Empreendedorismo Digital – 10 Passos para se Tornar um Empreendedor


empreendedorismo digital

Uma forma inovadora de empreender é o chamado empreendedorismo digital, em que as ações realizadas pelo empreendedor ocorrem na maioria dos casos no universo digital, com algumas adaptações e diferenças que em outros meios. Veja como trabalhar com marketing digital em casa e tenha bons resultados!

O que é o empreendedorismo digital

Você já deve ter ouvido falar que a internet é palco de infinitas oportunidades de negócios e que com pouco investimento, você consegue alcançar um público-muito maior vendendo produtos e serviços próprios ou de terceiros através de blogs, sites, redes sociais, plataformas de afiliados, plataformas de educação a distância e treinamento on-line, market places e lojas virtuais próprias. Seja para gerar uma renda extra, ou seja para se dedicar 100% para trabalhar em casa. Veja que há muitas formas de ganhar dinheiro na internet e é preciso que o empreendedor busque aquilo que o satisfaça.

Publicidade

empreendedorismo digital

As características que definem um empreendedor também se estendem àquelas pessoas que utilizam a internet para ganhar dinheiro e fazer negócios. Mesmo que nos últimos anos a internet tenha se expandido consideravelmente, a perspectiva de aumento dos negócios exclusiva ou parcialmente digitais deve ser ainda maior, pois cada vez mais as pessoas das classes mais baixas e de públicos que ainda estão se adaptando aos mecanismos on-line (como as pessoas da terceira idade, por exemplo) estão lidando com a internet diariamente.

empreendedorismo digital


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

A quantidade de horas em que os brasileiros estão conectados excedem 10 horas diárias. Mesmo que não estejam a todo momento interagindo na internet, recebem atualizações, ofertas, promoções, novidades e uma infinidade de informações a todo o momento – seja pelas redes sociais, sites de busca ou por e-mail. E a pessoa com espírito empreendedor não pode ignorar este fato.

O empreendedor digital

As características comuns aos empreendedores digitais são muito próximas que a de um empreendedor comum. Veja se você possui estas competências e aspectos básicos:

  • Visão do todo e conexão social – O empreendedor digital consegue compreender que a internet na verdade é uma grande comunidade em que todos estão conectados e interagindo simultaneamente e os negócios ocorrem também desta forma.
  • Inovação – Para se destacar, é preciso estar sempre oferecendo algo novo e que mude algum aspecto da realidade das pessoas – seja através de um produto diferente ou de um atendimento diferenciado, por exemplo.
  • Dinamismo e flexibilidade – É preciso estar atento aos movimentos do mercado e criar novas estratégias conforme o tempo vai passando. Tem a ver com a capacidade de se adaptar e fazer melhor sempre.
  • Disposição de correr riscos – O empreendedor digital corre riscos calculados para chegar além da concorrência e fazer resultados ainda melhores.
  • Capacidade de realização – Um negócio on-line exige que o empreendedor digital elabore um planejamento realista, mensurável e atingível, e que alinhe todos os recursos e informações necessárias para fazer acontecer.
  • Persistência e motivação – Nem sempre é fácil estabelecer-se no empreendedorismo digital. E para isso é preciso se motivar continuamente e se reestruturar para fazer diferente e atingir os seus objetivos.
  • Compreensão do mercado – Para se aventurar no empreendedorismo digital, é preciso pesquisar bastante e compreender o segmento escolhido a fundo, antes mesmo de investir. A informação e o conhecimento é o que fazem a diferença.

Leia: Como Ganhar Dinheiro na Internet

 

10 Dicas de Como empreender na internet

como ganhar dinheiro em casa

Publicidade

Há muitos modos de ganhar dinheiro na internet e você verá agora algumas dicas de como estabelecer um negócio on-line assertivo:

Não tenha pressa:

É importante dizer que às vezes fazer as coisas correndo não é a melhor forma de ganhar dinheiro na internet. Pesquise com tempo o segmento em que quer atuar. Conhecimento é poder, então, destaque todas as informações necessárias do seu nicho – concorrentes, público-alvo, movimentação do mercado, temas interessantes, fornecedores, investidores, etc. Delimite um tempo para avaliar todas estas informações antes de escolher a opção mais adequada.

Delimite o seu nicho de atuação:

Quanto mais delimitado for o seu nicho, melhor. Se pretende criar uma loja virtual de peças para som, por exemplo, que tal restringir o negócio em peças para som automotivo? E se você quer criar um blog sobre beleza feminina, por exemplo, por que não delimitar em maquiagem e virar uma referência na área? Não há problemas em atuar em ramos similares, mas ter um principal por de ser estratégico.

Faça um teste com as suas ideias:

Veja se o mercado pode absorver o que você tem a oferecer. Desenvolva estimativas baseadas nos exemplos que encontrou.

Nem sempre o lucro chega rapidamente:

Saiba que no começo será preciso investir bastante e dedicar muito tempo até criar a estrutura do seu negócio, e os retornos podem não ser os melhores. Em geral, os empreendedores investem o lucro escasso em melhorias do negócio e só apenas depois de algumas semanas conseguem ver um retorno mais significativo. Por isso, é importante definir um orçamento.

Fornecedores e parceiros:

Tenha fornecedores confiáveis e bons parceiros. Como empreendedorismo, digital talvez você ache mais adequado terceirizar alguns serviços, como design, produção de conteúdo, divulgação, etc. Contrate os melhores profissionais, pois isso fará diferença em curto prazo. Dê atenção ao conteúdo de qualidade, pois ele é que atrai as pessoas para seu blog, site ou loja virtual. No caso de trabalhar com marketing de afiliados, estabeleça uma relação lucrativa para você e para os possíveis parceiros.

Faça um plano de negócios:

Um plano de negócios deve possuir diferentes informações sobre tudo o que envolva a sua empresa on-line: clientes, concorrentes, público-alvo, fornecedores, investidores, lucratividade, orçamento, plano de ação, planejamento estratégico e divulgação, logística, custos, missão, etc. Estabeleça também metas em médio, curto e longo prazos.

Desenvolva o seu site:

Um site ou blog é a forma como você irá se relacionar com o público virtual e o modo como irá ganhar dinheiro na internet. Não importa o tipo de negócio que escolheu, você deve ter um site atrativo e bem direcionado. Invista em um layout moderno e exclusivo, em responsividade e otimização. Tenha um blog mesmo que o site seja corporativo. Responda aos comentários dos seus visitantes e invista nas redes sociais – é uma forma de divulgação gratuita. Tenha um conteúdo exclusivo e dinâmico, mas mantenha a frequência das novidades e da divulgação.

Invista em marketing:

O empreendedorismo digital não é diferente do empreendedorismo convencional no aspecto investimentos. Não adianta você ter a melhor ideia de negócio e um site espetacular se você não investe em divulgação. Muitas vezes, no começo, é preciso recorrer aos anúncios patrocinados para gerar tráfego.

Crie estratégias para a divulgação gratuita e paga conforme o seu orçamento. Utilize ainda os processos de otimização do seu site – o SEO, ferramenta que visa à otimização de sites para busca. SEO quer dizer Search Engine Optimization.

Mantenha-se motivado:

Nem sempre tudo dará certo, mas é preciso se manter motivado. Toda semana, mensure os seus resultados e tire um tempo para tomar novas atitudes. Busque exemplos edificantes de negócios que deram certo e inspire-se!

Formalize-se:

É importante formalizar o seu negócio antes mesmo de ganhar dinheiro pela internet. Uma dica é fazer um cadastro de MEI – Microempreendedor Individual. Isso o torna uma empresa como qualquer outra e passa mais credibilidade aos seus clientes.

Você pode ainda ver como abrir o próprio negócio acessando este artigo já publicado em nosso blog. Confira!

Imagens: Pinterest.


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.