Chatbots para Negócios – O Que é, Vantagens e Informações Relevantes


Chatbots para negócios

Os chatbots para negócios consiste em uma ferramenta inovadora quanto à comunicação estabelecida entre as empresas e pessoas. Para saber no que ela consiste, quais as vantagens oferecidas e informações relevantes desse mercado, confira nosso post.

Chatbots para negócios – O que é?

Trata-se de um software que “conversa” de maneira automática e “natural” com as pessoas, sendo que essa conversa pode ocorrer em vários canais de comunicação (site, 0800 da empresa, skype, slack, messenger etc.). A expansão dos chatbots no meio empresarial teve início na China, especialmente com o desenvolvimento do aplicativo WeChat.

Publicidade

No países ocidentais esse software passou a ser mais difundido depois que o Facebook fez a liberação dos chatbots no messenger, favorecendo a criação de mais de 40 mil chatbots. As expectativas de crescimento são ainda maiores em virtude da liberação dos chatbots pelo WhatsApp, o que deve ocorrer em um futuro muito breve.

Quais as vantagens dos chatbots para negócios?

Maior apoio aos clientes

O uso de um bot (robô) em um serviço de atendimento online permite que as empresas consigam automatizar o processo de vendas, oferecendo atendimento e respostas rápidas às dúvidas dos clientes.

Redução de custos

Pelo fato de conseguir automatizar várias etapas do atendimento aos clientes, o uso desse software permite que a empresa economize bastante dinheiro quanto à contratação de atendentes, otimizando inclusive o tempo necessário para atendimento.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Facilita a compra

Entre as vantagens dos chatbots para negócios destaca-se a facilidade que o software oferece quanto ao processo de compra. Isso é possível porque além de oferecer várias informações sobre os produtos, por meio dele os clientes podem fazer pedidos.

O software também permite o armazenamento de informações preciosas quanto às preferências de compra dos clientes, fazendo com que a empresa consiga aprimorar as estratégias de marketing.

Melhor interação com o cliente

A utilização dos bots torna possível a personalização da interação com cada cliente, tornando o atendimento mais ágil, agradável e assertivo.

Favorece a geração de leads

Um atendimento automatizado é uma das principais ferramentas para “converter” os visitantes do site da empresa em clientes, processo este que os profissionais de marketing digital chamam de geração de leads.

Auxilia nas pesquisas de marketing

A facilidade quanto à interação estabelecida com o cliente favorece a coleta de dados e informações que são de grande utilidade para as pesquisas de marketing, facilitando a adoção de futuras estratégias de vendas.

Publicidade

Redução do tempo de espera

Ao utilizar um software de automação com os recursos disponibilizados pelos chatbots, a empresa reduz drasticamente o tempo de espera do atendimento, aumentando a qualidade do tratamento oferecido aos clientes, e é claro, gerando mais vendas.

De forma resumida, as vantagens quanto ao uso dos chatbots para negócios são:

– Simplificação dos processos;
– Aumento dos leads;
– Material acessível para pesquisas de marketing;
– Redução do tempo de espera;
– Melhor experiência interativa para os clientes;
– Economia de recursos (financeiros, tempo, equipamentos etc.);
– Melhorias quanto ao apoio oferecido aos clientes;
– Personalização do serviço de atendimento;
– Integração efetiva dos serviços.

Informações relevantes quanto ao mercado de chatbots

Chatbots para negócios

– Estudos apontam que as empresas optantes pelo uso dos chatbots aumentaram o faturamento para um percentual de 5% a 16% se comparadas às empresas que não utilizam essa tecnologia;
– Entre as empresas mais conhecidas que já aderiram ao uso dos chatbots para negócios, estão: iFood, The Edit, Alelo, Super Player, ShopFácil.com, Nexus, Healthtap, Ebay, American Express, Uber, Sephora e Pizza Hut;
– Outras empresas (além do Facebook) que abriram suas plataformas para as empresas desenvolvedoras de chatbots foram: Apple, Google e Microsoft;
– A inovação, velocidade e simplicidade no processo de atendimento fazem com que este recurso artificial seja uma das ferramentas mais eficientes para empresas que lidam com grande quantidade de clientes e potenciais clientes;
– Pesquisas indicam que 75% das empresas planejam criar um chatbot ainda em 2018;
– Uma pesquisa menciona que até 2020 o mercado de chatbot tem potencial para gerar mais de 47 bilhões de dólares para empresas que atuam com o desenvolvimento dessa tecnologia.

Com todas essas informações a respeito dos chatbots para negócios é fácil compreender como essa tecnologia pode potencializar os lucros da empresa, tornando o processo de vendas muito mais rápido. Essa é sem dúvida uma das tecnologias que serão mais utilizadas nos próximos anos, sendo essencial para todas as empresas.

Imagens: myhubintranet.com / lr21.com.uy


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.