Como elaborar um cadastro de clientes? Dicas e Passo a Passo


como-elaborar-um-cadastro-de-clientes

Para que as empresas mantenham um banco de dados organizado com relação às vendas, é indispensável saber como elaborar um cadastro de clientes de forma bem estruturada.

Para saber como fazer este cadastro e manter as informações de maneira acessível, basta acompanhar nosso post!

Publicidade

Maneiras de como elaborar um cadastro de clientes

Basicamente, há duas maneiras de como elaborar um cadastro de clientes: Utilizando uma planilha de Excel ou por meio de um sistema informatizado.

Cadastro em Excel

Muitas empresas que não disponibilizam de recursos financeiros suficientes para investirem em um sistema informatizado de cadastro de clientes, necessitam fazer uso de uma planilha em Excel.

Esse programa é o mais recomendado para manter as informações bem organizadas e centralizadas em um único arquivo.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

A estrutura de linhas e colunas do Excel permite o lançamento de inúmeros itens e é de fácil localização, sendo possível lançar os dados mais relevantes de todos os clientes.

Vale ressaltar que este tipo de cadastro é aplicado para empresas de pequeno e médio porte, já que a depender da quantidade de clientes, torna-se inviável o uso de uma planilha.

Cadastro em sistema informatizado

Outra maneira sobre como elaborar um cadastro de clientes é lançar os dados em um sistema informatizado.

Esta é a forma mais eficaz de manter as informações bem organizadas e atualizadas.

Hoje em dia, ao contrário do que muitos empresários pensam, os valores de um software de cadastro ou sistema informatizado integrado estão cada vez mais acessíveis, variando conforme necessidades de cada empresa.

Publicidade

Para adquirir esse sistema, é necessário procurar uma empresa especializada em desenvolvimento de software para empresas. Muitas vezes pelo fato de haverem modelos de sistemas prontos, o valor fica um pouco mais acessível.

como-criar-um-cadastro-de-clientes

Quais informações devem conter no cadastro?

Seja em Excel ou em um sistema informatizado, o cadastro de clientes deve conter todas as informações relevantes para a empresa. As mais básicas são:

–  Nome completo;

– Telefone do cliente e para recado (fixo e/ou celular);

– E-mail;

– Endereço residencial;

– Profissão;

– Documentos pessoais (RG, CPF etc).

De acordo com o tipo de atividade da empresa, sobretudo quando se trata de comércio, recomenda-se que ela solicite outros dados cadastrais, tais como:

– Nome, endereço e telefone da empresa onde o cliente trabalha;

– Valor da renda pessoal e/ou familiar;

– Contato de pessoas para referência (Nome e telefone) etc.

É indispensável ressaltar que em hipótese alguma deverão ser solicitados dados considerados “confidenciais”, já que isso poderia “ferir” a intimidade dos clientes.

Além disso, todas as informações sempre deverão ser transmitidas e confirmadas diretamente pelo cliente e jamais por terceiros. Infelizmente, há muita ocorrência de fraudes e no caso de prejuízos por revelação de dados a terceiros, a empresa provavelmente irá responder judicialmente.

Em suma, para que uma empresa, independente do ramo de atividade em que ela atua, obtenha sucesso nas vendas e até mesmo na fidelização dos consumidores, é imprescindível saber exatamente como elaborar um cadastro de clientes, mantendo essas informações sempre atualizadas e acessíveis.

Imagem- consumosocial.catracalivre.com.br   boletimdoempreendedor.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.