Experiência de Hawthorne de Elton Mayo – Administração de Empresas


A experiência de Hawthorne de Elton Mayo

A experiência de Hawthorne de Elton Mayo foi o grande estudo que deu início aos princípios adotados pela Teoria das Relações Humanas, uma das bases para a compreensão do aspecto humano nas organizações.
Para saber como foi realizado esse estudo, a quais conclusões ele chegou e contribuições para a moderna gestão de pessoas, confira nosso post.

Como foi realizada a experiência de Hawthorne de Elton Mayo?

Essa ampla pesquisa realizada pelo psicólogo e sociólogo australiano Elton Mayo teve início no ano de 1927 e foi concluída em 1932. Ela foi realizada na fábrica da empresa Western Eletric Company, localizada no bairro de Hawthorne em Chicago e atuante na fabricação de equipamentos para empresas telefônicas.

Publicidade

Inicialmente, Mayo e seus colaboradores começaram esses estudos com o intuito de estabelecer uma possível relação entre o nível de eficiência dos trabalhadores e a intensidade da iluminação no local de trabalho, tendo como foco a medição da produtividade. Entretanto, essa pesquisa teve desdobramentos que o próprio Elton Mayo e sua equipe jamais esperavam. Por esse motivo, essa experiência foi dividida em algumas fases.

As 4 fases da Experiência de Hawthorne

Primeira fase

A primeira etapa da pesquisa liderada por Elton Mayo separou dois grupos de trabalhadores que desempenhavam as mesmas atividades em condições iguais. Um dos grupos observados ficou trabalhando com uma iluminação de intensidade variável. Já o outro grupo observado desempenhou as atividades de trabalho em um ambiente onde a intensidade da luz era constante.

Durante o estudo, embora os pesquisadores não tenham encontrado uma relação direta entre a produtividade dos empregados e a intensidade da iluminação, eles constataram a existência dos chamados fatores psicológicos.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Segunda fase

A segunda fase sobre a experiência de Hawthorne de Elton Mayo consistiu em criar grupos de trabalho separados. Um deles em condições experimentais e outro em condições de trabalho constantes, estabelecendo a produção como principal índice de comparação.

Essa fase da experiência trouxe como conclusão principal que as operárias preferiam trabalhar no grupo experimental, já que a supervisão era menos rigorosa e o clima era mais amigável e com menos pressão, aumentando a satisfação no trabalho e os índices de produção.

Terceira fase

Nesta etapa, os pesquisadores liderados por Elton Mayo passaram a focar os estudos nos aspectos humanos do trabalho. Desse modo, em 1928 foi criado um programa de entrevistas com o intuito de identificar os sentimentos e atitudes dos empregados. No período entre 1929 e 1930 foram entrevistados 21.126 empregados, sendo que no ano de 1931 foi adotado um modelo de entrevista não diretiva.

Quarta fase

O foco da análise dessa fase sobre a experiência de Hawthorne de Elton Mayo foi a organização informal dos trabalhadores. Essa etapa possibilitou um estudo aprofundado sobre as relações estabelecidas entre a organização informal dos trabalhadores com a organização formal da fábrica, demonstrando como o fator relacionamento humano interfere nas atividades dos operários.

A quais conclusões a experiência de Hawthorne de Elton Mayo chegou?

A experiência de Hawthorne de Elton Mayo

Publicidade

– O nível de produção é em grande parte determinado pela integração social do grupo, normas sociais e expectativas grupais. O nível de produção não é determinado exclusivamente pela capacidade física do operário;
– Os funcionários agem e reagem como membros de grupos e não de forma isolada enquanto indivíduos;
– A motivação financeira é um fator secundário quanto ao rendimento do funcionário. As pessoas são motivadas também pela aprovação social, reconhecimento e convivência com grupos sociais. Por este motivo, ganhou força o conceito de homem social;
– Os fatores emocionais irracionais e não planejados do comportamento humano necessitam de atenção especial no âmbito organizacional.

Com todas essas informações sobre a experiência de Hawthorne de Elton Mayo fica fácil compreender como essa teoria foi fundamental para a Teoria das Relações Humanas e as modernas práticas de recursos humanos atualmente adotadas pelas empresas.

Principais contribuições  quanto a experiência de Hawthorne de Elton Mayo para a moderna gestão de pessoas

– Adoção de novas estratégias motivacionais além de salários, comissões e demais fatores econômicos;
– Melhor compreensão quanto à importância do trabalho em equipe e da maneira que ele interfere no alcance das metas e objetivos estabelecidos pela empresa;
– Maiores estudos e compreensão sobre os fatores da comunicação informal que interferem na produtividade entre os trabalhadores;
– Análise quanto à importância do clima e cultura organizacional, assim como entender como esses fatores influenciam na produtividade.

Desse modo, a experiência de Hawthorne de Elton Mayo foi um divisor de águas para a administração das empresas, fazendo com que grandes corporações começassem a enxergar os aspectos humanos que envolvem a gestão dos negócios.

Imagens: linkedin.com / admiralmarkets.com


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.