Como Montar uma Sorveteria de Sucesso – Passo a Passo


No Brasil, cada vez mais pessoas desejam iniciar um pequeno negócio para adquirir a tão sonhada independência financeira. Por este motivo, muitas delas perguntam: Como montar uma sorveteria e começar a ganhar dinheiro?

Para responder a esta pergunta a auxiliar inúmeros empreendedores por todo país, decidimos elencar as etapas que envolvem o planejamento e abertura desse negócio. Confira!

Publicidade

Passo a Passo para Montar uma Sorveteria de Sucesso

Confira os passos abaixo para montar uma sorveteria lucrativa:

  1. Considerar a sazonalidade
  2. Planejamento de como montar uma sorveteria
  3. Definir o local
  4. Formalizar o negócio
  5. Organizar a estrutura
  6. Escolher sabores tradicionais e diferenciados
  7. Formação da equipe
  8. Divulgação da sorveteria 

1. Considerar a sazonalidade

Por sazonalidade entende-se uma situação que se repete em determinadas épocas do ano. A sorveteria trata-se de um negócio sazonal, já que a maior procura por sorvetes ocorre durante os períodos com temperaturas maiores.

Para lidar com isso e não sofrer prejuízos em períodos de inverno (onde há uma queda brutal das vendas), muitas sorveterias estão inovando ao acrescentarem outros tipos de produtos durante as estações mais frias.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Um exemplo disso é disponibilizar sorvetes com caldas predominantemente quentes, fazer fondues com chocolates etc.

2. Planejamento de como montar uma sorveteria

Em todos os negócios, o planejamento é fundamental para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento, aumentando as chances de sucesso na criação da empresa, independente do porte. A etapa de planejar consiste em obter informações sobre o mercado de atuação. Isso envolve saber:

– Em qual região a sorveteria seria mais atrativa;

– Quais são os preços aplicados nas empresas concorrentes;

– Definir os tipos e sabores de sorvetes que serão vendidos;

Publicidade

– Fazer uma projeção do faturamento mensal;

– Calcular o investimento em máquinas, equipamentos, ingredientes para fabricação dos sorvetes, onde será obtido o capital para abertura do negócio etc.

Ainda que essa etapa demore um pouco mais de tempo, é indispensável que seja feito um excelente planejamento. Para auxiliar os empreendedores, várias instituições como o Sebrae e a Endeavor, por exemplo, disponibilizam conteúdos gratuitos em seus sites assim como cursos presenciais por um preço acessível, visando fortalecer o empreendedorismo no Brasil.

3. Definir o local

Após verificação quanto à viabilidade do negócio, o próximo passo de como montar uma sorveteria consiste em escolher o lugar onde ela será instalada.

Para isso, é essencial que o local atenda todos os requisitos quanto à higiene e segurança para preparação e conservação dos sorvetes, assim como ventilação, estrutura da cozinha, existência de banheiros etc.

Evidentemente que durante a escolha do local, é indispensável buscar uma região que propicie um bom fluxo de pessoas, potencializando as vendas.

4. Formalizar o negócio

Definido o endereço da sorveteria, é necessário providenciar a documentação necessária para formalização do negócio junto aos órgãos competentes para emissão do CNPJ, emissão de certidões, alvarás, aprovação da Anvisa e demais documentos solicitados.

Para isso, é imprescindível que o empresário conte com o apoio de um contador, profissional que tem conhecimento de todos esses procedimentos.

5. Organizar a estrutura

Organizar a estrutura envolve dar vida a tudo que foi planejado. De forma geral, para iniciar as atividades na sorveteria, são necessários:

– Batedeira industrial;

– Liquidificador industrial;

– Maturadores;

– Fogão semi-industrial;

– Freezers para expor os sorvetes;

– Freezers para armazenagem do estoque de sorvetes;

– Freezers verticais para expor bebidas;

– Mesa de cobertura fria (cerejas, confeitos, castanhas, chocolates etc);

– Mesa de cobertura quente (caldas de caramelo, chocolate etc);

– Balcões;

– Mesas e cadeiras;

– Balança;

– PDV (terminal eletrônico de ponto de venda) com emissão de cupom fiscal;

– Itens complementares (casquinhas, copinhos, colheres plásticas, guardanapos etc).

6. Escolher sabores tradicionais e diferenciados

como-montar-uma-sorveteria_1

Entre as etapas de como montar uma sorveteria não poderia deixar de faltar a escolha de sabores tradicionais e diferenciados.

Os clientes adoram experimentar novos sabores de sorvetes. Por isso, vale à pena buscar informação quanto à preparação dos mais diversos tipos de sabores que atraiam a atenção do público.

Caprichar nas coberturas também é fundamental. É recomendável disponibilizar vários itens para complementar o sabor dos sorvetes.

7. Formação da equipe

O número de integrantes da equipe responsável pelas atividades na sorveteria dependerá do tamanho da estrutura do negócio, número de clientes e quantidade produzida. Basicamente, a equipe pode ser formada por um sorveteiro chefe, um auxiliar, um atendente de balcão e um caixa.

8. Divulgação da sorveteria

No momento de fazer a divulgação da sorveteria é indispensável utilizar as redes sociais como Facebook e Instagram. Assim, investir em fotos caprichadas dos sorvetes com pequenas descrições poderão surtir um efeito imenso quanto ao número de clientes.

Saber como montar uma sorveteria é uma tarefa que envolve uma série de detalhes. No entanto, os lucros são garantidos.

Imagem: empreendedoresweb.com.br;  culinária.culturamix.com


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.