Cartões de Crédito para Negativados – Vantagens e Desvantagens

Cartões de crédito para negativados

Cartões de crédito para negativados consistem em um dos serviços mais oferecidos para a população. No entanto, será que vale a pena? Quais são as vantagens e desvantagens? Quais cuidados considerar ao solicitar esse cartão?

Vantagens dos cartões de crédito para negativados

Acesso ao crédito parcelado

Uma das principais dificuldades de quem possui o nome negativado é não conseguir realizar compras a prazo, o que compromete ainda mais o orçamento do mês (já que é necessário pagar tudo à vista) e as famílias ficam impossibilitadas de fazer compras de diversos itens, tais como roupas, eletrodomésticos etc. Os cartões de crédito tornam possível parcelar as compras e liberar parte do orçamento do mês para quitação das dívidas.

Aproveitar melhores condições de compra

Os cartões de crédito para negativados constituem numa boa oportunidade de aproveitar melhores condições de compra, já que a maioria dos estabelecimentos oferece a possibilidade de parcelar em várias vezes sem juros no cartão, evitando que o consumidor pague juros altos. Além da oportunidade de parcelar, é possível ter uma série de vantagens nas compras feitas pela internet, tanto no que diz respeito a descontos quanto de produtos muitas vezes vendidos apenas em lojas online.

Uso emergencial

Ter um cartão de crédito, ainda que ele não seja utilizado todos os meses, é essencial para suprir questões emergenciais, como por exemplo, a compra de medicamentos, a reposição de um eletrodoméstico que quebrou etc.

Publicidade

Menor anuidade

Outra vantagem com relação a esses cartões é que eles possuem uma taxa de anuidade bem menor que os cartões tradicionais, evitando que a pessoa que já enfrenta problemas com dívidas tenha de gastar ainda mais com taxas.

Desvantagens dos cartões de crédito para negativadosCartões de crédito para negativados

Alta taxa de juros

Os juros cobrados pela operadora de cartão de crédito no caso dos cartões fornecidos a negativados é ainda maior se comparada aos cartões tradicionais. Tais juros são cobrados pelos saques, aplicados ao crédito rotativo ou no caso de atraso do pagamento total da fatura. Em outras palavras, caso o consumidor não saiba como utilizar o cartão, ele pode ser transformar em uma dívida (e em um problema) ainda maior.

Compras sem necessidade

O cartão de crédito, chamado pelos especialistas financeiros de “dinheiro de plástico”, aumenta as chances de compras impulsivas que nem sempre cabem no orçamento do consumidor. Com isso, ao não conseguir pagar a fatura mensal, começam os problemas com relação aos juros.

Cuidados ao utilizar cartões de crédito para negativados

 

Estabelecer um valor máximo de parcela

Para evitar atrasos quanto ao pagamento do cartão, o primeiro passo é estabelecer um valor seguro quanto às parcelas mensais que podem ser assumidas ao fazer compras com ele. No caso de pessoas já endividadas, o ideal é que o gasto total mensal com o cartão de crédito não ultrapasse o limite de 10% da renda.

Suponhamos uma pessoa que ganha R$1.000,00 reais. Considerando 10% da renda, o gasto total mensal com cartão de crédito deverá ser de no máximo R$100,00.

Pagar sempre o valor total

Em hipótese alguma o consumidor deverá pagar apenas o valor mínimo do cartão, já que isso faz com que a dívida se acumule para o próximo mês e com ela, os juros altíssimos. A fatura do cartão deve ser paga integralmente e na data exata do vencimento.

Publicidade

Evitar compras por impulso

Pessoas que já estão endividadas necessitam evitar qualquer tipo de compra por impulso. Os cartões de crédito para negativados devem ser utilizados apenas em casos de emergência, para itens de subsistência (alimentos, remédios ou roupas) ou em outros casos de extrema necessidade. Vale ressaltar que esse cartão deve ser encarado como algo temporário, até limpar o nome para conseguir outras formas de crédito, e não que ele se torne mais um problema.

Cartões de crédito para negativados – Quais são os mais conhecidos?

Entre os cartões para negativados mais conhecidos e escolhidos pela população, estão:

  • Ibicard Fácil;
  • Cartão de crédito BMG;
  • Acesso Card;
  • Cartão Pag Seguro Uol.

Para solicitar esses cartões de crédito para negativados, é preciso entrar em contato com uma das empresas que oferecem esses serviços, preencher um cadastro e aguardar aprovação mediante condições estabelecidas por cada uma das operadoras e instituições financeiras.

Imagens: applebyarganbright.com / onegociodovarejo.com.br

 

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar

Compartilhe