Como Montar Um Departamento de Vendas Eficiente? Passo a Passo


como-montar-um-departamento-de-vendas

Obter informações sobre como montar um departamento de vendas eficiente é fundamental para que as empresas alcancem excelentes lucros diante de um cenário econômico tão competitivo.

Para saber como montar este departamento tão importante ao garantir o faturamento, confira nosso post!

Publicidade

Como montar um departamento de vendas – Planejamento

Como em todas as atividades de gestão, a primeira etapa que envolve a montagem de um departamento de vendas é sem dúvida o planejamento. Isso envolve analisar:

Quantidade de potenciais clientes

Antes de montar um departamento de vendas, é fundamental que os empresários tenham uma estimativa do número de potenciais clientes que a empresa deseja impactar. Isso faz toda diferença para definir a quantidade de vendedores.

Localização dos clientes

Outro ponto a ser avaliado sobre como montar um departamento de vendas é quanto à localização geográfica dos possíveis clientes da empresa, ou seja, se ela pretende atender apenas em uma determinada cidade, na região, no país, no exterior assim como também se o negócio visa fazer vendas utilizando um e-commerce.

Todos esses itens são indispensáveis para analisar se os vendedores necessitarão viajar, custos com relação às visitas aos clientes, investimentos em marketing etc.

Valor estimado de faturamento

A depender do montante que a empresa deseja faturar, ela deverá adequar um departamento de vendas conforme esses valores com a finalidade de estender o atendimento ao maior número possível de potenciais clientes.

O valor de faturamento a ser conquistado determinará os objetivos e metas a serem atingidos pelo departamento de vendas.

como-posso-montar-meu-departamento-de-vendas

Composição do departamento de vendas

No que diz respeito a como montar um departamento de vendas, ele deve obrigatoriamente ser composto por um gerente responsável por liderar as atividades, vendedores e talvez assistentes administrativos.

Vale ressaltar que é interessante “mesclar” a equipe com a contratação de diferentes perfis, ou seja, vendedores mais experientes, profissionais que estão no início da carreira e estagiários. Isso faz com que o departamento ganhe em inovação e ao mesmo tempo com a solidez da experiência.

Perfil desejado para uma equipe de vendas

De forma geral, espera-se que uma equipe de vendas acima de tudo esteja sempre engajada e motivada no cumprimento das metas estabelecidas.

Para isso, é importante que os profissionais dessa área tenham iniciativa própria, comprometimento com prazos, que busquem constante aprimoramento e que gostem de superar desafios.

Leia também:  Cultura Organizacional – Conceito, Tipos e Importância para as Empresas

Recursos materiais a serem investidos

Para que um departamento de vendas funcione bem, é indispensável que sobretudo o gerente e os vendedores recebam celulares com acesso à internet, notebooks etc.

Eles devem ter todas as condições para estabelecer um contato eficaz e permanente junto aos clientes.

A depender da necessidade de viagem dos vendedores, a empresa deverá disponibilizar carros próprios ou oferecer uma ajuda de custo ao funcionário que utilizar seu veículo particular a trabalho.

Com relação aos assistentes administrativos que ficarão no escritório, é suficiente a instalação de microcomputadores, telefone fixo e um celular que poderá ser usado por mais de uma pessoa.

Obviamente, além desses equipamentos, deve-se investir em mesas, cadeiras e demais itens que promovam plenas condições de trabalho

Portanto, saber como montar um departamento de vendas diz respeito a planejar vários detalhes que envolvem a contratação das pessoas certas e a disponibilização de todos os recursos necessários para que elas façam um excelente trabalho.

Imagem- santandernegocioseempresas.com.br   

Publicidade