O local onde será instalada a bomboniere não necessita ser muito grande. O importante é garantir que os produtos estejam bem expostos de maneira a atrair a atenção dos clientes.

Além disso, também será necessário contar com uma pequena cozinha para produção e organização dos doces. Por atuar no ramo alimentício, é ainda mais indispensável que o local esteja sempre limpo e organizado, obedecendo às normas estabelecidas quando à higiene e segurança dos alimentos.

3. Formalizar o negócio

Após a escolha do local, é preciso formalizar o negócio junto aos órgãos responsáveis, tais como prefeitura municipal, junta comercial e até mesmo à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nesta etapa é indispensável contar com o apoio de um contador que atuará auxiliando e executando todos os trâmites burocráticos necessários para a abertura da empresa.

4. Montar a estrutura do local

como-montar-uma-bomboniere

Após obter todas as autorizações necessárias, é hora de montar a estrutura do local.

Para isso é preciso equipar a cozinha com todos os itens necessários para a elaboração dos doces a serem vendidos assim como providenciar balcões de atendimento, estantes, prateleiras, vitrine, freezer vertical, caixa registradora, máquina de cartão e demais itens necessários para o funcionamento do negócio.

5. Montar a equipe de trabalho

De forma geral, em uma bomboniere bastam no máximo 2 pessoas: Uma para fazer os doces e uma para atender e cobrar. Vale ressaltar que, a depender do número de clientes atendidos, sobretudo nos horários de pico, é interessante que seja disponibilizada uma pessoa exclusivamente para cobrar enquanto outra se dedica somente a atender.

O bom atendimento é fundamental para atrair e fidelizar clientes. Por isso, é indispensável investir no constante aperfeiçoamento da equipe.

Isso envolve fazer cursos quanto às aprimoradas técnicas para elaboração dos doces, atender os clientes sempre com cordialidade e simpatia etc.

6. Atender encomendas

Atender encomendas é uma estratégia muito interessante a ser adotada por uma bomboniere no intuito de potencializar os lucros.

Muitas pessoas necessitam desses itens para festas e eventos. Logo, trata-se de um momento muito propício para faturar, seja em festas infantis, aniversários, pequenas confraternizações, festas de empresas, casamentos, formaturas etc.

7. Divulgar o negócio

Para que o negócio fique cada vez mais conhecido e também para que os clientes comecem a fazer encomendas, uma excelente alternativa consiste em divulgar a empresa por meio das redes sociais como Facebook e Instagram.

Para isso é fundamental investir em fotos bem caprichadas dos doces disponibilizados pela bombiniere, assim também como da estrutura do local. Nesse caso, vale à pena investir na contratação de um fotógrafo profissional para fazer as fotos.

Na página também deverá ser disponibilizado um telefone para contato, preferencialmente um fixo e um celular (com Whatsapp). Todos esses detalhes fazem parte da divulgação do negócio assim como também da marca da empresa, itens indispensáveis para atrair e fidelizar clientes.

O capricho em cada detalhe é a grande chave para o sucesso desse tipo de negócio. Uma dica interessante para buscar inspiração nas mais famosas bombonieres espalhadas pelo Brasil, é curtir páginas no Facebook e segui-las também no Instagram.

Com todas essas dicas de como montar uma bomboniere, as chances do negócio prosperar são altíssimas.

 

SAIBAM MAIS: Os Segredos para criar um Negócio de Doces Lucrativos

 

Imagem: akiefesta.com.br; 

 

 

Publicidade

Isso pode te interessar: