Cultura Organizacional – Conceito, Tipos e Importância para as Empresas


Com toda certeza, grande parte dos empreendedores já ouviram a respeito da cultura organizacional. Entretanto, poucos atribuem a devida importância que ela possui no ambiente empresarial.

A cultura de uma empresa consiste basicamente no conjunto de valores, crenças, normas e procedimentos adotados pela organização. Em suma, ela reflete os hábitos, comportamentos, senso ético e as políticas internas e externas que são a marca de todo negócio.

Publicidade

Embora muitos empresários tratem a cultura organizacional com certa subjetividade, é de extrema importância estuda-la com mais cuidado, já que a partir dela, a empresa poderá obter melhores resultados econômicos.

Como a cultura organizacional pode impactar no negócio?

A cultura de uma empresa se refere ao ambiente onde a organização está inserida, sendo que todos os colaboradores e dirigentes, individualmente, atuam de forma direta para a construção e disseminação dos valores institucionais.

Uma cultura empresarial é considerada forte quando ela é capaz de impactar positivamente as pessoas, proporcionando um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.

Sem dúvida alguma, uma cultura pode fazer com que as pessoas se sintam mais engajadas e motivadas por trabalharem em determinada empresa, o que impacta sobremaneira no resultado financeiro do negócio.

No ambiente empresarial, uma cultura forte também é considerada aquela que combina a aspiração pessoal dos colaboradores com os objetivos da organização como um todo, fazendo com que as pessoas possam participar das decisões que definirão as estratégias da empresa.

Leia também: O que é Estrutura Organizacional?

 

Como desenvolver uma cultura forte?

cultura-organizacional_4

Para que seja possível desenvolver uma cultura forte, as empresas precisam estabelecer um efetivo processo de comunicação, proporcionando o espaço necessário para que os colaboradores se posicionem com suas opiniões, sugestões e até mesmo críticas construtivas.

No que se refere aos dirigentes e principais gestores das empresas, é imprescindível que eles mantenham uma relação de máxima transparência diante de todos, evitando que ocorram mal entendidos.

Para construir uma cultura organizacional forte, é fundamental que se estabeleça um compromisso ético no que se refere às questões de relacionamento interpessoal, políticas socioambientais e demais ações que venham impactar a vida das pessoas e da sociedade como um todo.

Para que tudo isso seja possível, é indispensável que a empresa valorize entre seus colaboradores o espírito de cooperação, fazendo com que seja mantido um ambiente sadio entre as pessoas.

A importância dos líderes

Uma característica básica das empresas que possuem uma cultura organizacional forte consiste no fato dos seus principais líderes manterem uma prática alinhada ao discurso.

Desta forma, o líder sempre deverá ser a maior referência para os colaboradores, exemplificando com suas ações e comportamentos adotados no dia a dia a real importância quanto aos principais valores seguidos pela empresa perante a sociedade (saiba mais sobre Missão e Valores).

 

A remuneração justa faz parte de uma cultura forte

As organizações necessitam de pessoas inovadoras e engajadas, mas para isso é preciso que elas possam manter uma vida pessoal e familiar de qualidade com uma remuneração adequada.

Sem dúvida alguma, as empresas que remuneram de maneira justa transmitem aos colaboradores um pleno comprometimento com a sua qualidade de vida, mantendo uma autêntica postura de valorização.

Para isso, é muito importante que os líderes valorizem a meritocracia quanto aos cargos e salários, fazendo com que os colaboradores tenham absoluto conhecimento quanto às exigências solicitadas pela empresa, buscando sempre premiar o emprenho e a dedicação de cada um.

 

Benefícios da cultura organizacional bem transmitida

Uma cultura empresarial fortalecida, além de proporcionar maior engajamento da equipe, também atrai os melhores profissionais do mercado.

Além disso, uma cultura corporativa bem transmitida favorece o aumento da qualidade de vida dos colaboradores, gerando pessoas mais motivadas e atuando também no nível de satisfação dos clientes, impactando diretamente no lucro da empresa.

Os especialistas na área de recursos humanos são unânimes ao dizer que a uma cultura organizacional bem construída proporciona maior objetividade, produtividade e interação entre todos os gestores e demais colaboradores.

Valorização e ética

A valorização do ser humano e das questões relacionadas à ética e à responsabilidade socioambiental influenciam imensamente no comportamento de compra dos consumidores, que cada vez mais preferem adquirir produtos e serviços de empresas que valorizam o desenvolvimento humano e social preconizados por sua cultura.

Desta forma, todos os benefícios de uma cultura organizacional bem transmitida alcançarão cada vez mais pessoas e renderão excelentes resultados para o negócio.

Imagem: empreendedor.com.br; risedh.com.br           

Publicidade

Isso pode te interessar: