Como Montar Uma Lanchonete de Sucesso

Em nome do sonho de começar um negócio próprio, cada vez mais pessoas desejam saber todos os aspectos que envolvem como montar uma lanchonete.

Por esta razão decidimos elaborar todos os passos que envolvem o início desta atividade, desde o planejamento até a execução. Acompanhe!

Como montar uma lanchonete – Planejamento

O planejamento consiste numa etapa fundamental para a criação de todos os tipos de negócio. É nesta fase que será analisada a viabilidade do empreendimento e demais fatores que irão definir os rumos da atividade.

Planejar envolve conhecer o mercado, saber em qual região este tipo de negócio será mais atrativo, verificar os preços praticados, definir o que será vendido, fazer uma estimativa de faturamento mensal, calcular o investimento necessário (máquinas, equipamentos, matéria-prima, folha de pagamento etc) e quais fontes de capital serão utilizadas.

Publicidade

Embora esta etapa seja um pouco mais demorada, ela é imprescindível para que a empresa obtenha êxito. Algumas instituições como o Sebrae, por exemplo, auxiliam os empreendedores quanto ao planejamento e estudo de viabilidade do negócio, documentação e exigências necessárias (como documentos, certidões etc).

Escolher o local

Confirmada a viabilidade do negócio, a próxima etapa que envolve como montar uma lanchonete diz respeito à escolha do local onde ela será estabelecida.

É muito importante verificar se o lugar atende todas as condições de higiene e segurança para preparação dos alimentos, ventilação, estrutura da cozinha e é claro a localização geográfica, que interferirá bastante no fluxo de clientes.

Formalizar a empresa

Feita a escolha do local onde funcionará a lanchonete, é obrigatória a formalização da empresa, já que principalmente no ramo alimentício são necessárias certidões específicas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal etc.

Além disso, nesta etapa será providenciada toda documentação quanto ao registro do CNPJ, emissão de alvará e demais requisitos essenciais à abertura de uma empresa.

Para isso é fundamental contar com os serviços de um escritório de contabilidade que poderá cuidar de todos esses trâmites.

Publicidade

Montar a estrutura

Após a análise desse item durante a etapa do planejamento, é hora de dar vida à estrutura do local. Basicamente, uma lanchonete deverá contar com freezers, geladeira, fritadeira, chapa, forno, coifa, microondas, espremedor de frutas, liquidificador, balcões climatizados, terminal eletrônico de atendimento (com emissão de cupom fiscal), utensílios de cozinha, copos, pratos, talheres etc.

Estruturar o serviço de entrega (delivery)

Em virtude de um cotidiano cada vez mais tumultuado, a maioria das pessoas prefere pedir lanches para entrega a domicílio. Por esta razão, para aumentar as vendas, é indispensável ter um serviço de delivery.

Para estruturá-lo, é necessárioL manter ao menos um telefone de contato para que os clientes liguem fazendo os pedidos, ter um entregador à disposição e se possível investir em uma máquina de cartão, já que muitas pessoas costumam pagar desta forma.

Definir um cardápio atrativo

como-montar-uma-lanchonete_1

Outra etapa que trata sobre como montar uma lanchonete diz respeito à definição do cardápio. Isso determinará todos os itens que serão servidos aos clientes assim como os alimentos comprados para preparação de lanches, salgados, sucos etc.

É interessante que o estabelecimento trabalhe com lanches mais convencionais como também invista em algumas opções diferenciadas, já que isso costuma chamar bastante a atenção dos clientes.

Montar a equipe

De forma geral, para início das atividades, a equipe poderá ser montada com cerca de 4 pessoas:

– Chapeiro: Que deverá saber como preparar todos os lanches oferecidos no cardápio. Lembrando que a quantidade de chapeiros deve variar conforme o número de lanches feitos para não sobrecarregar demais o profissional ou correr o risco de não conseguir entregar em um tempo razoável;

– Caixa: É importante que o caixa fique exclusivamente nesta função, evitando erros quanto aos recebimentos, trocos etc;

– Garçon: Para iniciar as atividades, a lanchonete deverá contar com pelo menos um garçon, lembrando também que a quantidade de garçons deve variar conforme o fluxo de clientes no local;

– Auxiliar de cozinha: Este profissional poderá preparar sucos, lavar a louça e cuidar da limpeza da cozinha.

Divulgação do negócio

Para fazer a divulgação do negócio é fundamental contar com as redes sociais como Facebook e Instagram. Para isso, é necessário investir em fotos caprichadas dos lanches com pequenas legendas, não esquecendo de colocar o telefone e endereço da lanchonete.

Com essas etapas, fica fácil perceber que saber como montar uma lanchonete envolve atenção em cada detalhe.

Imagem: criarlogotipo.com

Imagem: blog.novasafra.com.br

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar