Como Identificar Meus Concorrentes? Aprenda Como Tomar a Liderança


como-identificar-meus-concorrentes

No meio empresarial, a pergunta feita por grande parte dos empreendedores em todo Brasil é: Como identificar meus concorrentes?

Para respondê-la, basta observar aspectos bem simples com relação ao ambiente de mercado. É exatamente sobre eles que iremos falar. Confira!

Publicidade

O que analisar sobre como identificar meus concorrentes?

Analisar a concorrência é um dos itens básicos na hora de abrir uma empresa e de mantê-la competitiva no mercado. Para isso, é indispensável que os empresários considerem:

Concorrentes diretos

Os concorrentes diretos consistem nas empresas que oferecem produtos iguais aos seus, com o objetivo de atender aos consumidores do mesmo nicho de mercado.

Geralmente esses concorrentes são muito semelhantes na qualidade do produto, preço e demais benefícios.

Concorrentes indiretos

Os concorrentes indiretos tratam-se de empresas que oferecem produtos similares aos seus, buscando não necessariamente o mesmo nicho de mercado, mas de certa forma procura conquistar o mesmo perfil de consumidor.

Identificar os pontos de venda

Todos os empresários perguntam: Como identificar meus concorrentes e saber onde eles mais vendem?

A resposta é muito simples. Basta analisar os pontos de venda onde os produtos são disponibilizados aos consumidores.

Ao pensar em colocar seu produto no mercado, geralmente um possível concorrente já estará ali.

quem-são-meus-concorrentes

Como saber os pontos fortes e fracos dos meus concorrentes?

Conhecer os concorrentes envolve acima de tudo conhecer os pontos fortes e fracos deles. Para isso, é necessário analisar os seguintes aspectos:

– Qualidade,desempenho e embalagem do produto;

– Ponto comercial do concorrente: Instalações físicas, estacionamento, acesso, localização etc;

– Estratégias de marketing: Divulgação, qualidade das propagandas, promoções etc;

– Preço: Valor do produto, condições de pagamento (forma, prazos, financiamentos etc);

– Time de vendas: Quantidade e qualidade de vendedores, atendentes e demais cargos que lidam diretamente com os clientes;

– Aspectos logísticos: Estratégias de distribuição, prazos de entrega, frota de veículos, contratos com transportadoras, capacidade de armazenamento etc;

– Credibilidade do concorrente: Força e solidez da marca, tempo de atuação no mercado etc.

Os pontos fortes são definidos com base naquilo que os concorrentes têm de melhor. Por exemplo, se a empresa conta com um time de vendas muito eficaz, esta será uma força bastante importante. Do contrário, ou seja, quando há reclamações por parte dos clientes, isso poderá ser considerado um ponto fraco.

Ao analisar um concorrente é interessante tentar superá-lo justamente nos pontos fracos, já que os fortes muitas vezes são bem mais difíceis de atingir.

Fazer uma pesquisa de mercado é fundamental

Para mensurar o nível de satisfação dos consumidores com relação aos produtos, serviços e atendimento oferecidos pelos concorrentes, uma das ferramentas mais eficazes é a pesquisa de mercado.

Por meio dessa pesquisa, é possível identificar diversos aspectos onde o concorrente atua bem e onde ele deixa a desejar.

Após estas informações, muitos empreendedores devem estar se questionando: Como identificar meus concorrentes se muitas informações são confidenciais? A melhor alternativa é sempre a observação e a pesquisa por meio do site da empresa, da opinião dos consumidores e demais fontes legalmente confiáveis de informação.

Imagem- sistemabuffet.com.br      mzclick.com.br

Publicidade

Isso pode te interessar: