Como Criar Uma Logomarca Grátis Fácil – Logotipo de Sucesso


Saber como criar uma logomarca (logotipo) poderosa é a grande pergunta feita pelos empreendedores que desejam ver o negócio prosperar.

Para que a identidade visual da empresa exerça todo impacto positivo necessário para garantir o sucesso do negócio, é imprescindível seguir algumas recomendações feitas por especialistas na área. Confira!

Publicidade

Aspectos a serem considerados no momento de saber como criar uma logomarca

No momento de criar uma logomarca é imprescindível considerar alguns aspectos que são determinantes para o sucesso da identidade visual da empresa. São eles:

Coerência com a cultura organizacional

Basicamente, a cultura organizacional é composta pelo conjunto de crenças e valores que norteiam a empresa. Dessa forma, para criar uma logomarca impactante é imprescindível que ela seja absolutamente coerente com a cultura da organização, fazendo com que essa identidade visual reflita suas principais crenças e valores institucionais.

Conformidade com o público-alvo

Para que a marca seja de fácil memorização e se torne atraente aos olhos dos clientes é indispensável que ela seja desenvolvida em conformidade com a ideia central quanto ao produto ou serviço oferecido pela empresa.

Fugir do senso comum

A grande maioria das logomarcas adotam uma configuração muito semelhante, dificultando a possibilidade de obter uma identidade visual forte.

Portanto, quanto mais original a logomarca, maiores serão as chances de a empresa obter um lugar de destaque no mercado em que atua.

Sua logomarca / logotipo deve ter significado

Os aspectos que envolvem saber como criar uma logomarca não se tratam apenas de desenvolver uma representação gráfica, mas acima de tudo que esta representação contenha um significado muito maior, atrelado à cultura, história e objetivos da empresa.

Quando se trata de desenvolver a identidade visual das empresas, cada traçado, cor e demais itens que fazem parte de uma logomarca possuem um significado especial, demonstrando a essência do negócio.

Simplicidade é fundamental

Por mais que a criatividade seja muito bem vinda na hora de saber como criar uma logomarca, é preciso ter bem claro aquela frase muito utilizada pelo fundador da Apple, Steve Jobs, onde diz: “A simplicidade é o máximo da sofisticação. ”

Exatamente. Quanto mais simples a identidade visual da empresa, melhor e mais rapidamente o público irá se familiarizar com ela. Como exemplo basta mencionar o sucesso quanto à logomarca da já citada Apple.

Inspiração nunca é demais

Para os empreendedores que desejam criar uma logomarca impactante é fundamental fazer uma pesquisa quanto à história das logomarcas desenvolvidas para as maiores empresas do mercado mundial.

O objetivo dessa pesquisa não consiste em copiar a logomarca, jamais. O intuito é compreender como as técnicas empregadas na criação da identidade visual dessas empresas obtiveram tanta aceitação por parte dos consumidores. Isso servirá de grande inspiração para criação da marca da empresa.

Não ter pressa em fazer seu logotipo

Para criar uma logomarca interessante é indispensável não ter pressa, posto que ela será amplamente divulgada e depois para fazer qualquer mudança é muito mais complicado.

No momento de pensar em ideias e escolher quais são as melhores opções é fundamental envolver outras pessoas que possam contribuir com sugestões e também manifestar opiniões quanto ao impacto da logomarca.

Qual profissional procurar para fazer a logomarca?

como-criar-uma-logomarca_2

Depois de considerar todos os aspectos mencionados acima, é hora de procurar um profissional com o objetivo de fazer a logomarca e dar vida à identidade visual do negócio.

Para isso, o empreendedor deverá procurar uma agência de comunicação ou profissional da área de design e explicar com detalhes toda ideia que se deseja transmitir na logomarca assim como o posicionamento de mercado e público-alvo. Será feita uma arte prévia e enviada ao empreendedor para aprovação.

Vale ressaltar que antes de registrar a marca e começar a utilizá-la para representar uma empresa é recomendável fazer uma consulta ao registro de marcas e patentes com o intuito de verificar se já existe alguma outra empresa com logomarca semelhante atuando no mesmo segmento.

Caso não haja outra empresa utilizando a logomarca idealizada, cabe ao criador fazer o registro dela junto ao registro de marcas e patentes para evitar que outras empresas a utilizem de maneira indevida.

Com todas essas informações sobre como criar uma logomarca fica evidente toda importância que essa identidade visual tem para a empresa, fazendo com que ela se estabeleça no mercado rapidamente.

Imagem: blog.fixarmarcas.com.br; ingeso.co

Publicidade

Isso pode te interessar: