Canvas – O Que é e Como Ele Pode Ajudar as Empresas?


canvas-o-que-e-e-como-ele-pode-ajudar-as-empresas

 

 

Publicidade

Para que as empresas consigam os melhores resultados é indispensável que elas possam contar com diversas ferramentas de apoio. Uma delas é o Canvas.

Para saber mais sobre o que é e para que serve este importante recurso de gestão empresarial, basta acompanhar nosso post!

Canvas – O que é?

Também conhecido como Business Model Canvas ou Quadro de Modelo de Negócios, esta ferramenta consiste em uma grande aliada dos gestores que necessitam realizar um planejamento estratégico eficaz.

Por meio desta ferramenta, é possível esboçar diversos modelos de negócios, sejam eles novos ou já existentes.

Este recurso pode ser baixado em forma de aplicativo por meio do site do Sebrae.

Como este recurso pode ajudar as empresas?

Este modelo de negócios possui 9 blocos que juntos formam o conceito e contexto do negócio perante o mercado. Esses blocos são:

Proposta de valor

Diz respeito ao que a empresa deseja oferecer no mercado e o valor percebido pelos clientes.

Este item tem muita relação com o conceito do produto ou serviço, essencial no que se refere a esta proposta de valor.

Segmento de clientes

Trata-se de identificar o público-alvo a ser atendido pela empresa, ou seja, quais são as pessoas mais propensas a adquirirem os produtos ou serviços oferecidos.

Este item é fundamental para direcionar as estratégias de marketing de forma bem assertiva.

Os canais

Diz respeito a como e onde o cliente irá comprar e/ou receber os produtos ou serviços, lembrando que estes canais podem ser tanto físicos quanto virtuais.

Relacionamento com clientes

Consiste na maneira pela qual é estabelecida uma relação entre a empresa e o cliente. Este relacionamento é essencial para que a empresa consiga atrair e fidelizar clientes.

Estrutura de custos

Refere-se aos principais custos necessários para que o negócio possa se estabelecer. O acompanhamento desses custos é de extrema importância para que a empresa não tenha problemas quanto ao fluxo de caixa ou capital de giro.

Fontes de receita

Trata-se das maneiras pelas quais a empresa irá obter suas receitas (faturamento). Neste caso, o interessante é que a empresa tenha mais de uma fonte, diversificando seus investimentos.

Parcerias principais

Consiste nos principais parceiros da empresa, sejam eles empresas terceirizadas ou outras que contribuam para o bom desempenho dos negócios.

Atividade-chave

Busca identificar quais são as atividades consideradas essenciais para que seja possível entregar os produtos e serviços de acordo com a proposta de valor estabelecida pela empresa.

Recursos principais

Trata-se dos recursos indispensáveis para que todas as atividades-chave sejam realizadas de forma eficiente, sem desperdício de recursos.

Vantagens proporcionadas por esta ferramenta

Com todas essas informações organizadas e interligadas, o aplicativo Canvas permite que o empresário tenha uma visão geral dos aspectos mais relevantes do negócio.

Além do mais, é possível contar com imensa praticidade ao acessar as informações, evitando excesso de burocracia e aumentando a rapidez quanto à tomada de decisão.

Concluindo, o Canvas vai ao encontro das principais necessidades dos empresários quanto ao planejamento estratégico do negócio.

Imagem-  bobsoftware.com.br

Publicidade