Empowerment nas Empresas – Conceito: O Que é e Qual a Importância


Traduzindo literalmente, o termo Empowerment significa fortalecimento. No mundo dos negócios, ele é bastante utilizado em diversas situações. Para saber um pouco mais a respeito do conceito (o que é) e da importância dessa palavra, basta acompanhar nosso post.

Empowerment – Conceito

No mundo dos negócios, a palavra empowerment é muito utilizada para denotar a descentralização do poder, ou seja, fortalecer um nível maior de participação dos colaboradores da empresa, fazendo com que eles sejam menos dependentes de uma hierarquia muito rígida.

Publicidade

Essa descentralização de poder tem por objetivo conceder maior autonomia de decisões e aquisição de responsabilidades pelos colaboradores da empresa.

Esta palavra em inglês também pode ser compreendida como “empoderamento”, sendo um jargão muito utilizado também na área da psicologia, motivação e autoajuda.

O conceito aplicado no mundo nos negócios

O conceito de empowerment aplicado nas empresas consiste numa estratégia desenvolvida para diminuir a burocracia e lentidão dos processos, fazendo com que a comunicação interna e entrega de resultados seja bem mais ágil.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Essa estratégia é aplicada por meio da delegação de poderes, atribuindo maior grau de responsabilidade para os colaboradores que ocupam cargos de execução.

Um dos fatores que contribuiram bastante para esta mudança nas empresas foi a necessidade de reduzir o número de colaboradores nos mais diversos níveis hierárquicos, assim como reduzir custos e tornar os processos mais dinâmicos e eficientes.

Dificuldades quanto à aplicação do empowerment

Uma das principais dificuldades encontradas pelas empresas que desejam aplicar uma estratégia de empoderamento é a dificuldade das pessoas ao lidarem com responsabilidades.

O motivo disso é que a maioria dos colaboradores ainda são muito ligados à cultura de um chefe ou líder que indique o caminho a ser seguido e com isso muitas delas se sentem inseguras ao possuir maior autonomia.

A solução encontrada para resolver esta questão é trabalhar com a capacitação dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais seguros e engajados para conhecer mais sobre o negócio da empresa e consequentemente sentirem-se mais preparados para tomar decisões.

Publicidade

Empoderamento e trabalho em equipe

Evidentemente, ao empoderar as pessoas nas empresas, é indispensável contar com equipes que possuam foco no resultado e comprometimento com prazos e demais aspectos que envolvem a realização de um trabalho eficaz.

Desse modo, é fundamental que os indivíduos que trabalham na empresa mantenham um espírito de cooperação, onde todos possam contribuir para o melhor resultado.

Muitas das vezes o empoderamento gera uma certa competição no ambiente empresarial e isso não é saudável. É imprescindível que todos os colaboradores sempre sejam motivados a trabalhar em grupo, pois é isso que fortalece uma organização.

Nenhuma empresa pode ser de fato grande e eficaz com o trabalho de apenas uma pessoa, por mais brilhante que ela seja.

Empowerment e o futuro dos profissionais

empowerment-nas-empresas

Atualmente, com o aumento da tecnologia, diversas empresas necessitam cada vez mais flexibilizar seu quadro de colaboradores e deixá-lo o mais enxuto possível.

Dessa forma, os profissionais que terão maiores chances em um mercado de trabalho altamente competitivo serão aqueles com senso de responsabilidade, cumprimento de prazos e comprometimento com a entrega dos melhores resultados.

A figura do chefe tende a desaparecer, já que um número muito grande de empresas está adotando estruturas de trabalho mais horizontais, ou seja, com menos níveis hierárquicos.

Como fazer para ser um profissional “empoderado”?

Um dos primeiros aspectos que envolve ser um profissional “empoderado” diz respeito à capacidade de não temer desafios.

O mercado procura por pessoas que não tenham receio de assumir responsabilidades e acima de tudo que tenham real engajamento com o trabalho que assumiram.

E para atingir os melhores resultados é fundamental que os colaboradores sintam amor pela profissão. É inegável que tudo que é feito com excelência é feito por amor.

Por isso, é sempre válido questionar-se quanto à escolha e os rumos da carreira, buscando avaliar se ela está de acordo com os anseios profissionais de cada um.  Uma estratégia adotada por muitas pessoas tem sido recorrer a um coaching para que elas possam avaliar com mais clareza os rumos que desejam seguir na vida profissional.

Com todas essas informações sobre empowerment, fica fácil identificar porque esse termo se tornou tão importante para as empresas.

Imagem: blog.softwareavaliacao.com.br; npu.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.