9 Dicas de Como Melhorar o Seu Score de Crédito Definitivamente


como melhorar o seu score de crédito

Entender como melhorar o seu score de crédito é fundamental para aumentar as chances de conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e crediários em lojas. Para saber como conseguir essas vantagens, confira nosso post.

O que é score de crédito?

Trata-se de um sistema que calcula a probabilidade de um cliente pagar (ou não) uma dívida futura, sendo utilizado por bancos, financeiras, lojas e demais estabelecimentos comerciais no momento de conceder crédito.

Publicidade

9 estratégias de como melhorar o seu score de crédito

Como melhorar seu score de crédito

1 – Mantenha o nome limpo

Manter o nome limpo diante de instituições como Serasa, SPC, Boa Vista, Banco Central, Cadin etc. é essencial para ter um score alto, já que esse índice é determinando principalmente pela consulta a essas fontes.

2 – Seja pontual nos pagamentos

Além de manter o nome limpo, ao fazer prestações de financiamentos, crediários, empréstimos etc., é necessário pagar as prestações em dia. O atraso dos pagamentos geralmente aparece nos dados levantados pelo score, fazendo com que a pontuação diminua e, com ela, as chances de obter crédito.

3 – Faça um cadastro positivo no Serasa

Outra excelente forma de como melhorar o seu score de crédito consiste em fazer um cadastro positivo no Serasa. Esse cadastro funciona como uma espécie de currículo financeiro, fazendo com que as instituições o enxerguem como um bom pagador.

4 – Pague dívidas que já caducaram

Ainda que as dívidas não pagas caduquem após um período de 5 anos, é indispensável fazer a quitação delas junto à instituição na qual elas foram contraídas. O motivo disso é que, ainda que o nome não apareça negativado, o histórico de buscas nas instituições financeiras e Serasa identificam que tal dívida caducou e não que foi quitada.

5 – Tenha um bom relacionamento com os bancos

Saber como melhorar o seu score de crédito envolve movimentar sua conta bancária e manter um bom relacionamento com o banco (ou os bancos) onde você tem conta. Esse fator é importante, pois na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento, além da regularização do nome, um dos primeiros itens a serem avaliados é a quantidade de dinheiro que sua conta movimenta mensalmente.

6 – Utilize os produtos oferecidos pelos bancos

Além de movimentar a conta, outro fator que influencia bastante na pontuação interna de cada banco ao conceder crédito é a utilização dos serviços oferecidos ao cliente. Isso significa que quanto mais serviços o cliente utilizar, maiores as chances de obter crédito. Entre alguns exemplos desses serviços, estão:

  • Cheque especial;
  • Seguros;
  • Previdência Privada;
  • Cartão de Crédito;
  • Títulos de Capitalização;
  • Financiamentos;
  • CDB;
  • Consórcios;
  • Limite de Crédito.

7 – Compre a prazo

Por mais estranho que isso possa parecer, clientes que compram à vista possuem baixo score de crédito, ou seja, menos chances de obter crédito. O motivo é que pelo fato de eles pagarem à vista, não há registros quanto à regularidade de pagamentos e contratação de linhas de crédito, dificultando a análise do sistema de score. Por isso, o ideal é optar sempre por comprar a prazo, obviamente dentro das melhores condições e manter os pagamentos em dia. Isso é o que favorece a pontuação do score.

8 – Evite empréstimos “milagrosos”

Além de saber como melhorar o seu score de crédito é fundamental evitar as inúmeras armadilhas financeiras que se apresentam no mercado. Uma delas são os empréstimos e financiamentos “milagrosos” oferecidos principalmente para negativados. Pelo fato de esses créditos serem oferecidos para pessoas com alto risco de inadimplência, os juros sobrados são altíssimos para “compensar” o risco de não receber. Com isso, é adquirida uma dívida ainda maior.

9 – Mantenha seus dados atualizados

Outra estratégia de como melhorar o seu score de crédito é manter os dados atualizados junto ao Serasa, SPC, Cadin, Banco Central e locais onde o cliente obteve crédito ou realizou alguma compra. A atualização desses dados pode ser feita por telefone ou pessoalmente.

Vale ressaltar que o cliente precisa sempre estar atento aos golpes prometendo aumentar o score sem pagar as dívidas ou algo semelhante. Geralmente são pessoas/empresas mal-intencionadas que desejam apenas obter seus dados de forma ilícita e jamais conseguirão entregar o que prometem.

Com todas essas estratégias e cuidados, saber como melhorar o seu score de crédito é algo possível e determinante para aumentar as chances de obter crédito seguro.

Imagens: perrycarroll.com / freepik

Publicidade