Como Consultar Número do NIT e Para Que Ele Serve?


como consultar número do NIT

Saber como consultar número do NIT é essencial para que o trabalhador acompanhe todos os benefícios trabalhistas e previdenciários aos quais ele tem direito.

O que é o NIT?

Essa sigla significa Número de Identificação do Trabalhador, sendo um número com 11 dígitos atribuídos pela Previdência Social. Além de estar associado aos trabalhadores com carteira assinada, o NIT estende-se para trabalhadores autônomos (incluindo os que nunca trabalharam com carteira assinada), os contribuintes individuais, os facultativos, os segurados especiais e os empregados domésticos.

Publicidade

O registro desse número facilita a centralização de informações junto ao INSS, Caixa Econômica Federal e demais órgãos responsáveis pela concessão de benefícios trabalhistas, previdenciários e sociais.

7 formas de como consultar número do NIT?

1 – Comparecer em uma agência do INSS

A melhor maneira de como consultar número do NIT é comparecer em uma das agências do INSS munido da carteira de trabalho ou carnê de pagamento do INSS (no caso de autônomos e contribuintes individuais e avulsos) juntamente com os documentos pessoais (com foto). Em questão de minutos são averiguadas todas as informações do cidadão, incluindo o número do NIT.

2 – Comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal

Outra maneira de como consultar número do NIT é ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar atendimento nas mesas responsáveis por assuntos do PIS. Para fazer essa consulta, é necessário apresentar os documentos pessoais e carteira de trabalho.

3 – Verificar a carteira de trabalho

As carteiras de trabalho mais recentes já apresentam o NIT na folha inicial (a mesma onde consta a foto e dados pessoais do trabalhador).

4 – Consultar o Cartão Cidadão

As pessoas que já possuem o Cartão Cidadão poderão consultar facilmente o número do NIT, já que ele vem impresso no cartão. No caso de cartões que, devido ao desgaste, estejam com os números apagados, basta tirar um extrato com ele ou efetuar outras movimentações que o NIT aparece impresso.

5 – Consultar o Cartão do Bolsa Família

No caso de cidadãos cadastrados no Programa Bolsa Família, basta consultar o número também pelo cartão, já que o NIT está impresso nele.

6 – Fazer a consulta pela internet

Outra forma de como consultar número do NIT é por meio do site da Previdência Social, seguindo os seguintes passos:

  • Acessar o site da Previdência Social por meio deste link: http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet#;
  • Clicar no menu INSCRIÇÃO e logo em seguida selecionar a opção FILIADO;
  • Preencher todos os campos solicitados;
  • Digitar as letras da imagem no campo indicado e logo em seguida clicar em CONSULTAR;
  • Logo depois aparecerá na tela uma faixa quadrada vermelha contendo o número do NIT no final dela.

Vale ressaltar que, caso o trabalhador não esteja devidamente cadastrado ou ocorram incoerência de informações, o NIT não aparece, sendo necessário procurar a agência do INSS para atendimento.

7 – Fazer a consulta pelo telefone

Uma maneira muito prática de como consultar número do NIT é por meio do telefone 135 (Central de Atendimento da Previdência Social). O atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h. Para ter acesso ao número do NIT é necessário ter em mãos o RG, CPF e carteira profissional.

Como solicitar o NIT?

A melhor forma de solicitar a criação do NIT é ir a uma agência do INSS munido dos documentos pessoais (RG e CPF) e carteira de trabalho. No caso de autônomos, contribuintes individuais ou facultativos, basta levar os documentos pessoais.

Para que o NIT é utilizado?

como consultar número do NIT

O cadastro desse número é essencial para que o cidadão tenha acesso a uma série de benefícios, tais como:

  • Solicitação de aposentadoria (invalidez, tempo de serviço, idade, especial etc.);
  • Solicitação de salário maternidade;
  • Solicitação de auxílio doença ou auxílio acidente;
  • Saque e consulta do extrato do PIS;
  • Saque e consulta do extrato do FGTS;
  • Emissão do Cartão Cidadão;
  • Realização de financiamentos junto à Caixa Econômica Federal, especialmente com relação ao programa Minha Casa, Minha Vida;
  • Solicitação de recebimento quanto às parcelas do seguro-desemprego após demissão sem justa causa;
  • Recebimento de benefícios sociais como, por exemplo, Bolsa Família.

Com todas essas instruções, fica bem fácil saber como consultar número do NIT, verificando cada detalhe quanto aos direitos estabelecidos na lei brasileira a todos os trabalhadores e contribuintes.

Imagens: pis.pro.br / hcinvestimentos.com

Publicidade