Como Criar Um Nome Para Minha Empresa – Dicas Simples e Objetivas!


como-criar-um-nome-para-minha-empresa-dicas-simples-e-objetivas

 

Ao iniciar um negócio, independentemente do porte ou do ramo de atividade, todo empresário deseja saber: Como criar um nome para minha empresa?

Publicidade

O motivo desta pergunta não é em vão, pois este nome é determinante para o sucesso do negócio. Para facilitar a vida dos empreendedores na escolha do melhor nome para sua empresa, elaboramos algumas dicas bem simples e objetivas. Confira!

Afinal, quais as dicas de como criar um nome para minha empresa?

Conhecer a identidade da empresa

Para o empresário que deseja criar um nome de impacto para a sua empresa, é fundamental conhecer a identidade dela. O que isso quer dizer?

Ao escolher o nome deve ser considerado qual o conceito que define a identidade da empresa diante dos seus clientes, fornecedores, parceiros e da sociedade como um todo.

Chegar a este conceito ou identificação da empresa consiste em definir em poucas palavras qual a razão de ela existir, para que assim seja possível chegar em um nome impactante que reflita este conceito.

Buscar inspiração (pesquisar)

Outra dica fundamental para quem deseja saber como criar um nome para a empresa é buscar inspiração por meio de uma ampla pesquisa de nomes já existentes no mercado.

Por mais que não seja permitido copiar o nome de outra empresa, essa pesquisa permite que o empresário obtenha uma “luz” quanto às ideias de nomes para sua empresa.

Consultar o registro de marcas e patentes

Outra pergunta dos empreendedores é: Como criar um nome para minha empresa e não correr o risco de copiá-lo de alguém?

Para isso basta fazer uma consulta no registro de marcas e patentes. Essas informações estão disponíveis no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Além de evitar problemas legais, por meio desta consulta o empresário também poderá obter ideias que o ajudem a escolher um nome criativo para o seu negócio.

Fugir do óbvio

E por falar em criatividade, essa é a palavra-chave no que diz respeito a como encontrar um nome marcante para a empresa.

É fundamental pensar em um nome que fuja do óbvio e ao mesmo tempo seja fiel à identidade da empresa.

Pedir opinião de outras pessoas

Outra estratégia bastante eficaz na hora de escolher um nome para a empresa é pedir a opinião de outras pessoas, preferencialmente para profissionais da área de marketing, design, publicidade e propaganda etc.

Esses profissionais lidam com ideias criativas o tempo todo, por isso, vale à pena investir em uma consultoria especializada.

Caprichar na criação da logo

Depois da escolha do nome, é indispensável que a empresa invista na criação de uma logo bem elaborada e que revele todo conceito do nome da empresa.

A logomarca é a identidade visual que será amplamente divulgada. Exatamente por este motivo, nesta etapa também é essencial contar com profissionais especializados no assunto.

Concluindo, a resposta à pergunta: Como criar um nome para minha empresa, envolve a criação de um nome criativo, inédito, fiel ao conceito do negócio e corretamente divulgado para as pessoas certas.

Imagem- blog.contaazul.com

Publicidade