Como Abrir uma Empresa Pequena Passo a Passo

negócio próprio

Abrir o próprio negócio é um dos sonhos do brasileiro. Segundo pesquisas, está entre os três principais sonhos de todo brasileiro, ao lado dos planos de “ter uma casa própria” e “viajar mais”. Abrir uma empresa pequena própria significa se realizar empreendendo e desfrutar de mais independência e ganhos maiores.

Com isso, vem também as responsabilidades e as burocracias, que tornam o negócio efetivo no mercado. Na abertura de um novo negócio, nem tudo são rosas: o futuro empreendedor deve saber que há muitos desafios e contingências no caminho e é preciso abraçar o projeto da nova empresa com unhas e dentes para ter êxito.

Mas, afinal, o que é preciso fazer para abrir o próprio negócio? Preparamos um passo a passo especial com todas as informações que você precisa saber sobre o que é necessário para abrir uma empresa  e ter bons resultados empreendendo.

Ideia e necessidade do mercado

Tudo começa com uma ideia: o que você pretende fazer? Qual o segmento em que pretende empreender? Quanto mais clara a ideia, mais fácil será realizar as outras fases a seguir. Uma boa ideia de negócio próprio é aquela que coincide com uma necessidade que o mercado apresenta.

Publicidade

É estratégico escolher segmentos ainda pouco explorados na região em que se pretende atuar. E para isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado, como verá abaixo, sobre quem são os elementos deste, ou seja, público-alvo, seus concorrentes, fornecedores, possíveis parceiros e investidores, etc.

o que é necessário para abrir uma empresa

Então, inicialmente, identifique a ideia do seu negócio. A sua futura empresa atenderá qual necessidade que o mercado possui? Que tipos de produtos e serviços pretende oferecer? Esta ideia precisa ser realista, mensurável, específica e possível de ser estabelecida como um negócio.

Análise do mercado – público-alvo, concorrentes, fornecedores

Esse é um dos pontos mais críticos e que muitas pessoas acabam pulando na hora de abrir uma empresa. Você precisa analisar seu público alvo. Você pode fazer isso participando de grupos, fóruns e sites virtuais que seus clientes potenciais visitam ou participar de eventos da área. Fazendo isso, você pode descobrir necessidades que muitos empresários ainda não notaram.

A análise do mercado pressupõe que você levante informações sobre o setor ou o segmento do mercado, o público-alvo (quem está comprando, onde e por quê), quais as motivações para a compra, como os produtos e serviços do segmento escolhido são anunciados, análise da concorrência, quem são os fornecedores, quem geralmente investe em empresas neste setor, qual a visão de futuro deste mercado (em médio, curto e longo prazos), etc.

Quanto mais simples e específica, melhor. É o momento de levantar todas as informações necessárias que serão importantes para o plano de negócios, que você fará a seguir.

Plano de negócios

Muitas novas empresas fecham as portas antes de completarem dois anos de existência por não terem um plano de negócio definido e assertivo. Há muitas formas de fazer um plano de negócios – veja este modelo elaborado pelo Sebrae. A análise de mercado em geral faz parte do plano de negócios. Aqui, colocamos como uma etapa a parte para você compreender melhor.

Publicidade

Como Abrir uma Empresa MEI

No plano de negócios você irá definir os seguintes detalhes da sua empresa: histórico e experiências da empresa na área (se o empreendedor for reincidente), dados do empreendimento, missão da empresa, setor de atividades, características jurídicas e tributárias, capital social, fontes de recursos, detalhamento sobre clientes, fornecedores e concorrentes.

Quando pequenos empresários pesquisam forma de como abrir uma empresa, acabam focando nas partes tributárias, mas como você pode ver, a  parte estratégia é fundamental.

