O Que é Capital De Giro de uma Empresa? – Administração de Negócios


Capital de giro, um dos termos mais comuns utilizados pelos empresários, seja antes ou depois de abrirem o próprio negócio.

O motivo disso é que ele diz respeito a uma condição indispensável para que o negócio seja aberto e estabelecido no mercado.  Para saber um pouco mais sobre este assunto, basta acompanhar nosso post.

Publicidade

Conceito de capital de giro – O que é?

Capital de giro é o capital necessário para financiar todas as operações da empresa, provendo-a dos recursos necessários para adquirir matéria-prima, pagar funcionários, pagar fornecedores, honrar despesas com a compra e manutenção de máquinas e equipamentos etc.

Em suma, para que uma empresa seja aberta e mantenha-se funcionando plenamente, ela necessita de dinheiro corrente.

Como conseguir capital de giro?

Para não comprometer o funcionamento da empresa e não atrasar salários e demais despesas, é necessário que o empresário saiba como obter dinheiro rapidamente. Entre as principais alternativas, estão:

Rever as despesas da empresa

Quando o dinheiro recebido pela venda de produtos e serviços não é suficiente para manter o negócio, é preciso verificar com urgência o que está ocorrendo, convocando os principais gerentes para uma reunião e atuar imediatamente com medidas de corte de despesas.

Nesse momento talvez seja necessário demitir pessoas, reduzir máquinas ou equipamentos que podem estar ociosos etc.

Outra estratégia muito importante quanto à gestão de custos, é procurar redefinir os prazos junto aos fornecedores, buscando sempre optar por aqueles que ofereçam melhores condições e prazos de pagamento.

Pensar em novas estratégias de vendas

capital-de-giro_1

Em caso de falta de capital, é preciso medidas urgentes. Uma delas é rever estratégias de vendas, buscando desenvolver alternativas para aumentar a demanda e o faturamento.

Outra saída é no caso de ter estoques, tentar fazer promoções com uma margem de lucro menor, ganhando dinheiro pelo giro das vendas. Vale ressaltar que jamais devem ser mantidos estoques altos, já que caso as vendas demorem muito a sair, isso significa dinheiro parado.

Também é de suma importância rever o prazo de pagamento concedido aos clientes. Muitas vezes, para aumentar as vendas, as empresas acabam concedendo prazos longos demais, o que prejudica o fluxo de caixa.

Fazer empréstimos

Embora não seja a alternativa mais adequada, fazer um empréstimo junto ao banco no qual a empresa mantém a conta pode ser a alternativa mais rápida para solucionar um problema quanto à falta de dinheiro.

Para isso, o empresário deverá procurar o gerente da conta e analisar todas as possibilidades oferecidas pelo banco buscando aquela que apresenta a menor taxa de juros e condições mais favoráveis para as empresas.

Vender algum bem pessoal

Para viabilizar o sonho de empreender, muitas vezes os empresários necessitam vender algum bem pessoal, como um veículo, um imóvel (desde que não seja a residência) etc. Esta também é uma maneira de obter dinheiro rápido sem que seja necessário arcar com juros e taxas de financiamento.

A importância do time de colaboradores

Para que os problemas com relação ao capital de giro sejam resolvidos, é indispensável contar com a participação de todos os colaboradores, buscando conscientizá-los quanto à importância de reduzir custos, otimizar resultados e manter métodos e processos cada vez mais enxutos, que viabilizem a eficácia nos negócios.

Para que o time de colaboradores possa se sentir envolvido e conjuntamente responsável pelos resultados apresentados na empresa, é preciso buscar manter uma estrutura mais horizontalizada, onde eles tenham a oportunidade de oferecer sugestões que possam ser transformadas em soluções.

Os empresários devem buscar cursos sobre o assunto

Uma das melhores maneiras de evitar que a empresa sofra com problemas quanto à falta de capital, é o empresário buscar cursos que tratem desse assunto.

Para as micro e pequenas empresas, o Sebrae por exemplo, é uma das instituições mais renomadas no país, oferecendo orientações seguras para todas as pessoas que possuem ou desejam abrir o próprio negócio.

Ler sobre o assunto, buscar informações na internet e até mesmo conversar com outros empresários que já passaram por esta situação pode ajudar muito na hora de buscar soluções.

Por todas essas razões, é possível perceber como o capital de giro é de extrema importância para as empresas, fazendo com que elas se mantenham produtivas e com plenas condições de honrar seus compromissos financeiros.

Imagem: antoniosasso.com.br, grupocentrocon.com.br

Publicidade

Isso pode te interessar: