Ativo Intangível – O Que é e Como Ele Afeta as Empresas?


ativo-intangivel-o-que-e-e-como-ele-afeta-as-empresas

 

Para que uma empresa se mantenha saudável e competitiva, é essencial que ela se dedique à análise das contas do Balanço Patrimonial. Uma delas é a do Ativo Intangível.

Publicidade

Para saber o que ela significa e como esta conta afeta as empresas, basta acompanhar nosso post!

Ativo intangível – O que é?

Antes de falarmos a respeito deste tipo de ativo, é necessário mencionar que a palavra intangível significa aquilo que não se pode tocar ou pegar.

Portanto, para a contabilidade, o ativo intangível consiste em um ativo não monetário e sem substancia física especifica, ou seja, são os bens e direitos de uma empresa que não se podem tocar ou pegar.

Esse tipo de ativo nem sempre é possível de ser exatamente contabilizado. Entretanto, mesmo que não seja possível atribuir um valor exato a ele, o ativo considerado intangível sempre trará diversos benefícios e vantagens competitivas para a empresa.

Exemplo de um ativo considerado intangível

O exemplo mais clássico de um ativo considerado intangível trata-se da marca de uma empresa.

Para entender isso, basta pensar no valor intangível de marcas como Apple, Google, Facebook, Microsoft etc.

Por mais que as estimativas apontem para essas marcas um valor de bilhões de dólares, não é possível tocar esse valor, já que ele não é algo tangível, digamos assim.

Outra característica da marca é que nem sempre ela pode ser contabilizada. Entretanto, o impacto dela no mercado sempre traz inúmeros benefícios financeiros para as empresas.

Exatamente por esta razão, embora o valor da marca seja intangível, ele é considerado um ativo, pois gera rendimentos financeiros.

Outros exemplos de ativos considerados intangíveis

Além da marca da empresa, é possível observar outros exemplos de ativo intangível. Entre os principais delas estão:

– Direitos de exploração de serviços públicos;

– Patentes;

– Softwares;

– Fundo de comércio adquirido;

– Aquisição de direitos autorais.

Como as empresas podem fazer para obter este ativo?

De acordo com o conceito de ativo considerado intangível fica fácil perceber como a obtenção dele pode trazer excelentes resultados financeiros para as empresas, potencializando as vendas e contribuindo para uma maior solidez da marca perante o mercado consumidor.

Por esta razão, todos os empresários naturalmente desejam saber: Como fazer para obter este ativo ou aumentá-lo, impactando positivamente nos lucros?

Para isso é necessário seguir algumas estratégias básicas, que são:

– Fazer constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos;

– Buscar fortalecer a marca da empresa, aumentando o valor percebido pelos clientes e consumidores de forma geral;

– Investir em inovação e constante aperfeiçoamento de processos, desburocratizando a estrutura interna.

Para que as empresas possam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que elas comecem a enxergar além das atividades do dia-a-dia, buscando sempre identificar oportunidades e desenvolver uma gestão mais estratégica do negócio.

Tudo isso é essencial para que seja possível atingir os melhores resultados tanto com relação ao ativo intangível quanto também em todos os aspectos financeiros da empresa.

Imagem-csgcontabilidade.com.br

Publicidade

Isso pode te interessar: