Como Delegar Responsabilidades?


como-delegar-responsabilidades

 

Grande parte dos empresários e gestores de negócios muitas vezes questionam-se sobre como delegar responsabilidades e tornar as atividades da empresa mais dinâmicas em todos os aspectos.

Publicidade

Para saber como fazer esta delegação da melhor maneira, sempre utilizando todo potencial dos funcionários, confira nosso post!

Estratégias de como delegar responsabilidades

Para que seja possível delegar responsabilidades de forma assertiva, é necessário seguir as seguintes estratégias:

Perder o receio de delegar

Delegar é entregar a outra pessoa o poder e responsabilidade de fazer determinadas tarefas, desenvolver ações, tomar decisões etc.

Entretanto, muitos empresários e líderes não conseguem fazer isso pelo receio que sentem de que outras pessoas não realizem um trabalho de qualidade.

Por isso, o primeiro passo que envolve como delegar responsabilidades é que empresários e gestores percam o medo de delegar.

Escolher as pessoas certas

Outra questão essencial que envolve delegar trata-se de escolher as pessoas certas para assumir as responsabilidades e adquirirem poder quanto à tomada de decisões.

Muitas pessoas, por receio ou falta de perfil adequado, sentem verdadeiro pavor de assumirem responsabilidades.

Portanto, é fundamental que, ao delegar, os empresários ou gestores escolham as pessoas certas, ou seja, aquelas que não sentem tanto medo de lidarem com responsabilidades maiores.

Delegar aos poucos

Outro erro bastante comum dos gestores e empresários que desejam saber como delegar responsabilidades é fazer esta delegação de uma vez. Isso costuma assustar os funcionários e fazer com que eles se sintam incapazes de “darem conta do recado. ”

Por isso, a melhor maneira de delegar é fazer isso aos poucos, envolvendo os funcionários nas atividades, transmitindo informações e explicando com detalhes todos os aspectos que envolvem as novas responsabilidades assumidas.

Esclarecer objetivos

Um dos pontos principais quanto a delegar responsabilidades é esclarecer objetivos.

Isso significa que o empresário ou gestor que necessita delegar precisa esclarecer à pessoa que receberá as novas responsabilidades, todos os objetivos quanto a esta delegação.

Muitas vezes, por falta de objetivos claros, as novas pessoas que assumem as tarefas e responsabilidades delegadas se sentem perdidas e isso precisa ser evitado.

Formalizar a delegação

Para que o novo responsável por tomar ações e decisões delegadas pelo empresário ou gestor não tenha problemas com resistências dos demais funcionários e equipes da empresa, é primordial que fique bem claro para todos as responsabilidades confiadas para a nova pessoa.

Isso deve ficar muito bem explicado para todos, principalmente para aqueles funcionários que estão ou estarão de alguma forma subordinados a esta nova pessoa que recebeu a autorização para tomar decisões.

Avaliar o desempenho

Além de delegar de forma assertiva e objetiva, é indispensável avaliar o desempenho de quem assumirá as responsabilidades, ou seja, o delegado.

É de suma importância que o empresário ou gestor responsável pela delegação estabeleça alguns critérios-chave para verificar se os objetivos quanto à delegação estão sendo atendidos.

Concluindo, saber como delegar responsabilidades vai muito além de simplesmente distribuir tarefas entre os subordinados. Isso envolve ter objetivos claros, escolher as pessoas certas e sempre mensurar os resultados obtidos.

Imagem- nirengidernegi.org

Publicidade

Isso pode te interessar: