ENCCEJA 2018 e 2019 – Quem pode Fazer e Como se Preparar


ENCCEJA 2018_2019

O ENCCEJA 2018/2019 trata-se do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, sendo realizado no Brasil e no exterior. Para saber todos os detalhes com relação a esse instrumento educacional utilizado pelo Governo Federal, confira nosso post.

Qual o objetivo do ENCCEJA 2018/2019?

O principal objetivo desse exame é ter uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio de uma avaliação de habilidades e competências adquiridas em processos escolares ou até mesmo em processos de formação extraescolares. Tais competências e habilidades podem ser adquiridas no ambiente de trabalho, na convivência familiar, em organizações sociais ligadas à área de educação e cultura em geral etc.

Publicidade

Quem pode participar do ENCCEJA 2018/2019?

Jovens e adultos que moram no Brasil e no exterior e também aquelas pessoas que, por algum motivo, não tiveram a chance de concluir os estudos ou foram privadas de liberdade podem participar do ENCCEJA. O exame pode ser realizado por alunos que frequentam cursos supletivos ou até mesmo por pessoas que não estejam frequentando escolas.

Para que serve o ENCCEJA?

Tanto no Brasil quanto no exterior, o ENCCEJA 2018/2019 serve para que jovens e adultos possam solicitar uma certificação de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio, certificação esta que oferecerá melhores oportunidades no ambiente escolar e no mercado de trabalho. É importante salientar que o ENCCEJA disponibiliza atendimento específico para travestis ou transexuais que desejam tratamento de acordo com sua identidade de gênero.

Quais são os requisitos do ENCCEJA 2018/2019?

– No caso de pessoas que almejam certificação para o Ensino Fundamental, o requisito é ter idade mínima completa de 15 anos na data em que será realizado o exame;
– Já no caso de pessoas que desejam solicitar certificação para o Ensino Médio, é necessário ter no mínimo 18 anos completos na data em que a prova será aplicada.

Qual o conteúdo das provas do ENCCEJA?

ENCCEJA 2018_2019

Para quem está se preparando para o ENCCEJA 2018/2019 é importante estar por dentro do conteúdo exigido nas provas, que são:

Quanto ao Ensino Fundamental:

– Língua Portuguesa;
– Língua Estrangeira Moderna;
– Artes;
– Educação Física;
– Redação;
– Matemática;
– História;
– Geografia;
– Ciências naturais.

Quanto ao Ensino Médio:

– Linguagens;
– Códigos e suas tecnologias;
– Redação;
– Matemática e suas tecnologias;
– Ciências humanas e suas tecnologias;
– Ciências da natureza e suas tecnologias.

O exame aplicado no ENCCEJA 2018/2019 é composto por 4 provas. Para que o participante obtenha o certificado é necessário conseguir no mínimo 100 pontos por matéria. Obs: a escala vai de 60 a 180 pontos, sendo que cada prova possui 30 questões objetivas (de múltipla escolha). No que se refere à redação, a nota mínima deve ser igual ou superior a 5. Os temas são escolhidos com base em contextos de ordem social, política, científica ou cultural.

Para que os jovens e adultos possam se preparar de forma adequada para o exame, o site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira oferece todo material didático de apoio pedagógico.

O ENCCEJA é gratuito?

Sim. A participação no ENCCEJA 2018/2019 é totalmente gratuita. No caso de jovens e adultos brasileiros, o exame é aplicado em escolas públicas. Já no caso de pessoas que estão fora do país, é necessário procurar os consulados para o ENCCEJA no exterior que oferecerão todo suporte necessário para a realização das provas.

Quando serão as inscrições para o ENCCEJA 2018/2019?

As datas com relação às inscrições e realização das provas para 2018 ainda não foram divulgadas. Para acompanhá-las, é necessário que os interessados em fazer este exame fiquem atentos ao site do Inep, onde são divulgadas as datas. Com todas essas informações sobre o ENCCEJA 2018/2019 é preciso que os jovens e adultos interessados na realização deste exame comecem a se preparar desde já.

Para isso, é necessário estabelecer um período diário para estudar sozinho e recorrer à ajuda de familiares, amigos e professores. A internet está repleta de conteúdos em vídeos e textos que são de grande ajuda aos alunos.

No caso de pessoas que conseguem recorrer a este recurso, a realização de aulas particulares, sobretudo de redação, são de grande ajuda para quem busca obter uma boa pontuação no ENCCEJA 2018/2019, aumentando as chances de conquistar a certificação do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.

A certificação tanto com relação ao Ensino Fundamental quanto ao médio abre muitas portas no mercado de trabalho e para a realização de concursos públicos, permitindo que as pessoas conquistem melhores oportunidades profissionais.

Imagens: news.northeastern.edu / guiadoestudante.abril.com.br

Publicidade

Isso pode te interessar: