Dumping Comercial – O que é e Como é Realizado?


Dumping comercial

Dumping Comercial consiste numa polêmica estratégia de vendas adotada por grandes empresas com o intuito de conquistar clientes em outros países. O termo dumping é derivado da palavra “dump”, que em inglês significa esvaziar ou despejar. Para saber exatamente no que consiste esta prática, como é realizada e porque é considerada tão polêmica, confira nosso post.

Como ocorre o Dumping Comercial?

Essa prática ocorre quando uma ou mais empresas de determinado país vendem grande volume de um ou mais produtos abaixo do preço interno praticado no país em que elas desejam atuar, gerando sérias dificuldades para os concorrentes do país onde os produtos serão vendidos.

Publicidade

Obviamente esses preços abaixo do mercado interno são aplicados de forma temporária. Assim, quando os concorrentes ficam sem poder de ação ou chegam à falência, a empresa pratica os preços iguais ou superiores aos que eram adotados anteriormente.

Quais são os objetivos do Dumping Comercial?

Essa prática de vendas adotada por muitas empresas tem como principais objetivos:

Eliminar a concorrência

Ao vender os produtos por um preço inferior ao que é praticado no mercado interno, as empresas que adotam essa prática adquirem uma forte vantagem competitiva frente aos concorrentes, chegando muitas vezes a provocar a falência deles.

Aumentar a participação no mercado

Com a eliminação do potencial competitivo dos concorrentes, ao adotar a prática de Dumping Comercial as empresas adquirem uma participação no mercado internacional muito maior. Inclusive, a depender da estrutura existente em um país com relação a determinado setor econômico, os estragos no mercado interno podem ser ainda maiores.

Conquistar mercados internacionais

Pelo fato de muitas vezes o volume de vendas em um único país não ser suficiente para atender aos objetivos quanto ao faturamento e lucros mensais, muitas empresas almejam conquistar mercados internacionais, aumentando o alcance quanto à venda dos produtos e propagação da marca.

O Dumping Comercial é desleal?

Sim. Essa é considerada uma prática desleal e proibida no âmbito comercial. Exatamente por este motivo, muitos países estão adotando medidas econômicas e administrativas de prevenção quanto a tais práticas. As medidas de combate ao dumping visam neutralizar os danos econômicos provocados na indústria nacional, evitando o comprometimento produtivo e econômico dessas empresas.

Direitos antidumping

– Proteção aos produtores nacionais, evitando que eles sejam negativamente afetados pelas importações realizadas no formato de dumping;
– Realização de investigações com a participação dos interessados no âmbito de processo administrativo, no qual todas as informações e dados são conferidos e as opiniões são confrontadas, visando comprovar se ocorreram práticas de dumping;
– Especificamente no caso do Brasil, essa investigação é conduzida conforme regras contidas nos Acordos da OMC – Organização Mundial do Comércio e na legislação brasileira.

O Dumping Comercial pode ocorrer estritamente no mercado interno?

Dumping comercial

Sim. Isso é caracterizado em duas situações. Uma é quando um determinado setor da economia recebe subsídios do governo e por esse motivo consegue exportar seus produtos com valores inferiores ao custo de produção dos concorrentes.  Outra situação é no momento em que determinada empresa opta por arcar com o prejuízo das vendas decorrentes de preços baixos com a finalidade de eliminar ou simplesmente prejudicar um concorrente.

Outros tipos de dumping na área empresarial

Além do Dumping Comercial, as empresas lidam com outros tipos de dumping relacionados à atividade de gestão, que são:

Dumping social

Consiste no deslocamento da empresa para locais onde os salários são mais baixos e há menos encargos trabalhistas. Dessa maneira, as empresas conseguem reduzir drasticamente os preços e aumentar as vendas.

Dumping ambiental

É quando as empresas conseguem reduzir os preços de seus produtos pelo fato de estarem instaladas em estados ou países onde não são exigidas medidas de cuidados com o meio ambiente.

Um exemplo bem claro quanto às práticas de Dumping Comercial, social e ambiental é a China. Ainda que os chineses tenham obtido um grande avanço econômico, as condições de salários, proteção ao meio ambiente e regras quanto à exportação de produtos são praticamente precárias se comparadas a outros países.

É importante frisar que, muito além do preço baixo, os consumidores estão valorizando empresas comprometidas com a ética, desenvolvimento social e ambiental. Por isso, a prática do Dumping Comercial assim como dos outros tipos mencionados acima podem gerar sérios prejuízos à imagem de uma empresa.

Imagens: arrependetebrasil.org / esamc.br

Publicidade