Como Fazer Uma Pesquisa De Mercado? Incríveis Métodos Para Ajudar!


como-fazer-uma-pesquisa-de-mercado

Para que as empresas consigam se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo, é indispensável que elas saibam como fazer uma pesquisa de mercado com a finalidade de otimizar as vendas. Para saber o que é e como fazer esta pesquisa, basta acompanhar nosso post!

O que é uma pesquisa de mercado?

De forma bem simples, a pesquisa de mercado consiste em analisar os fatores determinantes com relação às possibilidades de venda de certo produto ou serviço.

Publicidade

Ou seja, esta pesquisa busca mensurar e avaliar o grau de receptividade quanto a um produto ou serviço por parte dos consumidores.

Geralmente a pesquisa de mercado também aponta o preço médio que os potenciais clientes estão dispostos a pagar pelo produto assim como também fornece estimativas com relação às quantidades que serão vendidas.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

O primeiro passo sobre como fazer uma pesquisa de mercado envolve conhecer os potenciais clientes, ou seja, o público-alvo da empresa.

Para isso, é preciso definir alguns aspectos básicos com relação ao perfil do cliente. Entre esses aspectos, estão:

– Idade ou faixa etária (Ex: Pessoas de 25 a 50 anos);

– Sexo;

– Escolaridade;

– Nível socioeconômico;

– Profissão;

– Renda pessoal e/ou familiar;

– Produtos e serviços que estas pessoas costumam consumir etc.

Depois desta etapa, os profissionais de marketing recomendam a aplicação de questionários com perguntas estratégicas, geralmente elaboradas em múltipla escolha, com o objetivo de mensurar o nível de interesse por parte dos consumidores com relação a determinado produto ou serviço oferecido.

dicas-de-com-fazer-um-estudo-de-mercado

Conhecer os concorrentes também é necessário

Muitas empresas desconhecem este fato, mas saber como fazer uma pesquisa de mercado envolve também analisar os concorrentes.

Dessa forma, é fundamental que empresários e gestores analisem o que os concorrentes oferecem aos clientes e quais os pontos fortes e fracos dessas empresas com relação a:

– Qualidade do produto ou serviço (funcionalidade, design, embalagem etc);

– Atendimento oferecido aos clientes (canais de atendimento, qualidade dos profissionais etc);

– Prazos de entrega;

– Estrutura logística;

– Preços, formas e prazos de pagamento;

– Impacto que a marca das empresas exerce sobre os consumidores etc.

Interpretação dos dados

Com relação aos dados obtidos durante a pesquisa de mercado, para que eles se transformem em ferramentas de marketing, é imprescindível que ocorra uma interpretação.

Essa interpretação deve ser feita de acordo com o significado dessas informações para o ramo de atividade no qual a empresa atua ou deseja atuar.

Para isso, é de suma importância que o proprietário e gestores possam contar com profissionais especializados em marketing ou até mesmo com uma consultoria pontual para realização e interpretação dos dados da pesquisa de mercado.

Onde os empresários podem obter mais informações?

E apoio ao empreendedorismo, duas instituições que se destacam no Brasil tratam-se do Sebrae e da Endeavor.

Por meio delas, poderão ser obtidas diversas informações que ajudarão os empresários que já abriram ou pretendem abrir uma empresa. Entre essas orientações, também é ensinado como fazer uma pesquisa de mercado.

Imagem- empreendedorx.com.br        negociosecarreira.com.br

Publicidade