Como Incentivar Meus Funcionários e Obter Os Melhores Resultados?


como-incentivar-meus-funcionarios

Não é novidade que pessoas motivadas proporcionam melhores resultados para as empresas. Exatamente por esta razão, a pergunta mais feita por empreendedores de todo mundo é: Como incentivar meus funcionários?

Para responder a esta pergunta, vamos considerar alguns fatores muito interessantes que já são utilizados pelas grandes empresas que se destacam quanto à motivação de seus colaboradores. Confira!

Publicidade

Como incentivar meus funcionários – Aspectos financeiros

Por mais que as pessoas sintam amor pela profissão, elas inegavelmente trabalham em troca de dinheiro, já que isso é essencial para sobreviver e manter um certo nível de qualidade de vida.

Por este motivo, uma das formas de incentivar os funcionários consiste em oferecer uma remuneração justa, preferencialmente que esteja um pouco acima do que os concorrentes pagam.

O valor do salário e os benefícios concedidos, tais como plano de saúde, seguro de vida, previdência privada, participação nos lucros, vale alimentação etc, geralmente são os grandes responsáveis pela retenção dos melhores profissionais nas empresas.

Ainda falando dos incentivos financeiros, sobretudo com relação às equipes de vendas, entra também o percentual de comissão, bônus pelo cumprimento ou superação de metas etc.

Algo importante a ser enfatizado quanto aos incentivos financeiros é que eles sempre deverão estar atrelados a um bom desemprenho e nunca ser concedidos aleatoriamente, já que isso pode gerar uma certa acomodação.

formas-de-incentivar-meus-funcionarios

Como incentivar meus funcionários – Clima e cultura organizacional

Por clima e cultura organizacional entende-se a forma com a qual as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho, quais são os princípios de liderança exercidos na empresa, se ela é participativa, se valoriza a ética etc.

Empresas com culturas mais flexíveis e clima organizacional que prioriza a qualidade de vida das pessoas geralmente são fortes fatores de incentivo no longo prazo.

Isso é tão importante que muitas vezes os profissionais optam por trabalhar em empresas mais flexíveis, embora tenham rendimentos financeiros inferiores. Cada vez mais as pessoas desejam obter qualidade de vida e as empresas que investem nisso certamente se destacam.

Como incentivar meus funcionários – Desenvolvimento profissional

Outro dos fatores de extrema importância quanto ao incentivo é o desenvolvimento profissional.

Isso quer dizer que as empresas devem investir constantemente em cursos, treinamentos, workshops e demais eventos que viabilizem a aquisição de conhecimento por parte dos funcionários.

Um dos maiores erros cometidos pelas empresas é que elas se concentram apenas na execução das atividades do cotidiano, sem pensarem em um desenvolvimento de longo prazo dos colaboradores.

Por mais que as pessoas tenham uma certa resistência ao saírem das suas respectivas zonas de conforto, a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e obter diferenciais profissionais faz com que elas valorizem a empresa e permaneçam nela por mais tempo.

Como incentivar meus funcionários é a pergunta feita por todos os empreendedores, líderes e gestores. Para isso, também é preciso investir tempo e atenção na observação dos fatores que mais motivam as equipes, fazendo com que as pessoas se sintam mais engajadas e satisfeitas ao trabalharem em determinada empresa.

Imagem- blog.maxisite.net    agendor.com.br

Publicidade