Além disso, deve-se analisar a descrição sobre os principais produtos, serviços e ofertas, preço, promoção, localização, layout operacional – estrutura física e organização, caracterização financeira (mão de obra, custos, orçamento, prazos, lucratividade, rentabilidade, demonstrativos de resultados, etc.), avaliação estratégica, e outras informações que sejam úteis no desenvolvimento e identificação do seu negócio.

como abrir uma empresa com pouco dinheiro

 

Viabilidade do Negócio: Menos Riscos

Como já dissemos antes, o negócio próprio precisa ser realista e viável. Um negócio serve para dar lucro. Então, pergunte-se: qual será a lucratividade desta ideia em médio, curto e longo prazo? Qual será a sua parte deste lucro ?

Todas estas informações e muitas outras são capazes de evidenciar a viabilidade do projeto. É primordial que você saiba qual será sua margem de lucro e o quanto será o seu custo fixo mensal.  Muitas pessoas colocam seu time em campo sem saber quanto tempo irá levar e quantas vendas terá que fazer para ter todo o retorno investido de volta. Invista um bom tempo em cima dos números de sua futura empresa e diminua os riscos futuros.

 

Recursos para Abrir uma Empresa Pequena

Quais serão os recursos financeiros necessários para manter a sua empresa pequena? Você já possui os seus próprios recursos, recorrerá a empréstimos de bancos ou possui outros investidores? Captar recursos é muito importante para tirar a sua ideia do papel.

Para obter crédito bancário, é importante que a sua empresa já esteja devidamente registrada – veja no tópico abaixo como legalizá-la. Esta é a forma que a maioria dos empreendedores recorrem quando não possuem um capital inicial próprio. Há vários programas de crédito e microcrédito nas instituições financeiras brasileiras – pesquise as melhores condições na sua região. As condições (custos, prazos, limites, etc.) podem variar bastante de banco para banco.

Os recursos devem se referir às máquinas, equipamentos, compra de matéria-prima, aumento da estrutura física, etc.). Todos os itens necessários e que sejam essenciais devem ser destacados na sua análise de recursos para abrir uma empresa pequena.

 

como abrir uma empresa

 

Legalização para abrir o próprio negócio

No seu plano de negócios você já deve ter definido a caracterização do enquadramento tributário da sua empresa – se será Microempreendedor Individual, Microempresa, Pequena Empresa, se utilizará o Simples, o Lucro Presumido, Lucro Real, etc. Esta é uma decisão estratégica, que pode determinar o sucesso ou não de um negócio.

No caso do microempreendedor individual que possui faturamento menor do que 5 mil por mês), o Sebrae pode te ajudar durante o processo da abertura de empresa. Dando apoio desde de como abrir um CNPJ e tirando dúvidas de como registrar a empresa de forma correta. Na dúvida, você pode consultar um contador de sua confiança.

O Sebrae recomenda para os pequenos empresários que buscam sugestões de como abrir uma empresa pequena formal mas de baixo faturamento, que comecem como MEI, que possui uma série de vantagens, como você pode ver abaixo:

  • Possui cobertura previdenciária.
  • Oferece menores custos com funcionário – é permitido apenas um funcionário CLT.
  • Não possui taxas de registro – para se formalizar, não é preciso pagar nada mais que o boleto mensal – DAS.
  • Possui menos burocracia
  • Acesso a serviços bancários, inclusive de crédito de modo otimizado.
  • Permite realizar compras e vendas em conjunto com outras empresas.
  • Possui menos tributos.
  • O controle é muito mais dinâmico.
  • Não precisa de contador.
  • Permite a emissão de alvará pela Internet.
  • Há a possibilidade de vender para o governo.
  • Possui apoiadores e parceiros como o Sebrae e outros.
  • Possibilidade de crescimento como empreendedor.
  • Garante a segurança jurídica, com leis específicas.
  • E muitos outros benefícios.

 

Estes são apenas alguns pontos necessários para a pergunta “Como Abrir uma Empresa”. Confira aqui no blog outras informações sobre empreendedorismo, renda extra, franquias e outras oportunidades para quem quer empreender e ter sucesso!

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar