Como controlar meu estoque?


como-controlar-meu-estoque

 

A grande maioria dos empresários e comerciantes que atuam com a compra e venda de produtos frequentemente se perguntam: Como controlar meu estoque?

Publicidade

A resposta a esta pergunta envolve uma série de fatores que devem ser considerados para que não ocorra falta ou excesso de itens no estoque. Para saber como fazer este controle e otimizar os lucros, basta conferir nosso post!

Como controlar meu estoque – Planejamento

Para saber como controlar o estoque é fundamental investir um certo tempo no planejamento, buscando identificar os principais fatores quanto ao funcionamento do negócio. Entre esses fatores podemos citar:

– Com que frequência os clientes costumam comprar os produtos?


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

– Em quais períodos há maior nível de compra e em quais há queda nas vendas?

– Quais produtos são mais vendidos e quais são menos?

– Qual o prazo de entrega de todos os fornecedores?

– Qual o prazo de entrega aplicado aos clientes ou o produto exige disponibilidade imediata de estoque?

– Qual a forma usada atualmente para controlar as entradas e saídas do estoque?

Publicidade

As respostas das questões acima são fundamentais para iniciar uma estratégia eficaz com relação ao controle de estoque.

Como controlar meu estoque – Sistema informatizado

Para chegar facilmente às respostas das perguntas acima, é fundamental que os empresários façam o controle de estoque utilizando um sistema informatizado, já que seria praticamente impossível controlar tantas variáveis manualmente.

Dessa forma, para adotar ações mais estratégicas e lucrativas quanto à gestão do estoque, é indispensável contar com informações atualizadas em tempo real. Somente assim serão evitados terríveis prejuízos por falta ou excesso de produtos.

Como controlar meu estoque – A importância de uma boa equipe

Para que o estoque seja efetiva e minuciosamente controlado, é indispensável contar com uma equipe bastante engajada, que esteja atenta a todos os lançamentos de entradas e saídas de produtos e jamais permita a saída ou entrada de qualquer item do estoque sem que isso seja registrado.

Neste item, mais uma vez a importância de as empresas contarem com um sistema informatizado, já que isso otimiza o trabalho da equipe de funcionários responsáveis pelo controle.

Controle de estoque e o impacto no financeiro

O controle de estoque e o departamento financeiro sempre andam de mãos dadas, já que todas as movimentações ocorridas no estoque deverão gerar valores a faturar (quando os itens forem vendidos) ou valores a pagar (caso seja feita uma compra de produtos).

Dessa forma, ao contar com um sistema, a empresa poderá integrar as informações entre esses departamentos, diminuindo a burocracia e até mesmo a quantidade de funcionários necessários para fazer essas movimentações.

A importância dos inventários

Outra questão fundamental quanto ao controle de estoque é realizar inventários semestrais ou anuais, evitando riscos de perdas ou incoerência de informações registradas.

Em suma, respondendo à pergunta dos empreendedores: Como controlar meu estoque? A melhor alternativa é elaborar um planejamento estratégico quanto às compras e vendas, investir em um sistema informatizado e contar com uma equipe engajada quanto às atividades de controle.

Imagem- industriahoje.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.