Como Registrar Uma Marca De Maneira Simples – Dicas e Facilidades


como-registrar-uma-marca

Saber como registrar uma marca é fundamental para que os empresários protejam suas ideias e até mesmo a criatividade dos recursos visuais utilizados na construção da identidade da empresa perante o mercado.

Para saber um pouco mais sobre este assunto e como fazer o registro da marca, basta acompanhar nosso post!

Publicidade

Qual o órgão responsável pelo registro de marcas?

Todos os trâmites processuais com relação ao registro de marcas ficam sob a incumbência do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Este órgão é vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Informações básicas de como registrar uma marca

Conforme diretrizes estabelecidas pelo INPI, o primeiro passo para quem deseja registrar uma marca consiste em fazer uma pesquisa junto a este órgão com a finalidade de verificar se não há registros iguais ao que se pretende fazer.

Este passo é indispensável, já que no caso de haver uma empresa com a marca igual, atuante no mesmo ramo de atividade daquela que deseja registrar a marca, o pedido de registro é automaticamente negado.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Após esta pesquisa, caso não conste registros iguais ao que se pretende fazer, é necessário pagar uma GRU – Guia de Recolhimento da União para que possa ser solicitado o registro.

Depois de fazer o pagamento e enviar a devida comprovação pelo site do INPI, o solicitante receberá um número de processo pelo qual poderá acompanhar todos os passos do registro até o momento da conclusão.

Durante este processo, o INPI irá solicitar diversos documentos, tais como contrato social, cartão CNPJ, documentos dos sócios da empresa e obviamente os arquivos de identificação da marca.

o-que-devo-fazer-para-registrar-uma-marca

A quem recorrer para registrar uma marca?

Para que o registro da marca seja realizado de forma segura e sem tantas dores de cabeça para o empresário, uma das melhores alternativas é contar com uma consultoria específica para o registro de marcas e patentes.

Publicidade

Ao contrário do que muitos pensam, esse serviço possui valor bastante acessível, sendo que os consultores indicarão todos os passos que o empresário deverá seguir.

Embora todas as pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividade legalizada possam acessar as informações sobre como registrar uma marca, ao contar com um serviço especializado é possível ganhar muito mais tempo.

Como registrar uma marca forte?

Sem dúvida alguma, para desenvolver uma marca forte é indispensável a combinação de dois fatores: Identidade do negócio e criatividade.

Uma marca simboliza toda história e razão de ser de uma empresa e, portanto, elaborar uma identidade visual criativa e inovadora é essencial para torná-la bem aceita no mercado.

Dessa forma, cada detalhe faz toda diferença, desde o tipo de desenho, as cores utilizadas, combinação de símbolos etc.

Para compreender a importância que a marca exerce, basta pensar na Apple, uma das empresas que mais se destacam em todo mundo, lembrada por bilhões de pessoas pelo símbolo de uma maçã “mordida”.

Todas essas informações demonstram que saber como registrar uma marca envolve também definir diversas estratégias com o objetivo de fortalecer a imagem da empresa em um mercado altamente competitivo.

Caso se interesse mais pelo assunto, confira nosso artigo sobre: Como criar um nome para minha empresa dicas simples e objetivas

Imagem- revistapegn.globo.com   br.sageone.com


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.