Como Montar uma Lan House com Pouco Dinheiro Passo a Passo


Embora muitas pessoas possam contar com acesso à internet em casa, há uma grande demanda por outros tipos de serviços. Por esta razão, muitos empreendedores desejam saber como montar uma lan house.

Antes de mais nada é preciso considerar alguns aspectos básicos que envolvem a abertura deste tipo de negócio. Acompanhe!

Publicidade

Estudo da viabilidade do negócio        

O primeiro passo que envolve como montar uma lan house diz respeito ao estudo da viabilidade do negócio. Isso ocorre por meio da análise dos concorrentes, verificação da demanda pelos serviços oferecidos, estimativa de faturamento, valor de investimento, concorrentes etc. Para auxiliar os empreendedores, muitas instituições como o Sebrae oferecem um amplo apoio aos empresários.

Planejamento em como montar uma lan house

De forma geral, as lan houses atuam com diversos tipos de serviços, especialmente utilizados pelo público mais jovem. Entre os principais serviços que poderão ser fornecidos, estão:

– Jogos virtuais em rede;

– Pesquisas,digitação e digitalização de documentos, imagens e currículos;

– Descarregamento de fotos;

– Cópias e impressão de documentos;

– Serviços de manutenção em computadores e impressoras;

– Pagamento de boletos (água, luz, telefone etc);

– Venda e recarga de cartuchos;

– Recarga de celular;

– Venda de acessórios de informática.

como-montar-uma-lan-house_2

8 Passos para Montar uma Lan House

Confira os oito passos fundamentais para abrir uma lan house:


1 – Equipamentos necessários em uma lan house

Os equipamentos necessários que envolvem como abrir uma lan house, são basicamente:

– Computadores adaptados para jogos em rede com webcan e fones de ouvido;

– Impressoras com scanner e copiadoras;

– Cabeamento estruturado para rede;

– Mesas, cadeiras, balcão e telefone;

– Softwares de acordo com os serviços prestados.

2- Escolher uma boa localização

A localização é um item bastante importante quanto à montagem da lan house. De forma geral, é preferível que ela seja instalada em regiões com tráfego intenso das pessoas que necessitarão desses serviços.

Uma boa opção é também abrir em bairros mais periféricos, onde há uma certa carência por este tipo de serviço.

Vale ressaltar que para abrir esse negócio, não é necessário investir em um imóvel próprio. Bastar alugar conforme a localização que favoreça uma maior quantidade de clientes.

3- Legalização da Lan House

Para montar uma empresa no Brasil é necessário ter CPNJ (artigo). O SEBRAE de sua cidade poderá te ajudar nos processos legais da abertura de sua empresa.

4 – Montar uma boa equipe

Ainda que uma lan house não demande mais que dois funcionários, é indispensável que eles tenham bastante conhecimento técnico na área de informática e possuam certa facilidade com atendimento, já que isso fará parte da rotina deles.

Além do mais, pelo fato de trabalharem com um certo fluxo de dinheiro, é preciso ter uma postura ética e responsável, além de é claro boas noções de matemática.

5 – Oferecer serviços diferenciados

Para otimizar o investimento realizado em máquinas e equipamentos, uma excelente ideia quanto aos serviços oferecidos na lan house é oferecer mini cursos na área da informática, ministrados por professores especializados.

Para isso, é preciso consultar um contador para verificar as informações que deverão constar no contrato social para comportar essa atividade juntamente com os serviços da lan house.

6 – Oferecer comidas e bebidas

Geralmente os clientes de uma lan house possuem o hábito de comer ou beber alguma coisa enquanto fazem seus trabalhos ou jogam.

Desta forma, para otimizar os lucros é interessante oferecer comidas e bebidas de fácil consumo, como refrigerantes ou sucos em lata, água, salgadinhos, lanches naturais etc.

7 – Fazer uma ampla divulgação do negócio

Não é novidade que a internet se transformou no maior canal de comunicação entre empresas e clientes. Justamente por esta razão, é indispensável que o empreendedor faça uma ampla divulgação da lan house nas redes sociais.

Com isso, o estabelecimento irá se transformando em um local de referência para quem necessita dos serviços oferecidos. Para esta divulgação, é preciso caprichar nas fotos do local e gerar conteúdos que atraiam a atenção dos clientes.

8 – Atentar-se para a depreciação dos equipamentos

Os computadores de uma lan house sofrem um desgaste muito grande (depreciação). Por isso, é indispensável considerar que eles devam receber manutenção e até mesmo sejam renovados com uma certa constância, fazendo com que a qualidade do serviço não seja prejudicada. O mesmo vale para as impressoras e copiadoras.

Com todas essas informações sobre como montar uma lan house fica evidente que este tipo de negócio pode proporcionar bons resultados para o empreendedor desde que ele trabalhe com criatividade.

Imagem: trabalharemcasaideias.com;  pinterest.com

Publicidade

Isso pode te interessar: