7 Dicas de Como Montar uma Empresa de Sucesso Passo a Passo


Estudos apontam que o índice de negócios que chegam à falência logo nos primeiros anos após a inauguração ainda é bem alto. Nesse contexto, surge a inevitável pergunta: Como montar uma empresa da maneira certa e fazer com que ela prospere?

Para responder a esta pergunta, é necessário considerar uma série de fatores que infelizmente muitas vezes passam despercebidos aos olhos de muitos empreendedores. Tais fatores são primordiais para garantir que um negócio comece com o pé direito. Confira.

Publicidade

Como Montar uma Empresa com Maiores Chances de Sucesso

1. Pesquisar sobre o público-alvo

Antes de montar uma empresa, sem dúvida alguma, o passo mais importante a ser dado é pesquisar e conhecer com bastante clareza o público-alvo, ou seja, os potenciais clientes.

Ao oferecer seus produtos ou serviços, os empreendedores deverão estar bem atentos quanto aos hábitos, comportamentos, nível de renda, perfil de compra e demais aspectos que envolvem seus potenciais consumidores.

Somente a partir dessas informações é que será possível elaborar um plano de marketing coerente e eficaz, que proporcione os melhores resultados com relação às futuras vendas.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

2. Saber como montar uma empresa envolve também os concorrentes

Muitos empreendedores podem considerar isso um pouco estranho. Mas é indispensável realizar pesquisas acerca da atuação dos principais concorrentes.

Estudá-los é fundamental para verificar preços aplicados no mercado, atuação das empresas concorrentes, há quanto tempo elas estão no mercado e uma série de outras informações que poderão oferecer um “norte” ao empreendedor.

Outro aspecto a ser considerado é pensar: Como montar uma empresa inovadora sem conhecer o que as demais já oferecem no mercado? Esta é outra excelente razão para estudar os concorrentes.

3. Fazer cursos para empreendedores

De forma geral, os empreendedores são bastante práticos e, ao abrirem uma empresa, dedicam-se bastante aos aspectos operacionais ou comerciais do negócio, esquecendo de obter conhecimento acerca das questões de gestão financeira, de recursos humanos, estoques etc.

Por isso, para saber todos os pormenores que envolvem como montar uma empresa, é de suma importância que os empresários façam cursos voltados ao empreendedorismo, abrangendo todas as áreas da gestão de um negócio: Financeira, recursos humanos, vendas, liderança etc.

Publicidade

Várias instituições brasileiras oferecem imenso apoio por meio de cursos, consultorias e demais atividades no intuito de fortalecer o empreendedorismo no país. Um exemplo clássico dessas instituições é o Sebrae.

4. Compreender os números

como-montar-uma-empresa_2

Para que um negócio obtenha lucro, somente boas intenções não bastam. É imprescindível que o empreendedor busque compreender o que os números significam para a saúde da empresa.

Isso significa saber interpretar como eles impactam no negócio, assim como buscar os melhores métodos de registrá-los e mensurá-los.

A elaboração do fluxo de caixa é um deles, onde são registradas diariamente todas as entradas e saídas da empresa, fazendo com que fique bem claro o valor faturado e o que foi gasto com despesas. É impossível que uma empresa prospere sem um controle afiado das finanças.

5. Investir na divulgação dos produtos ou serviços

Na área de marketing há um ditado antigo que ainda é bastante utilizado: “Quem não é visto não é lembrado. ” E é isso mesmo. Para que o faturamento atinja o valor desejado, é preciso tornar a empresa cada vez mais conhecida no mercado, fortalecendo a marca diante dos consumidores e da sociedade como um todo.

6. Utilizar amplamente as mídias digitais

Devido ao profundo avanço tecnológico e aumento do acesso às redes sociais, o Facebook e Instagram, por exemplo, transformaram-se na maior vitrine de negócios em âmbito mundial. Estudos apontam que mais de 90% dos usuários recorrem à internet antes de efetuarem uma compra.

Portanto, é questão de sobrevivência que as empresas invistam na estruturação de um site institucional atraente, conteúdos otimizados pela blogs e redes sociais etc.

Empresas que capricham nesta divulgação aumentam substancialmente as chances de obterem os melhores resultados financeiros.

7. Escolher uma boa equipe ao montar sua empresa

É impossível que um negócio prospere sem a colaboração de pessoas que realmente estejam engajadas. Busque pessoas que acima de qualquer coisa sintam amor pelo que fazem e valorize-as.  É mais que comprovado que pessoas motivadas e satisfeitas no trabalho são muito mais produtivas.

Por todas estas questões, fica claro que saber como montar uma empresa envolve diversos aspectos que jamais poderão ser negligenciados. Disso depende o sucesso ou fracasso do negócio!

Imagens: destinonegocio.com.br; wedologos.com.br

 


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.