Como Registrar Uma Patente De Forma Simples? Dicas Úteis e Simples


como-registrar-uma-patente

Para que as empresas consigam manter seus diferenciais diante de um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que elas busquem saber como registrar uma patente e usufruir de toda segurança com relação às ideias obtidas após meses e até mesmo anos de pesquisa.

Para saber o conceito de patente, a importância de registrá-la e quais passos deverão ser seguidos para que este registro ocorra, basta conferir nosso post!

Publicidade

O que é uma patente?

De forma bem simplificada, uma patente consiste na concessão ou autorização pública concedida pelo Estado que visa garantir ao seu titular o direito exclusivo de explorar comercialmente uma determinada criação.

Devido ao fato dos registros de patentes serem disponibilizados em bancos de dados de livre acesso, essas informações constituem em importantes fontes de conhecimento tecnológico, sendo utilizadas em pesquisas de inúmeras áreas.

Por que registrar uma patente?

A patente é parte integrante dos chamados Direitos de Propriedade Industrial concedidos pela lei.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Ao registrar a patente, o titular adquire o direito de prevenção quanto ao risco de outras pessoas ou empresas fabricarem, venderem ou importarem a invenção patenteada.

como-faço-para-registrar-minha-patente

Qual órgão efetua o registro de patente?

Todos os procedimentos referentes ao registro de patente ficam sob a responsabilidade do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sendo este órgão atrelado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Como registrar uma patente – Informações básicas

De acordo com a legislação e normas estabelecidas pelo INPI, para quem deseja registrar uma patente, antes de mais nada é preciso fazer uma pesquisa com a finalidade de verificar se não há invenções iguais e até mesmo semelhantes já registradas.

Isso é fundamental para não correr o risco de ter o pedido de registro inicialmente negado.

Publicidade

Depois de pesquisar, é preciso pagar a Guia de Recolhimento da União – GRU para que seja possível fazer a solicitação do registro.

Após a realização do pagamento e fornecer a comprovação pelo site do INPI, será emitido um número de processo para que o solicitante faça o acompanhamento de todos os passos referentes ao registro até que ele seja concluído.

No decorrer do processo, o INPI solicitará vários laudos técnicos e documentos, tais como contrato social, cartão CNPJ, documentos pessoais do inventor etc, tudo com a finalidade de comprovar o teor, especificações da invenção assim como a autoria dela.

A quem recorrer para registrar uma patente?

Para registrar uma patente de maneira segura e sem excessivas burocracias para o inventor, a melhor alternativa consiste em contar com uma empresa especializada em registro de marcas e patentes.

Esse serviço, ao contrário do que muitos pensam, não é caro e facilita imensamente a vida de quem deseja proteger-se legalmente contra possíveis roubos de invenções.

Um serviço especializado neste assunto oferece muito mais tranquilidade e agilidade para pessoas físicas e jurídicas que necessitam registrar uma patente.

Essas informações deixam claro que saber como registrar uma patente é fundamental para proteger invenções e ideias de pessoas e empresas que investiram tempo, dedicação e dinheiro, evitando que elas sejam criminosamente roubadas.

Leia também: Como Criar Uma Logomarca Grátis Fácil – Logotipo de Sucesso

Imagem- empreendedor.com.br     intelectamarcasepatentes.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.