Como Vender pela Internet – Dicas Grátis


vender pela internet

É certo dizer que o bom vendedor vende qualquer coisa em qualquer lugar. Mas o meio digital possui as suas próprias linguagens e recursos e o empreendedor precisa conhecê-las para ter sucesso. Confira agora algumas dicas de como vender pela internet e conseguir ótimos resultados em pouco tempo.

Vender pela internet e seus benefícios

Uma loja virtual é um espaço em que os produtos e serviços são ofertados aos clientes por meio da internet. É um recurso on-line em que em que consumidores podem fazer e acompanhar compras, pesquisar preços, solicitar encomendas, realizar transações financeiras, e muito mais, assim como ocorre nas lojas físicas. O tempo de resposta e tomada de decisão é menor e as linguagens utilizadas são diferentes. Para vender pela internet, não importa qual seja o negócio,é preciso focar na satisfação das necessidades do cliente.

Publicidade

Planeje o seu investimento com antecedência

O início de qualquer negócio é o planejamento. Compreenda o que está por trás de uma loja virtual. Há diferentes investimentos necessários; conhecimentos específicos que todo empreendedor precisa saber; descobrir quem são os seus possíveis parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes; como investir em divulgação constante e de baixo custo, etc. Crie um Plano de Negócios para reduzir as chances de fracasso e especifique ao máximo qual o nicho que gostaria de atuar.

vender pela internet

Organize o seu espaço virtual

Vende mais quem tem um site organizado, com promoções em evidência, descrição completa dos produtos e facilidades, acessibilidade às diferentes páginas do e-commerce, imagens adequadas e condizentes com os produtos e tudo mais. O site deve ser responsivo e seguro, já que os dados dos clientes são de responsabilidade do e-commerce. Utilize todos os recursos disponíveis para levar a sua loja virtual além: e-mail marketing, redes sociais, vídeos, cupons virtuais, etc.

Seja transparente

Todo bom vendedor sabe como é importante falar dos benefícios do produto à disposição com clareza e ética. Se você vende um produto que não é tudo aquilo que diz ser, pode causar problemas e falta de retorno do cliente ao negócio. Deixe as coisas bem claras para evitar a confusão e sempre cumpra o prometido. Siga também todas as regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais (nome, CNPJ, atendimento ao cliente etc.).

como vender pela internet com cartão de credito

Logística em primeiro lugar

Ter foco na logística, além se evitar dores de cabeça, pode render uma redução de gastos, o que pode ser atrativo ao público. Desta forma, tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site. E a mercadoria tem que chegar impecavelmente embalada. Este é um dos pontos em que as lojas virtuais mais falham. Escolha empresas de entrega seguras e eficientes.

Atendimento de alta performance

Um dos fatores do cliente retornar à sua loja é o bom atendimento. Atenda os seus clientes em multicanais –  redes sociais, chat corporativo ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, número de telefone bem visível no site, etc.

Crie também um blog para comunicar aos visitantes e clientes as novidades e os posicionamentos da marca. Gere conteúdo de qualidade sobre o seu nicho e amplie ainda mais a presença digital – isso impulsionará as suas vendas em pouco tempo. Todos estes canais ajudam a vender pela internet, mas lembre-se de que eles precisam ser funcionais.

Plataformas de Venda na Internet

Uma ótima forma de como vender pela internet sem ter que investir em uma loja virtual é através de plataformas de venda. Um bom exemplo é o Mercado Livre, onde é possível comercializar seus produtos de forma segura com pessoas do Brasil inteiro. Se você deseja vender algum curso, pode optar pela plataforma Hotmart especializada no assunto.

Divulgação constante

Nenhuma loja virtual sobrevive sem divulgação. Escolha seus modos de propaganda em diferentes meios digitais e faça testes com pequenos investimentos e medindo os resultados – alguns nichos são mais visíveis em determinados meios que outros.

Na internet, aposte em links patrocinados (do Google e Yahoo) ou pelas redes sociais – transforme a marca para que seja personificada e bem aceita ao público. Você verá que há a possibilidade de propaganda para todos os bolsos.

Investir em SEO (Search Engine Optimization)

Toda loja virtual, de varejo ou atacado, precisa de otimização para se destacar. SEO significa em português Otimização para Mecanismos de Buscas, ou seja, é importante para que um site seja bem direcionado nos motores de busca digitais para dar destaque ao conteúdo. Isso faz com que o visitante descubra o seu negócio e é fundamental para você vender pela internet. Buscadores como o Google são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Antes de realizar a compra, o visitante irá pesquisar por aí. Para isso, com as técnicas de SEO, o seu site precisa estar direcionado para apontar melhor para os buscadores.

Investir na gestão do negócio

O processo de compra precisa estar bem integrado: logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios, faturamento, entre outros. A isso damos o nome de Back Office (por trás do balcão), e se trata da parte física de um e-commerce. Todo este processo precisa de gerenciamento e mensuração dos resultados. É isso que garante que o cliente receba o produto adquirido conforme as especificações e o prazo combinado.

vender pela internet

Vender pela internet vai muito além de criar uma loja virtual

Vender pela internet implica em um processo pré-venda, pós-venda e a venda propriamente dita. No pré-venda, há um esforço de convencimento sobre as vantagens do produto e uma série de procedimentos para atrair o cliente ao seu site. Durante a venda, tudo precisa estar claro e seguro para o cliente. E no pós-vendas, há a expectativa da entrega, da avaliação da venda e fidelização do cliente pela boa experiência que ele teve. Tenha foco em cada uma destas etapas.

Leia Também: Empreendedorismo Digital – Como se Tornar um?

Publicidade

Isso pode te interessar: