7 Passos em Como Montar uma Padaria Pequena de Sucesso


Grande parte dos brasileiros sonham com um negócio próprio e saber como montar uma padaria pode ser a chance de transformá-lo em realidade. Por este motivo, vamos abordar de maneira bem fácil todas as etapas que envolvem a abertura deste tipo de empreendimento.

ATENÇÃO: Pensando em abrir uma PADARIA?

Se você está cogitando abrir uma PADARIA, saiba que esse é um mercado concorrido. Porém, existem estratégias específicas que podem fazer com que uma loja alavanque MUITO suas margens de lucro, por mais pequena que ela seja. Os editores de nosso site pesquisaram afundo essas estratégias e após conversar com profissionais da área, acabamos conhecendo o método simples e rápido que pode ajudar quem deseja em ter sucesso com uma padaria, conhecça essas estratégias FÁCEIS assistindo esse vídeo grátis (CLIQUE AQUI).

MONTAR-PADARIA

 


 

1 – Planejamento de como montar uma padaria

Em todo negócio, a etapa do planeamento é fundamental. Nela são analisados os principais aspectos que irão determinar o bom andamento das atividades e é claro, o sucesso do empreendimento.

Planejar sobre como montar uma padaria envolve conhecer o mercado, quais são os principais concorrentes, quais são as padarias já existentes próximas à região onde se deseja atuar, tipo de clientes a serem atendidos, valor a ser investido, estimativa de faturamento etc. Com essas informações preliminares fica muito mais fácil iniciar o negócio de maneira simples.

2 – Escolha do local

A escolha do ponto onde a padaria será estabelecida é fundamental para atrair os clientes.  Para escolher o local também é muito importante levar em consideração o público a ser atendido.

Por exemplo, se a padaria visa atender a consumidores mais exigentes, com nível social um pouco mais elevado, ela deverá estar localizada em um bairro nobre, mais próximo a essas pessoas.

Ainda com relação ao local, é fundamental que ele atenda todas as normas de saúde, higiene e segurança estabelecidas pela lei.

3 – Formalização do negócio

Após a escolha do local é hora de providenciar a documentação necessária para formalização do negócio junto aos órgãos responsáveis.

Nesta etapa é indispensável contar com o apoio de um escritório de contabilidade que já esteja familiarizado com esses procedimentos de abertura de empresa. Especialmente para os estabelecimentos que atuam no ramo alimentício, são feitas uma série de exigências.

4 – Montagem do cardápio e da estrutura

como-montar-uma-padaria_1

Como um diferencial competitivo, muitas padarias estão optando por oferecer um cardápio contendo cafés especiais, lanches, doces, salgados etc.

Para cativar os clientes, é fundamental que ela ofereça opções que a tornem diferenciada das demais. Definir o cardápio também é essencial para facilitar a rotina do estabelecimento. Quanto à estrutura, uma padaria deve contar basicamente com:

 

– Freezers verticais e geladeira;

– Fatiadeira;

– Balcões;

– Balcões refrigerados;

– Fornos;

– Formas;

– Batedeira profissional;

– Balança digital;

– Amassadeira;

– Mesa em inox;

– Cilindro;

– Câmara de crescimento;

– Cafeteiras;

– Espremedores de fruta;

– Liquidificador;

– Chapeira;

– Terminal eletrônico de atendimento (incluindo emissão de cupom fiscal);

– Utensílios de cozinha.

5 – Contratação de funcionários

Para que uma padaria se mantenha funcionando adequadamente, são necessários poucos funcionários. Lembrando que esta quantidade pode aumentar conforme número de clientes e volume de produção. De forma geral, são necessários: Padeiro, confeiteiro, auxiliar de cozinha, atendente de balcão e caixa.

Vale ressaltar que a qualidade dos alimentos e dos serviços dependem diretamente da equipe contratada. Por isso, é muito importante investir na capacitação desses profissionais para que eles sempre ofereçam o melhor aos clientes.

6 – Harmonização do ambiente

Para cativar os clientes, é muito interessante que a padaria tenha um ambiente agradável e tranquilo. Mesas bem limpas com uma garrafinha ou vasinho de flores dão um toque delicado ao local. Músicas calmas também favorecem que os clientes sintam satisfação em visitar o lugar, tornando-se cada vez mais fiéis.

Os utensílios como xícaras, copos, taças, pratos e talheres também devem ser muito bem escolhidos, buscando sempre oferecer o melhor aos clientes que optam por comer no local.

Em suma, uma padaria deve sempre possuir um ambiente que revele limpeza, bem-estar e um certo nível de aconchego.

Uma dica interessante é buscar inspiração nas boulangeries, as famosas padarias francesas que são sinônimo de sabor e qualidade.

7 – Divulgação do negócio

Para que a padaria se torne cada vez mais conhecida, é indispensável divulgá-la nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Para isso, basta tirar fotos bem caprichadas dos produtos dispostos em “cenários” bem convidativos, colocando um pequeno texto ou frase que instigue os clientes a prová-los.

Divulgar promoções e eventos também consiste numa ótima estratégia para atrair clientes. Quanto à divulgação, parafraseando aquela máxima utilizada pelos profissionais da propaganda: “Para ser lembrado é preciso ser visto. ”

Saber como montar uma padaria requer gosto pela atividade e atenção aos detalhes. Com estes requisitos, as chances de o negócio prosperar são imensas.

MONTAR-PADARIA