Como Montar Um Departamento de Vendas Eficiente? Passo a Passo


como-montar-um-departamento-de-vendas

Obter informações sobre como montar um departamento de vendas eficiente é fundamental para que as empresas alcancem excelentes lucros diante de um cenário econômico tão competitivo.

Para saber como montar este departamento tão importante ao garantir o faturamento, confira nosso post!

Publicidade

Como montar um departamento de vendas – Planejamento

Como em todas as atividades de gestão, a primeira etapa que envolve a montagem de um departamento de vendas é sem dúvida o planejamento. Isso envolve analisar:

Quantidade de potenciais clientes

Antes de montar um departamento de vendas, é fundamental que os empresários tenham uma estimativa do número de potenciais clientes que a empresa deseja impactar. Isso faz toda diferença para definir a quantidade de vendedores.

Localização dos clientes

Outro ponto a ser avaliado sobre como montar um departamento de vendas é quanto à localização geográfica dos possíveis clientes da empresa, ou seja, se ela pretende atender apenas em uma determinada cidade, na região, no país, no exterior assim como também se o negócio visa fazer vendas utilizando um e-commerce.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Todos esses itens são indispensáveis para analisar se os vendedores necessitarão viajar, custos com relação às visitas aos clientes, investimentos em marketing etc.

Valor estimado de faturamento

A depender do montante que a empresa deseja faturar, ela deverá adequar um departamento de vendas conforme esses valores com a finalidade de estender o atendimento ao maior número possível de potenciais clientes.

O valor de faturamento a ser conquistado determinará os objetivos e metas a serem atingidos pelo departamento de vendas.

como-posso-montar-meu-departamento-de-vendas

Composição do departamento de vendas

No que diz respeito a como montar um departamento de vendas, ele deve obrigatoriamente ser composto por um gerente responsável por liderar as atividades, vendedores e talvez assistentes administrativos.

Publicidade

Vale ressaltar que é interessante “mesclar” a equipe com a contratação de diferentes perfis, ou seja, vendedores mais experientes, profissionais que estão no início da carreira e estagiários. Isso faz com que o departamento ganhe em inovação e ao mesmo tempo com a solidez da experiência.

Perfil desejado para uma equipe de vendas

De forma geral, espera-se que uma equipe de vendas acima de tudo esteja sempre engajada e motivada no cumprimento das metas estabelecidas.

Para isso, é importante que os profissionais dessa área tenham iniciativa própria, comprometimento com prazos, que busquem constante aprimoramento e que gostem de superar desafios.

Leia também:  Cultura Organizacional – Conceito, Tipos e Importância para as Empresas

Recursos materiais a serem investidos

Para que um departamento de vendas funcione bem, é indispensável que sobretudo o gerente e os vendedores recebam celulares com acesso à internet, notebooks etc.

Eles devem ter todas as condições para estabelecer um contato eficaz e permanente junto aos clientes.

A depender da necessidade de viagem dos vendedores, a empresa deverá disponibilizar carros próprios ou oferecer uma ajuda de custo ao funcionário que utilizar seu veículo particular a trabalho.

Com relação aos assistentes administrativos que ficarão no escritório, é suficiente a instalação de microcomputadores, telefone fixo e um celular que poderá ser usado por mais de uma pessoa.

Obviamente, além desses equipamentos, deve-se investir em mesas, cadeiras e demais itens que promovam plenas condições de trabalho

Portanto, saber como montar um departamento de vendas diz respeito a planejar vários detalhes que envolvem a contratação das pessoas certas e a disponibilização de todos os recursos necessários para que elas façam um excelente trabalho.

Imagem- santandernegocioseempresas.com.br   


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.