Clima Organizacional – Conceito, Importância e Como Melhorar


Clima organizacional

O clima organizacional é um dos fatores que mais contribuem para a motivação dos colaboradores, já que ele determina em grande parte o contexto das relações interpessoais que integram a estrutura de uma empresa, independentemente do porte ou ramo de atividade.

O que é o clima organizacional?

Refere-se à qualidade do ambiente que é percebida ou experenciada por todas as pessoas que integram o dia a dia da empresa. Seguem abaixo algumas perguntas de pesquisa de clima realizada por especialistas na área de recursos humanos:

Publicidade
  • Qual é a opinião e percepção de todos os colaboradores com relação às políticas adotadas pela empresa na área de gestão de pessoas?
  • A empresa como um todo é considerada um local agradável para se trabalhar?
  • Como funciona o processo de delegação de tarefas (realizado pelos gerentes)?
  • Os líderes/gestores possuem as habilidades e competências necessárias para a realização de suas funções?
  • Quais são os principais fatores de motivação para os colaboradores e quais fatores impedem a motivação?
  • Até que ponto as metas, objetivos, missão e visão da empresa são conhecidos pelos colaboradores de todos os níveis hierárquicos?
  • Todos os membros da organização estão trabalhando em conjunto por um objetivo maior e comum a todos?
  • Como pode ser avaliado o grau de motivação, qualidade dos relacionamentos interpessoais na empresa e espírito de equipe?
  • Como funcionam os programas de treinamento e desenvolvimento dentro e fora da organização?

Por que o clima organizacional é tão importante?

Um clima organizacional saudável é essencial para:

Aumentar a produtividade

Inúmeras pesquisas apontam que nas empresas cujo clima organizacional é adequado há maiores índices de produtividade em todos os níveis hierárquicos, já que os processos de comunicação fluem melhor, há maior cooperação e lideranças comprometidas com valorização das pessoas.

Maior motivação

Climas organizacionais positivos também são essenciais na motivação dos indivíduos e das equipes de trabalho, gerando maior confiança com relação aos colegas e aos líderes.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Aumento da assiduidade

Ao sentirem-se mais motivados, naturalmente os colaboradores se tornam mais assíduos no trabalho, ficam doentes com menos frequência e sentem maior satisfação durante a jornada de trabalho.

Reduz a rotatividade

Engana-se quem pensa que somente o salário e outros fatores financeiros são responsáveis por evitar que os colaboradores deixem determinada empresa. O clima é parte importantíssima para a atração e retenção dos melhores profissionais, já que cada vez mais as pessoas valorizam um ambiente produtivo e comprometido com a qualidade de vida dos colaboradores.

Maior criatividade e inovação

Climas organizacionais com maior organização e flexibilidade favorecem o aumento da criatividade e natural capacidade de inovação das pessoas. Isso é fundamental para a proposição de melhorias que poderão trazer excelentes resultados para a empresa, inclusive financeiros.

4 estratégias para melhorar o clima organizacional

Clima organizacional

Realizar pesquisas

Investir em pesquisas de clima é o primeiro passo para fazer um diagnóstico da empresa e verificar quais aspectos estão merecendo mais atenção. Essas pesquisas podem ser realizadas por profissionais da área de recursos humanos da empresa ou por consultorias.

Publicidade

Investir na saúde e qualidade de vida

Políticas de saúde e qualidade de vida para os colaboradores estão entre os maiores pilares para a construção de um bom clima na organização. Essas políticas envolvem concessão de plano de saúde, convênio odontológico, redução da quantidade de horas extras, ginástica laboral, disponibilização de um refeitório com cardápio balanceado etc.

Algumas empresas investem em salas de leitura, sessões de meditação e relaxamento e demais alternativas que visam combater o estresse.

Melhorar o processo de comunicação

É indispensável que as empresas aprimorem o processo de comunicação, tornando-o mais ágil, objetivo e transparente. Isso facilita a delegação de tarefas, acompanhamento e mensuração de resultados e evita diversos problemas ocorridos em virtude de uma comunicação informal inadequada.

Feedback aos colaboradores

Os líderes devem oferecer feedbacks periódicos aos colaboradores, reconhecendo aqueles que apresentam maior desempenho e orientando aqueles que ainda não apresentam os resultados desejados. Essa avaliação sempre deve ser feita de forma individual, respeitosa e com ênfase nos pontos fortes do colaborador e clareza quanto aos resultados que a empresa espera.

Um clima organizacional adequado é construído por todos os membros da empresa, mas cabe aos proprietários e líderes, a formulação e disseminação de uma cultura que valorize as questões humanas nas empresas.

Imagens: spsconsultoria.com.br / reachr.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.